Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 7 de junho de 2009

Fórum de arte e cultura e CCP

Fórum de arte e cultura e CCP festejam mais um ano de dinamização cultural
Durante duas semanas, diversas atividades artístico-culturais marcam a comemoração da reabertura do Centro Cultural Plataforma. O III Festival das Artes – Caldeirão Cultural acontece de 07 a 21 de junho e conta com a participação dos grupos de arte e cultura do Subúrbio Ferroviário de Salvador, além de grupos convidados. Através de apresentações artísticas, debates, sessões de cinema, exposição e oficinas os grupos festejam a dinamização do espaço que é gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) em parceria com o Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio.
A festa começa no dia 7 de junho, às 17h, com um bate papo sobre a atual crise econômica mundial e seus efeitos no nosso dia-a-dia e em nossa cultura, seguido da apresentação do grupo de Teatro Kulturart com o espetáculo “O Rico e o Pobre”. A tradicional caminhada que antecedia os espetáculos mudou de dia e inverteu o trajeto. Nesta edição a Caminhada Cultural encerra as atividades e ocorrerá no dia 21 de junho saindo da Praça São Brás em direção ao Largo do Luso (Av. Afrânio Peixoto), Plataforma.
De 2007 a maio de 2009, o Centro Cultural Plataforma acolheu 313 eventos de teatro, dança, música, cinema, entre outros, atingindo um público de 34.415 pessoas, em 612 apresentações.
III Festival de Artes Caldeirão Cultural
Nas palavras de Ana Vaneska, coordenadora do Centro Cultural Plataforma, "o Caldeirão simboliza a diversidade, a riqueza presente no cotidiano do CCP desde a sua reabertura". Ela acredita que a programação comemorativa, além de favorecer a articulação entre os diferentes grupos e organizações locais em torno da arte e cultura, também gera uma energia renovadora para mais um ano de trabalho coletivo.
Para a terceira edição, os grupos começaram a se mobilizar desde janeiro. Uma das propostas para esse ano era a inserção do Plataforma de talentos. A idéia surgiu após manifestação da platéia no Caldeirão Cultural do ano passado, onde alguns espectadores participaram das apresentações que acontecia no palco. O Plataforma de Talentos tem a finalidade de catalogar a produção cultural existente nos Subúrbios de Salvador, aproximar os grupos culturais da comunidade e do Centro e, dar um suporte técnico aos grupos que se apresentam.
História
Fechado há mais de 14 anos, o Centro Cultural Plataforma foi reinaugurado em 8 de junho de 2007. O equipamento tem capacidade para 203 pessoas, espaço para cadeirantes, infra-estrutura de som, luz, projeção de vídeo, além de três salas para ensaios, três camarins, acessibilidade e sanitários adaptados para deficientes. Localizado no Subúrbio Ferroviário, o complexo recebeu um investimento oficial de R$ 1.813 mi . Por mais de 30 anos, a comunidade, através de lideranças culturais e populares, promoveu uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o cine-teatro, que se tornou símbolo do movimento popular do Subúrbio.
Praça São Brás - s/n - Plataforma - 40.710- 530 3117 8106
Ana Vaneska - 3117 8107 Márcio Bacelar - 3117 8105

I Fórum MPB Movimento Música para Baixar (MPB)

Movimento Música para Baixar (MPB) realiza fórum de relevância nacional
(24 a 27 junho – Porto Alegre)
Porto Alegre vai sediar o I Fórum MPB, Música para Baixar, de 24 a 27 de junho. Será o terceiro grande encontro do ano organizado pelo movimento. O primeiro foi no dia 15 de março, em Brasília/DF, onde mais de quarenta pessoas ligadas à música encaminharam o fórum em Porto Alegre, concomitante com o 10° Fórum Internacional de Software Livre. O segundo foi no dia 30 de maio na cidade de Guará/DF, onde 35 mulheres se mobilizaram contra o AI-5 digital e foi articulado por artistas, produtoras, militantes de alguns coletivos e jornalistas na Casa Roxa.
O MPB tem militantes em todo o país. Está entre seus objetivos constituir um espaço presencial de diálogo no sentido de conectar música, tecnologia e comunicação colaborativa e propor alterações na lei de direitos autorais. Outra importante diretriz do movimento aponta para que a cultura livre e compartilhada seja relacionada com o software livre. Militantes do MPB vêm discutindo amplamente a lei de controle da internet, posicionando-se contra a ditadura na rede, em defesa da democratização da comunicação, dos direitos humanos e da livre circulação da produção cultural.
Os temas do Fórum MPB são: Economia solidária da música livre; Controle da internet; Formas de licenciamento, gestão coletiva e proposta de mudança na legislação autoral; Democratização da comunicação e distribuição de conteúdos culturais alternativos. Ainda: Autogestão e geração de renda dos agentes culturais.
Estão confirmadas as presenças de Álvaro Santi (RS) – músico e membro do Fórum Permanente de Música, Cláudia Escovar Alfaro Boettcher (RS) - diretora do Departamento de Difusão Cultural/Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, Deivi Kuhn (DF) - banda Coyote Guará, Eduardo Ferreira (MT) – membro da banda Os Viralata e do projeto Casa Brasil, Fernando Anitelli (SP) – banda Trupe Teatro Mágico, Fabrício Noranha (ES) – banda Sol na Garganta do Futuro, Fernando Rosa (DF) - jornalista e editor do portal Senhor F, GOG (DF) – rapper e poeta, Gustavo Anitelli (SP) – produtor da Banda Trupe Teatro Mágico, Ellen Oléria (DF) – cantora e compositora, Moysés Lopes (RS) - músico e membro do Fórum Permanente de Música, Jaqueline Fernandes (DF) – jornalista e produtora da Griô Produções, José Murilo (DF) - gerente de Cultura Digital do Minc, José Vaz – Diretoria de Direitos Intelectuais do MinC , Juca Culatra (PA) - banda Juca Culatra & Power Trio e Coletivo Radio Cipó, Leoni (RJ) - músico e compositor, Mauro Salles (RS) – Sindicato dos Bancários, Paulo Marques (RS)- Coletivo Brasil Autogestionário, Pablo Capilé (MT) – músico, presidente da ABRAFIN e membro do Espaço Cubo Cuiabá, Richard Serraria (RS) – banda Bataclã FC e Ronaldo Lemos (RJ) – FGV.
O cantor e compositor Leoni defende a revisão total da lei de direitos autorais quando se trata de internet. “Fomos todos colocados à margem da lei e está na hora de recuperarmos nossa legalidade”, afirma.
Segundo a cantora e compositora Ellen Oléria é inadmissível que músicos e músicas estejam fora do processo de discussão sobre questões tão importantes quanto direito autoral ou a aprovação do AI5 Digital. “É importante ter toda a cadeia produtiva da música nesta discussão e garantir que nossos entendimentos sejam considerados”, conclui.
Já o cantor Richard Serraria ressalta “a importância da divisão de experiências de diferentes artistas, envolvendo a reflexão crítica acerca da cadeia produtiva da música e pensando ainda a geração de renda junto à economia da criatividade na contemporaneidade”.
O I Fórum MPB irá sistematizar propostas a serem articuladas ao longo do ano. E ainda, será lançado durante o evento um manifesto do Movimento Música para Baixar, entre outras iniciativas.
Serviço
Local: Casa dos Bancários
Endereço: - Rua General Câmara, 424 - Centro de Porto Alegre
Data: 24 a 27 de junhoContatos: Richard Serraria – serraria@gmail.com / 51 9104 7759
Everton Rodrigues – everton@softwarelivre.org / 51 8485 0299 Blog: www.musicaparabaixar.org.br

CARLOS MALTA

Dia 13/06 - Show com o Pife Muderno - Angola
Dia 16 e 17/06 - Show com os "Mestres de Pife"com vários pifeiros: Chau do Pife, João do Pife entre outros - Teatro da Caixa - RJ
Dia 25, 26 e 27/06 - Concertos com a Orquestra a Base de Sopros - Curitiba - PR

TOQUE DE ARTE

Dia 12/06 – "Bom Sujeito - Casa de Samba" - RJ
Estrada da Barra da Tijuca, 18 - Sobrado - Barrinha - 23h. Dias 19 e 20/06 – "Café Cultural Sacrilégio" - RJ
Av. Mem de Sá, 81 - Lapa - 23h.

Cia de Teatro Contemporâneo - Programação de Junho

Programação em cartaz na Sede da Cia de Teatro Contemporâneo.
Em primeiro lugar uma novidade:
A Cia de Teatro Contemporâneo recebe o reconhecimento público através da Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a lei 5037 de 26 de maio de 2009 que lhe concede o título de Entidade de Utilidade Pública pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação,reconhecendo assim a sua importância na sociedade como órgão gerador de cultura, construindo cidadãos mais preparados e atuantes na nossa sociedade.
O PROGRAMA CENA & CIA COM O GRANDE ATOR ÍTALO ROSSI! - tem que ver ....!!!
o programa CENA & CIA sempre de terça para quarta ás 01:30 da manhã e reprisa sempre de sábado para domingo às 03:00 da madruga , - TVC - Canal 6 - e neste programa uma entrevista especial, descontraida e exclusiva com o ator e homem de teatro ÍTALO ROSSI.
Você pode ver também a chamada do programa na internet no nosso site.:
A PROGRAMAÇÃO DA SEDE DA CIA DE TEATRO CONTEMPORÂNEO:
1. " A BAILARINA ROSA E O SOLDADINHO AZUL" - espetáculo infantil:
o maior sucesso da temporada 2009! - sabs e doms às 17:30 horas
2. "SEXTAS IMPROVISADAS"- toda sexta às 21:30 horas - cada semana um grupo e um esptáculo diferente de teatro de improviso
3. ESTREIA: " MENTIRAS E REPETIÇÕES " - sábados às 21hs e domingos às 20 hs.
Maiores informações no site : www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br
Cai o pano com vigor!

Bruno De La Rosa & Convidados

SHOW 'O QUE VEM POR AÍ', Bruno De La Rosa & Convidados (Bocato e Lúcia Helena Corrêa). BRUNO DE LA ROSA – destaque musical da nova geração da Música Brasileira... Cantor, violonista e compositor nos brinda com seu desempenho e talento ao violão, com refinado repertório com o que há de melhor de Toquinho, Vinícius, Carlos Lyra, Chico Buarque, Baden Powell e Edu Lobo... além de músicas autorais. (Fez shows com Francis Hime , Gerson Conrad, Bocato, entre outros). Data: 10-junho-2009 (quarta-feira) Horário: 22h00 Valor couvert: R$ 20,00 Local: Ao Vivo Music - www.aovivomusic.com.br Endereço: Rua Inhambu, 229 – Moema - São Paulo/SP fone (11) 5052-0072. www.globalshow.com.br (ouça aqui o Bruno De La Rosa). ....Bjs, NIlton Bustamante

Max Gonzaga

CLUBE CAIUBI DE COMPOSITORES
Max Gonzaga é o convidado da próxima Segunda Autoral - 08 de junho Max Gonzaga - cantor e compositor paulista, caiubista de primeira hora - se apresenta no pocket-caiubi da próxima Segunda Autoral
Na última vez que contei, a canção Classe Média, semi finalista no Festival da Cultura, já somava mais de 500mil acessos no youtube! Max é reconhecidamente um cronista. Não um que escreva em jornais, revistas ou livros, mas que desfia suas cronicas em forma de canções. Para saber disso, basta ouvir a citada Classe Média, Helicóptero ou Marginal. Mesmo falando de amor, ele é inusitado. E aqui cito a deliciosa Bijuterias ou ainda Dama da Noite, dentre tantas outras.No pocket, ele apresenta algumas dessas canções (que já embalam o imaginário caiubista) e outras novinhas, compostas durante sua estada no Uruguai e Rio de Janeiro.Temporadas longas... que nos privaram durante mais de um ano da convivência com esse que é dono de uma voz poderosa e grave e de um violão inconfundivel.Max Gonzaga é, sem dúvida, um dos nossos melhores compositores!!! E está de volta! Visite: www.maxgonzaga.com.br
por Lis Rodrigues
Segundas Autorais - Pra quem não conhece...
Encontro semanal do Clube Caiubi de Compositores com mais de 7 anos de existência. Uma espécie de Laboratório onde os compositores se encontram pra mostrar canções de própria autoria, consolidar parceirias e buscar novas formas de produção. Todas as Segundas iniciam com um pocket show de artistas convidados, em seguida o palco é aberto aos compositores presentes. www.clubecaiubi.ning.com
Clube Caiubi de Compositores - Segundas Autorais 08 de junho - 21h - R$5 Villaggio Café - Rua Teodoro Sampaio, 1229 - Pinheiros - Sampa

PRATISAMBÁ

Comemore seu aniversário com o melhor do samba e pagode, com nome na lista mulher é vip até às 23:30h e homem R$ 15,00 até 23:30h.
Informações e nome na lista ligue: 11-4125-8066!!!

Projeto 2x4

Drake's Bar & Deck
Informações: juliana@drakesbar.com