Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 28 de novembro de 2010

Clarisse Grova - ROMA

Fundação Cultural Cassiano Ricardo - LIF tem inscrições prorrogadas até fevereiro

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) prorrogou, até o dia  28 de fevereiro de 2011, as inscrições para interessados (pessoas físicas ou jurídicas) em obter benefícios para projetos culturais em 2011, por meio da Lei de Incentivo Fiscal à Cultura (LIF).

O formulário de inscrição deve ser preenchido, gravado em meio digital e entregue na secretaria da FCCR, juntamente com o projeto e outros documentos estabelecidos no edital.

Os projetos devem ser das seguintes áreas: acervo patrimonial e documental, arquitetura, artesanato, artes plásticas, biblioteca, cinema e vídeo, circo, dança, filatelia, folclore, fotografia, literatura, museus, música, teatro e patrimônio histórico, cultural, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

O autor do projeto cultural pode ser pessoa física ou jurídica, deve ser contribuinte e estar em dia com o fisco municipal. Deve morar (pessoa física) ou ter sua sede (pessoa jurídica) em São José dos Campos e ter obtido aprovação de contas de projetos anteriormente incentivados.

A pessoa física ou jurídica interessada em incentivar um projeto cultural pode utilizar 50% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou do  Imposto Sobre Serviços (ISS) devidos à Prefeitura, e contribuir com outros 20% de recursos próprios.

Análise e Critérios

Todos os projetos inscritos serão analisados pelas seguintes comissões: Comissão Especial de Análise Técnico-Orçamentária (Ceato), Comissão de Cultura e Comissão da LIF. A análise dos projetos é baseada em critérios específicos, que determinam pontuações: clareza, exatidão e integridade das informações (15 pontos), valor cultural (25), interesse e participação da comunidade (15), caráter multiplicador (10), beneficiários atendidos (10), viabilidade técnica (20), áreas culturais com menor possibilidade de desenvolvimento somente com recursos próprios (5).

Serviço: Fundação Cultural Cassiano Ricardo – Avenida Olivo Gomes, 100, Santana (Parque da Cidade). Informações: 3924-7338.

Informações:

http://www.fccr.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=864:incentivo-fiscal&catid=82:lei-de-incentivo-fiscal&Itemid=89

Assessoria de Comunicação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Luis Felipe Noé - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Exposição

Luis Felipe Noé

curadoria Franklin Pedroso

Luis Felipe Noé

01 dez 2010 - 13 fev 2011

Primeira retrospectiva do grande mestre argentino a ser realizada no Brasil. A mostra apresenta 56 trabalhos entre pinturas e desenhos, aí incluídas uma instalação e as obras especialmente criadas em 2009 para a 56a edição da Bienal de Veneza.

Considerado um dos artistas argentinos de maior prestígio e repercussão em seu país, Noé integrou o Movimento da Nova Figuração Argentina entre 1961 e 1965 ao lado de Ernesto Deira, Rómulo Macció e Jorge de la Vega, um marco nas artes sulamericanas. Obteve diversos prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira. Noé nasceu em Buenos Aires (1933) e cursou quatro anos da Faculdade de Direito na Universidade de Buenos Aires (1951-55). Frequentou o Ateliê de Horacio Butler (1950-52) onde iniciou-se nos debates artísticos da época e a partir de 1955 passou a dedicar-se ao jornalismo, escrevendo nos jornais El Mundo, El Nacional, La Razón e La Prensa, de Buenos Aires, e à pintura, após abandonar o curso universitário.

Sua primeira exposição individual data de 1959 em uma etapa inaugural de seu trabalho na qual procura descontruir a oposição entre figuração e abstração, através de uma síntese superadora que maracará diferentes períodos de sua obra. Viveu em Paris (1961 a 1962 e 1976 a 1987) e em Nova York (1965-1968) e atualmente reside em Buenos Aires. De 1973 a 1974 Noé foi diretor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, tendo publicado ao longo de sua vida 12 livros e vários escritos teóricos.

Além de construir uma oportunidade de apresentar a qualidade e a excelência de Noé, artista criador de uma poética própria, a exposição visa reafirmar os laços entre Brasil e Argentina. A cultura expressa na linguagem visual, se apresenta nesse contexto, como uma excelente alternativa de aproximação entre os povos e de maior possibilidade de intercâmbio entre eles, no âmbito local, regional e internacional.

Patrocínio

Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Siconv, Petrobras, Multiplan

Apoio

Consulado Geral da República Argentina no Rio de Janeiro

Curadoria

Franklin Pedroso e Luis Felipe Noé

Coordenação geral e produção executiva

TIX Edições e Arte/Ana Borelli

Informações: http://www.mamrio.com.br/

Contramão - Vivianne Tosto

Vivianne Tosto

ELIANA PRINTES

Nise Palhares

Informações:

CCBA - Kulturforum