Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Teatralidade do Humano II: Teatralidade e Fronteiras do Teatro

No dia 10 de novembro às 19 horas, no teatro OI Futuro Flamengo, A Teatralidade do Humano II, traz à tona a discussão sobre a “Teatralidade e Fronteiras do Teatro”, com a participação de nomes internacionais como José Sanchis Sinisterra e Marco Antonio de La Parra.

Da Espanha, o professor titular do Instituto de Teatro de Barcelona, dramaturgo e diretor teatral, José Sanchis Sinisterra que atualmente viaja por diversos países realizando workshops.  Do Chile, o psiquiatra, escritor e dramaturgo Marco Antonio de La Parra, autor de mais de 70 títulos traduzidos para diversos idiomas e membro da Academia Chilena de Belas Artes. E como não poderia faltar, um nome de peso representando o pensamento brasileiro, Aderbal Freire Filho, diretor e autor, entre seus espetáculos mais recentes estão Hamlet, Macbeth e Orfeu, de Vinicius de Moraes.

Venha participar e contribuir com a discussão sobre a Teatralidade e Fronteiras do Teatro!

Aguardamos vocês...

Para maiores informações, veja nosso convite eletrônico ou visite nosso site:

http://www.ateatralidadedohumano.com.br

Oi Futuro Flamengo

Entrada franca.

Senhas serão distribuídas meia hora antes dos eventos.

18º Feira do Vinil e CDs Independentes

Discoteca Pública – Desde 08 de novembro de 2005

No próximo dia 08 de novembro a Discoteca Pública estará completando cinco anos com suas portas abertas. A resposta vem chegando aos poucos. Conseguimos um certo prestígio com essa nova empreitada de fazer um acervo só com música brasileira no formato de vinil.

Quantos LPs ou compactos terão sido gravados no Brasil desde a criação do disco de vinil, em 1948? Esta é, provavelmente, uma daquelas perguntas impossíveis de serem respondidas mais a minha idéia é reunir 40 mil discos em uma espécie de museu vivo da música popular brasileira.

O sonho começou a tomar forma em novembro de 2005, quando no início haviam apenas uns mil discos meus particulares, o acervo é novo ainda.

No último ano o acervo cresceu em quatro mil discos, hoje conta com 13 mil peças, apareceram alunos de escolas públicas e privadas, pesquisadores, historiadores e curiosos de forma geral realizando pesquisas e gravações de músicas perdidas pelo tempo. Diversas discografias foram completadas e as pessoas interessadas estão se cadastrando via site, já contamos com centenas de nomes.

O acervo é adquirido através de doações e compra de Lps, reunindo obras tanto de artistas consagrados quanto aqueles cuja obra resume-se a um único Lp. A proposta também é de diminuir a saída de Lps do país, mantendo a memória musical preservada.

A Discoteca Pública tem como meta e objetivo o resgate da Música Popular Brasileira através dos antigos discos de vinil. O projeto é de catalogação de tudo que foi produzido no Brasil no formato de LP durante quase 50 anos e também tudo que foi produzido fonograficamente no estado de Minas Gerais, disponibilizamos os discos para audição, gravação e pesquisa.

O objetivo é fazer com que as pessoas voltem a escutar, cuidar e assim preservar os antigos LPs, para que não se percam no tempo, preservando assim sua história.

Ainda estamos no começo, faltam muitos exemplares ainda, mas é muito gratificante este processo de busca, essa satisfação que dá quando se pega um disco há anos procurado.

A Discoteca Pública funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas e de dois em dois meses acontece a Feira do Vinil, sempre no primeiro ou segundo sábado do mês, são encontros com os amantes do vinil.

A Feira do Vinil está completando 3 anos e visa à preservação dos bolachões, fazer com que os discos voltem para os pratos das picapes e em contato com as agulhas, para isso colocamos os interessados informados de como se conseguir agulhas, equipamentos, lugares que fazem manutenção dos aparelhos e locais que se pode comprar ou trocar discos raros.

A Feira do Vinil vai tirar muitos discos da zona de risco, com a procura muitos deles começarão a aparecer, dando chance a novos colecionadores conseguirem os seus favoritos, tem muita coisa mal guardada e escondida, pelo fato de não ser mais usado muitos estão se perdendo.

Com a abertura da Discoteca Pública as pessoas começaram a dar mais valor para esse objeto de desejo que é o disco de vinil, começaram a aparecer mais informações sobre as lojas que vendem discos, mais matérias em jornais, enfim, o mercado deu uma boa esquentada e para quem realmente gosta, ele nunca morreu e sobreviverá para a eternidade.

18º Feira do Vinil e CDs Independentes

Comemoração dos 5 anos da Discoteca Pública

06 de novembro / 2010 – Sábado

Entrada franca

Horário – 12h às 20h

Participação da Turma do Vinil, com vários DJs fazendo a festa

http://www.turmadovinil.com.br

Rua Machado, 207 – Floresta / BH

(Próximo ao Colégio Batista)

Contato – 31 – 3036-2919

www.discotecapublica.com.br

Disco é Cultura!!!

CEUVAGEM: HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

CEUVAGEM: HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO: "silvino santos, rio putumayo, 1913 a fonte do artigo é o link logo abaixo. Abraço, ..."

Kiloffer falará sobre a L´Association

O quadrinista francês Patrice Kiloffer, fundador da editora L’Association, estará no Zarinha Centro de Cultura nesta quinta-feira, dia 4 de novembro, para descrever o trabalho da editora independente. L’Association publicou o quadrinho Persepolis, que foi adaptado para animação em 2007 e exibido, este ano, no Cineclube do Zarinha Centro de Cultura.

Esta palestra faz parte do evento “Kiloffer em João Pessoa”, promovido pela Aliança Francesa e a Universidade Federal da Paraíba.

Programação

Data: quinta-feira, 4 de novembro

Hora: 19h

Entrada: gratuita

Programação do evento “Kiloffer em João Pessoa”

2  de novembro  às 19h

Exposição de quadrinhos de Killoffer

Local: Aliança Francesa

3 de novembro às 19h

Lançamento do álbum “Quando tem que ser”, de Killoffer

Local: Comic House

4 de novembro às 19h

Conferência e encontro com Killoffer

Local: Zarinha Centro de Cultura

 

Zarinha Centro de Cultura

Acesse o novo portal e participe

http://www.zarinha.com.br/zarinha

Telefone: (83) 4009-1130/1111

Avenida Nego, 140, TambaúJoão Pessoa, Paraíba

Recital de Formatura em Canto

Cantora paranaense que reside em Pouso Alegre há quatro anos. Sua vida musical teve inicio aos nove anos na escola Spaço, Arte e Música em Santo Antônio da Platina/PR e desde então nunca mais parou.  Atualmente está concluindo o curso técnico em canto no CEMPA e também faz Faculdade de Música com habilitação em canto pela Universidade do Vale do Rio Verde. Faz parte dos projetos Bares de Minas, Grupo Cantus Quatro, Grupo de samba Feitiço da Vila e voz e violão com Bruno Vinci.  Influenciada pela Bossa Nova, MPB, Samba e Clube da Esquina, criou sua identidade musical.
Acompanhem o blog: 

http://conservatoriopa.blogspot.com

Que é um show e eu garanto.
Bjs estrelares e musicais hiper cheios de muita luz sempre.

Destaque da programação da Semana de Arte e Música - 2010

Inatel Cultural

FUNDAÇÃO CULTURAL CASSIANO RICARDO

www.fccr.org.br