Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 4 de abril de 2011

SERESTA MODERNA

Projeto Criança e Consumo - Convite / Evento em São Paulo essa Quinta. Participe!

Ivete Sangalo

Posted: 04 Apr 2011 05:12 AM PDT



Na próxima quarta-feira, dia 06 de abril, acontece em Salvador a 20ª edição do Troféu Dodô & Osmar, no Teatro Castro Alves e a cantora Ivete Sangalo, com seus blocos e camarotes está concorrendo em oito categorias. São elas: Melhor Cantora, Melhor Projeto Visual de Trio, Melhor Produção de Moda Feminina, Melhor Música, com “Acelera Aê”, Melhor Bloco do Circuito Barra/Ondina, com o “Cerveja & Cia”, Melhor Bloco da Avenida, com o “Coruja”, Camarote Mais Bonito e Camarote Mais Animado, com o “Cerveja & Cia”.
A solenidade terá Ivete Sangalo e o ator Luis Miranda como mestres de cerimônia. “Sempre pensei, sentada na plateia, que um dia gostaria de fazer parte desse show, mas, lá de dentro. Será um grande prazer apresentar junto com meu amigo Luis Miranda essa linda festa.” diz a cantora.

PAULA FERNANDES no ATLANTA MUSIC HALL

Vivendo no amor.mpg

OSPA em Lajeado

Celso Lago e Nadja Soares

Teatro Vila Velha

 Mar Me Quer_por Alessandra Nohvais

Mar Me Quer_por Alessandra Nohvais

A OUTRA COMPANHIA DE TEATRO PARTICIPA DO FRINGE 2011 COM DUAS MONTAGENS
Grupo Baiano participa da Mostra Paralela do Festival de Curitiba trazendo uma estréia nacional e a obra de Mia Couto

A Outra Companhia de Teatro, grupo residente do Teatro Vila Velha (Salvador – BA) estréia no FRINGE 2011 na próxima terça-feira (05/04) com dois espetáculos: às 17 horas nas Ruínas de São Francisco estréia “Remendo-Remendó”; e às 21 horas estréia no Teatro Cleón Jacques a montagem “Mar Me Quer”, baseado na obra do moçambicano Mia Couto.

O grupo, que tem sete anos de atividades e quase dez espetáculos montados, participa do festival com um espetáculo de rua que estréia nacionalmente no evento. “Remendo-Remendó” é um passeio sobre a cultura popular nordestina, permeado de muita música e de manifestações como a burrinha e o bumba-meu-boi, e que se passa numa cidade fictícia onde o prefeito resolve organizar um concurso de contadores de histórias.

Já a segunda montagem é “Mar Me Quer”, baseado na obra do moçambicano Mia Couto. Com passagens pelo II Festival de Teatro do Subúrbio (Salvador – BA) e XIII Festival Recife do Teatro Nacional, em 2010, o espetáculo vem agradando o público e a crítica. Com uma montagem dinâmica e intimista atravessada por cirandas, o espetáculo narra a saga de Zeca Perpétuo, um pescador que para salvar sua vida tem que se apaixonar verdadeiramente por Luarmina. “Mar Me Quer” estréia às 21 horas no Teatro Cleón Jacques.

Ambos os espetáculos têm a direção de Luiz Antônio Jr.. Bacharel em Interpretação pela Universidade Federal da Bahia, o jovem diretor vem apostando na construção dos dois espetáculos com um cenário móvel e na musicalidade como fio condutor das narrativas.

Integram os elencos dos dois espetáculos Eddy Veríssimo, Luiz Buranga, Manuela Santiago e Roquildes Junior, além de Israel Barreto que participa como ator apenas de “Remendo-Remendó”.

Espetáculo de Teatro REMENDO-REMENDÓ

Nona montagem d’A Outra Companhia estréia
nacionalmente no FRINGE 2011

Muitas cores, música, a cultura popular e a literatura de cordel revisitada. Estes são os elementos que compõem “Remendo-Remendó”, a mais nova montagem infanto-juvenil d’A Outra Companhia de Teatro, grupo residente do Teatro Vila Velha. 

Remendo-Remendó”, que estréia nacionalmente no próximo dia 05 de abril, às 17 horas nas Ruínas de São Francisco integrando a programação do FRINGE 2011 –


Mostra Paralela do Festival de Teatro de Curitiba, se passa numa pequena cidade do interior quando o prefeito organiza um festival de contadores de histórias. Ele reúne as melhores mentes da região como: suas filhas, a extrovertida Porcia e a intelectual Corisca, o sábio senhor Firmino e o divertido Alexandre, que se desdobram contando suas melhores histórias.

Entre “causos” e estórias é que se costura o espetáculo infanto-juvenil “Remendo-Remendó”. Entre as obras revisitadas estão os folhetos de cordel que contam um dos casos de João Grilo, e um dos contos do livro “Alexandre e outras histórias”, de Graciliano Ramos. A peça escrita por Inácio D’eus e Cell Dantas foi montada pela primeira vez em 2002, quando foi dirigida pelo próprio Inácio e por Vinicio de Oliveira Oliveira e indicada ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Espetáculo Infanto-junvenil.

Dessa vez ela volta à cena numa montagem colorida e divertida com a direção de Luiz Antônio Jr., diretor da última montagem do grupo o espetáculo “Mar Me Quer”, baseado a obra do moçambicano Mia Couto, contemplada com o Prêmio FUNARTE de Teatro 2010.

O elenco é composto por Eddy Veríssimo (O Contêiner e Mar Me Quer), Israel Barretto (O olhar inventa o mundo), Luiz Buranga (O Contêiner e Mar Me Quer), Manuela Santiago (Arlequim e Mar Me Quer) e Roquildes Junior (Sonho de uma noite de verão e Mar Me Quer). Em cena, cinco atores se revezam, vivem cerca de vinte personagens, além de montarem e desmontarem o cenário composto por bancos e executarem ao vivo a trilha do espetáculo.

Remendo-Remendó” é a nona montagem d’A Outra Companhia, grupo residente do Teatro Vila Velha. A companhia, com sete anos de atividades, tem se dedicado a estudar a literatura lusófona com as montagens O Contêiner (2006), Três História para Lembrar (2008) e Mar Me Quer (2010), e a cultura popular com as montagens Arlequim – servidor de dois patrões (2004), Debaixo D’água Em Cima D’areia (2005), A Sacanagem d’A Outra (2007), O pique dos índios ou A espingarda de Caramuru (2008) e Moringa (2009).

Este espetáculo integra a o FRINGE 2011 com o apoio da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

SERVIÇO:
O QUE? Espetáculo Teatral “Remendo-Remendó”, com A Outra Companhia de Teatro.
QUANDO? 05 de abril, às 17 horas; 06 de abril, às 12 horas; 07 de abril, às 18:30 horas; 08 de abril, às 14 horas.
ONDE? Ruínas de São Francisco
QUANTO? Gratuito
MAIORES INFORMAÇÕES: (71) 8849-9308 – Luiz Antônio Jr. / (71) 8811-4081 – Roquildes Junior / (71) 3083-4617 / aoutra@teatrovilavelha.com.br


Espetáculo de teatro: Mar me Quer

Companhia baiana leva a obra de Mia Couto para
Fringe Curitiba 2011

Estréia no dia 05 de abril, terça-feira, às 21 horas no Teatro Cleon Jaques, integrando a programação do FRINGE 2011, o espetáculo “Mar Me Quer”, d’A Outra Companhia de Teatro, grupo residente do Teatro Vila Velha (Salvador – BA).

Contemplada com o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2009, a oitava montagem d’A Outra Companhia estreou em agosto de 2010 e é baseada na novela do moçambicano Mia Couto e do texto dramático construído a partir desta obra pela atriz portuguesa Natália Luíza publicada pela Coleção Cena Lusófona. O espetáculo se vale dessas duas obras homônimas para construir sua dramaturgia e criar um universo repleto de estórias de pescador, amor e tradição.

O espetáculo dirigido por Luiz Antônio Jr. teve a consultoria dramaturgia feita por Fernando Yamamoto e a direção musical assinada por Marco França (indicado ao Prêmio Shell em 2009 pela trilha do espetáculo O Capitão e A Sereia) ambos integrantes do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.  

A montagem chega a Curitiba após ter participado em 2010 do II FTS – Festival de Teatro do Subúrbio, em setembro, e do XIII Festival Recife do Teatro Nacional, em novembro, sendo bem recebido pelo público e pela crítica.

“Brincar é um verbo que não barateia. Ancora o jogo que demanda dos quatro atores atenção global na semiarena de espectadores que os envolve. Eddy Veríssimo, Luiz Buranga, Manuela Santiago e Roquildes Júnior demonstram sintonia nas mutações de papéis, no olho a olho da proximidade com o público, nas mutações do canto a capela, na miudeza da percussão sonora simultânea à ação e à narrativa. Dão a ver e ouvir que se apropriaram da pesquisa que enunciam” diz Valmir Santos, jornalista e crítico de teatro, sobre Mar Me Quer apresentado no XIII Festival Recife do Teatro Nacional.

Mar me quer conta a história de Zeca, um homem que tenta fugir de seu passado e vive em diálogo com seu avô, morto. Apaixonado por uma mulher mais velha, Luarmina, ele necessita recorrer as suas memórias para conquistar sua amada.

Mas não é mais uma estória de pescador e nem mais uma de amor. “Mar Me Quer” pode ser uma alusão a brincadeira dos apaixonados, onde cada pétala retirada significa o destino do amor às vezes não correspondido. O título também pode ser uma referência ao mar, sendo que, os atos se passam em uma comunidade quase abandonada de pescadores, cabendo ao mar o destino de todos os participantes.

Em cena, a plástica é de muita mobilidade e tudo pode ser utilizado, desde um simples grão de milho até um velho baú, inclusive enquanto elemento de composição sonora mesclados a melodias que traduzem o sentimento de cada cena. No elenco, quatro atores revezam-se entres os personagens, trazendo uma visão diferente a cada interpretação.

Este espetáculo integra a o FRINGE 2011 com o apoio da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.
                      
O espetáculo foi contemplado no edital de circulação (2010) pelo Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz e após participar do FRINGE segue para Natal, Fortaleza e Recife.

SERVIÇO:
O QUE? Espetáculo Teatral “Mar Me Quer”, com A Outra Companhia de Teatro.
QUANDO? 05 de abril, às 21 horas; 06 de abril, às 17 horas; 07 de abril, às 14 horas; 08 de abril, às 21 horas.
ONDE? Teatro Cléon Jaques
QUANTO? R$ 30,00 (inteira)
MAIORES INFORMAÇÕES: (71) 8849-9308 – Luiz Antônio Jr. / (71) 8811-4081 – Roquildes Junior / (71) 3083-4617 / aoutra@teatrovilavelha.com.br

-- 
Equipe de produção 
A Outra Companhia de Teatro
Teatro Vila Velha - (71) 3083-4617
aoutra@gmail.com