Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Martedì 25 novembre 2008 ore 19 “Afro-Memória” Pocket-show del cantautore Mombaça.

Martedì 25 novembre 2008 ore 19 “Afro-Memória” Pocket-show del cantautore Mombaça.
Una delle nuove voci della musica brasiliana, Mombaça abbraccia stili che spaziano dalla MPB (Música Popular Brasileira) al pop, dal samba al funk e al reggae danzante. Ingresso libero fino ad esaurimento posti Sala del Grechetto, Palazzo Sormani, entrata da via Francesco Sforza Durante il pocket-show presso la sala Grechetto della Biblioteca Sormani, il cantante e compositore carioca riproporrà alcune tracce dal suo cd “Afro-memoria” concepito nel 2004 dopo la partecipazione alla Conferenza Durban contro il razzismo, la xenofobia e le intolleranze correlate. Il disco venne lanciato subito dopo la conferenza e riedito nel 2007 per includere una bonus-track: Pretinhosidade uno dei duetti più riusciti tra Mombaça e Mart’nália, figlia di Martino de Vila.La coppia è oggi acclamata come una delle più importanti novità della MPB dopo il lancio della canzone “Tava Por Aí”, tra le più suonate in Brasile.
São essas matérias que nos dão a noção do valor que realmente representa a Nossa Cultura e principalmente nossos artistas, é isso aí MOMBA O UNIVERSO LHE AMAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!Essa, eu Márcia Martins recebi carinhosamente via orkut e coloco aqui no Portal Cultural da Zest.

EXPRESSO RURAL EM APRESENTAÇÃO ÚNICA NO TEATRO MUNICIPAL DE ITAJAÍ

Expresso Rural em apresentação única no Teatro Municipal de ItajaíNo próximo domingo (16), o Expresso Rural realiza um show com o nome e a formação original, revivendo os primeiros sucessos em versões acústicas no Teatro Municipal de Itajaí. O show começa às 21 horas e os ingressos já estão à venda no Teatro Municipal a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia).
Um dos ícones da música de Santa Catarina dos anos 80, o Grupo Expresso surgiu em 1981 em Florianópolis durante o "boom" dos festivais de música estudantis da época. Fortemente inspirado em grupos como 14 Bis e Boca Livre, com pitadas do Rock Rural de Sá e Guarabira com a música Country, o Expresso logo conquistou a cidade, e onde quer que se apresentassem eram sinônimo de casa cheia.
Faziam parte da Banda naquela época Daniel Lucena (voz), Vonei Varaschim (guitarra), Zeca Petry (violões), Paulo Back (baixo), Marcos Ghiorzi (bateria), contando com o apoio nos sopros de Tairone Mandeli e Sérgio Bassit.
Naquela época o grupo se autodenominava Expresso Rural ganhando logo o reconhecimento da mídia, principalmente pela levada melódica, pelos vocais harmoniosos e pelas canções de Daniel o que lhes valeu um especial de TV de uma hora, veiculado em todo o estado.Em 1983, depois de ter tocado praticamente em toda Santa Catarina e também em São Paulo, o Expresso grava seu 1º disco, “Nas Manhãs do Sul do Mundo”, e sofre mudanças na sua formação. Zeca Petry sai, e Marcio Correia entra nos teclados. Em 1984-85, gravam seu 2º LP, “Certos Amigos”, excursionam pelo estado e fazem uma breve experiência na Espanha, no ano seguinte.
Logo após, em 86, Daniel dá um tempo na Banda, e em seu lugar assume os vocais Norton Makowiek, quando partem para a Inglaterra para gravar o que seria o seu 3º disco. Mas problemas no país adiaram o lançamento para mais de um ano depois, onde as músicas foram lançadas em um projeto conjunto com outro grupo da cidade - “Tubarão”, com Maurício Cavalheiro nos vocais.
Depois de um tempo parada, a Banda acabou se reencontrando em 1991 para um único show de comemoração dos 10 anos em Florianópolis, juntando todos os componentes originais. A receptividade foi tão grande que a Banda decidiu continuar daí. Paulo Back que já estava envolvido com o Get Back, viajou para a Inglaterra, sendo substituído temporariamente. Um disco ao vivo foi gravado, e em 1993 foi lançado o derradeiro disco de estúdio e a banda parou, ou deu um tempo a partir de 1995.
Mais Informações: Teatro Municipal de Itajaí: (47) 3349 6447
13 de novembro de 2008
Fotos: Divulgação
Jornalista responsável: Mirian Arins (DRT SC 01762 JP)
Fonte: Fundação Cultural de Itajaí.

Carlos Coria canta grandes nomes da MPB neste sábado.

Carlos Coria canta grandes nomes da MPB neste sábadoO Projeto Encontro Mercado, deste sábado (15), traz a música de Carlos Coria.
A apresentação é das 12 às 16 horas, no Centro de Cultura Popular (Mercado Velho). A entrada é franca.
Carlos Coria lançou seu primeiro trabalho solo, “Siri na Lata”, na reabertura do Teatro Municipal, em 16 de julho de 2005. Músico, cantor, compositor, natural de Porto Alegre, Coria é radicado em Itajaí desde 1959. Iniciou sua caminhada musical em 1980, participando de diversos festivais estudantis. Toca violão, guitarra, baixo e canta.A partir de 1983, passou a tocar profissionalmente. Integrou o grupo “Opus 57 (dois anos) e o grupo ”Incandescente” (oito anos), no qual desempenhou a função de baixista e, depois guitarrista. Em 1984 partiu para a carreira solo, como violonista e cantor, fazendo apresentações em bares da região, festas, shows e eventos.
Estudou guitarra e tocou com o amigo e mestre (saudoso) Carlos Niehues. Formou o grupo “Clave de Lua” e gravou um CD (Furacão) com composições próprias (1999). Teve uma de suas músicas (Papa-Sirí) regravada no CD Coletânea com “Hinos cívicos e canções de Itajaí” que homenageiam a cidade, produzido pela Prefeitura de Itajaí.
Percorreu diversas escolas da Rede Municipal de Ensino, atendendo a solicitações de professores, para ilustrar seus projetos pedagógicos, com a música “PAPA SIRI”. Participou de um CD com coletânea dos artistas locais “Industria do Som”, produzido pela Bob Rock (Balneário Camboriú).
Em 2001, participou do “Festival Itajaí Musical Bar”, com a música “Perto da Mágica”, ganhando o primeiro lugar.
Em 2006, realizou a abertura do Show de Zé Ramalho na 9ª Edição do Festival de Música de Itajaí.
Mais Informações:
Carlos Coria: (47) 3349-8107 ou (47) 9975-7477
13 de novembro de 2008
Foto: Ronaldo Silva Jr.
Jornalista responsável: Mirian Arins (DRT SC 01762 JP)
Fonte: Fundação Cultural de Itajaí