Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Curso de Reiki na Omnisciência


Espetáculo A galinha degolada


Dias 17 e 18 de Abril/2011, 19h
Teatro SESC patativa do Assaré
Indicação: 12 anos
Pensamento Giratório
Dia 18 de abril de 2011 às 20h

Grupo: Persona Cia de Teatro & Teatro em Trâmite
Estado origem: SC

Sinopse do espetáculo: A peça conta a história do casal Mazzini-Ferraz e seus 4 filhos ‘idiotas’. Portadores de uma doença mental incurável, os meninos sofrem todas as consequências da falta de amor entre os pais. Passado certo tempo, nasce uma menina, que não é acometida pela mesma doença, mas que acaba revelando o verdadeiro sentido da falta de cuidado e amor do casal.
Histórico do grupo:

A parceria entre as duas companhias é fruto de árduo trabalho de quase 10 anos nos quais cada uma trabalhou individualmente. Reconhecidas dentro e fora do estado de Santa Catarina, a Persona Companhia de Teatro e o Teatro em Trâmite são a prova real de uma força estética que tem se firmado no compromisso com a poesia e o trabalho intenso da musicalidade e a interface com a cena. Fora do eixo Rio – São Paulo, os grupos, desde sua fundação, procuraram estabelecer um ritmo de trabalho que pudesse atender tanto aos seus anseios estéticos (na busca de novos autores, dramaturgos, através de descobertas fundamentais como a obra do escritor uruguaio Horacio Quiroga) como aos anseios pedagógicos (na fundação de uma escola de arte que é o local de ensaio e ensino para a comunidade). No sul do país existem poucas companhias de teatro que se sustentam através da aposta de uma permanência na linguagem. Com este projeto, as companhias parceiras pretendem se firmar no cenário nacional e assim continuar a estabelecer vínculos artísticos com os demais estados brasileiros. O espetáculo A galinha degolada é o trabalho que marca o início da parceria dos grupos. Ambos possuem carreiras distintas, com espetáculos e pesquisas que direcionam o olhar estético particular. A partir do encontro, o interesse dos grupos converge para um lugar comum, de troca de experiências artísticas e intelectuais.

Ficha técnica do espetáculo:

Texto: HORACIO QUIROGA
Tradução e Adaptação: GLÁUCIA GRIGOLO E JEFFERSON BITTENCOURT
Direção: JEFFERSON BITTENCOURT
Elenco: ANDRÉ FRANCISCO, GLÁUCIA GRIGOLO, LOREN FISCHER E SAMANTHA COHEN
Cenário e adereços: JÂNIO ROBERTO DE SOUZA
Figurino: GLÁUCIA GRIGOLO E SAMANTHA COHEN
Maquiagem: ADRIANA BERNARDES
Trilha sonora e Iluminação: JEFFERSON BITTENCOURT
Fotógrafo: CRISTIANO PRIM
Técnicos: JEFFERSON BITTENCOURT E LORENZO SOUZA
Realização: PERSONA CIA. DE TEATRO E TEATRO EM TRÂMITE

Classificação etária: 12 anos
Gênero: Teatro Adulto
Duração: 45 minutos

Endereço virtual: www.personateatro.com.br

House Prime - Edição Festa do Preto


Data: 09 de Abril @ 22h
Local: Plataforma do Chopp

Atrações:
Edgard Fontes
Dj Marçal
Dj Alisson Mool

Informações:
8421.2633 / 8460.9716 /8113.0826 / 7815.4888

PRETO OBRIGATÓRIO!

Convocatória – Lançamento do Festival Internacional de #MusicaLivre – #FimLivre #CulturaDigital

Nós, do movimento Música Para Baixar (MPB) compreendemos a música não apenas como entretenimento, mas como uma forma da liberdade de expressão de ideias e sentimentos humanos. A falta de transparência na distribuição de recursos advindos da produção e o acesso intermediado por monopólios não contribuem para a diversidade musical brasileira tampouco para uma maior geração de renda dos artífices envolvidos na cadeia produtiva da música.

Vivemos um momento de definições do que é acesso e produção de música. As novas tecnologias, atualmente por terem a capacidade de ampliar as possibilidades de democratização da comunicação, da música e do conhecimento, atravessam um processo de ataques institucionalizados de diferentes setores que acirram a vigilância e o controle sobre o ambiente digital. Leis que regulamentam a circulação de conhecimentos e de propriedade intelectual são cada vez mais rígidas e engessam, por sua vez, as possibilidades criativas, com nítidos objetivos de determinar o que será consumido como cultura.

Ao mesmo tempo, observamos uma histórica segregação das mulheres em determinados espaços na sociedade, da qual deriva a situação de discriminação, invisibilidade e desvalorização da produção das mulheres presente, ainda hoje, também no âmbito da cultura. Queremos, através do Festival, contribuir para a inserção das mulheres em todas as etapas do processo de produção cultural.

O Festival Internacional de Música Livre (#FimLivre) será um espaço de mostra musical e debates, em que valores como colaboração, flexibilização das leis de direito autoral, generosidade intelectual, ativismo, troca, criação livre, licenças livres, redes sociais digitais e produção compartilhada serão elementos a sereelmapadetodosm discutidos enquanto novas possibilidades que integram a produção musical e desenvolvimento local. Representam um momento único de reapropriação da música, arte, tecnologia e comunicação colaborativa, por todas e principalmente par aqueles que até agora foram excluídos do acesso à criação, produção e apreciação da música.

Reconhecemos o apoio e parceria do Governo do Estado do RS que, através do Gabinete Digital do Governador Tarso Genro, constrói o #FimLivre de forma colaborativa com ativistas da cultura e música digital, para que nesse processo possamos também elaborar políticas públicas para o desenvolvimento de uma sociedade livre para o bem comum, em que a mais pessoas participem desse processo, efetivamente, desde sua concepção até sua implementação.

O desafio também é pensar políticas públicas que considerem as práticas da internet, que organizem cadeias produtivas e modelos de criação, produção e apreciação da música, que fomentem relações sociais, culturais e econômicas justas e transparentes, sem intermediários, para que exista cada vez mais equilíbrio entre remuneração justa d@ criador(a) e gestor(a) das suas obras e o livre acesso aos cidadãos.
Sob essas perspectivas, o Movimento Música Para Baixar convoca organizações, coletivos e indivíduos para lançamento #FimLivre, que acontecerá na Casa de Cultura Mário Quintana, no dia 13 de abril às 16h em Porto Alegre.

O lançamento do #FimLivre é também parte da programação do Festival IberoAmericano “EL MAPA DE TODOS” que acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de abril, em Porto Alegre, com participação de artistas de diversos países. Saiba mais: www.elmapadetodos.com.br

Serviço:
O que? Lançamento do Festival Internacional de Música Livre – #FimLivre.
Onde? Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre
Quando? 13 de abril às 16h.
O lançamento será transmitido pela internet. O endereço da transmissão será informado neste link: http://openfsm.net/projects/fimlivre/blog/ e nas redes sociais.

Contatos:
Gustavo Anitelli (11) 86996683
Richard Serraria (51) 91047759

Comboio de Cordas


Continuando nossa 8ª Temporada no Teatro da Vila, o Comboio de Cordas apresenta: Trio Magnânimo, que integra músicos de excelência, em formação instrumental precisa e criativa.

O trio formado pelos músicos Muari Vieira no violão, Walter Pinheiro no sax e flauta e Beto Angerosa na percussão tem como principal fundamento a interação espontânea entre os músicos, ou seja, a improvisação. As composições tocadas pelo grupo servem de plataforma para rebuscados devaneios jazzísticos, onde as vivências de cada integrante são colocadas na mesa para um jogo fascinante.

Muari Vieira e Walter Pinheiro se conheceram nos Estados Unidos onde estudaram na faculdade Berklee College of Music (EUA). Ao voltar para o Brasil os dois começaram a trabalhar juntos como um duo. Na busca de um percussionista que vivenciasse a música improvisada com a mesma modernidade e intensidade, os dois se juntaram ao mestre Beto Angerosa, renomado percussionista da capital paulistana. O trio pode ser ouvido na faixa “Eóleo” de Muari Viera, presente no recém lançado cd duplo de Walter Pinheiro intitulado Som na Brasa/Regional Brasileiro.

No repertório, músicas autorais dos integrantes.

Rafael Turrini inaugura a exposição inédita "Trapos"


Rafael Turrini inaugura a exposição inédita “Trapos”

Na busca pela construção e desconstrução de formas, composições e cores, o artista plástico Rafael Turrini cria sua obra, que ganha espaço, este mês, na Galeria Renato de Almeida. A exposição “Trapos” reune 24 quadros, três esculturas e uma instalação de audiovisual. A exposição é realizada pelo Pró-Música, e a curadoria é assinada por Paulo Anomal.

Seguindo os passos de artistas, como Hélio Oiticica, Ligia Clark, Barry Mcgee, movimento Dadaísta, Glauber Rocha, Rogério Sganzerla, Willys de Castro, Judith Lauand e Hércules Barsotti, Turrini utiliza técnicas, como óleo sobre papel e acrílico sobre compensado para criar seus trabalhos em pintura experimental. A série Trapos começou a ser produzida no ano passado, e a exposição é inédita.

“O trabalho busca, nas formas geométricas, uma visão sobre como as composições e as suas repetições podem tocar a sensibilidade do público,” define. O artista explica que a estética das gravuras passeia entre formas definidas, que utilizam espaço delimitado, e outras que não se prendem a geometria. Sobreposições e brincadeiras matemáticas também surgem no decorrer da criação.

Natural de Juiz de Fora, Rafael é formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e atualmente mora no Rio de Janeiro. Como diz, busca nas artes visuais sua maneira de expressar os conflitos e os desejos do homem contemporâneo.

Quando: Inauguração dia 14 de abril, às 19h. Em cartaz até o dia 30 de abril

Onde: Galeria Renato de Almeida do Pró-Música

Quanto Custa: Entrada franca. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 21h. Domingos das 14h às 21h.

Contato para entrevistas: Rafael Turrini (21) 8899-1843/ (22) 9715-6588


Assessoria Pró-Música (3216-4787)

Lilian Pace (9112-5581)

Fabíola Costa (9982-2422)

"Feijoada do Jorge" no Botequim Vaca Atolada

Etel Frota fala do Caiubi

Clube Caiubi de Compositores
Onde a música nova se encontra

Uma mensagem a todos os Caiubistas de Clube Caiubi de Compositores
Quem tiver oportunidade, conheça esta compositora letrista de Curitiba neste Podcast onde ela fala da sua carreira, do processo de compor. Ela que foi gravada por Maria Bethânia, Nazi, Lis rodrigues e tantos outros, reserva um espaço e fala do Caiubi pra caramba.Essa é a máquina que temos que criar, todos falando de si e reservando um espaço pra divulgar nosso coletivo e assim a gente vai avançando chegando nos confins e chamando mais compositores.
Ela bem diz "Todos nós ajudamos a levar a tocha do legado de cultura e musica deixado pelo Zé Rodrix".
Coisa linda de se ouvir
Não deixem de comentar, assim os espaço se abrem cada vez mais pra nação Caiubal!
Pra quem ainda não escolheu seus indicados pro premio Caiubi, faltam 40 formulários...ta no banner da home, lindo de se ver também rsrsrs
abraço!
Visite Clube Caiubi de Compositores em:

Saudade a gente sente Thereza Tinoco

Almanaque Cafe

Jazz no Albamar

 Dia 14
é dia de Jazz no Albamar

Jam Session com Bruce Henri Trio e convidados

Lugares limitados,
reserve já!


Cardápio especial com bebidas e comidinhas.
Couvert Artístico: 15 Reais

a partir das 19:00 horas


021 2240-8378 / 021 2240-8428
eventos@albamar.com.br

Joaquina Bar e Restaurante

FESTA A Volta aos Anos 80

Data: 16 de Abril @ 21h
Local:
Salão Social da AABB

Ingressos:
Pista: R$ 60,00
Camarote: R$ 80,00
Mesa para quatro pessoas: R$ 320,00
Camarote Chef Dudu Camargo (open food): R$ 180.00

VALORES DE INGRESSOS SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM AVISO PRÉVIO!


Informações:3481-0080

Mais detalhes: clique aqui!

Fundação Cultural de Timbó

Oficina de Poesia Falada - Casa Poema

Olá amores,
“Ó nós aqui travez!”.
Este ano não há chance para ficar longe da Poesia. A Casa Poema está em pleno funcionamento e cheia de saudades de quem já veio e também de quem nunca veio nos visitar!
Semana que vem acontece a Oficina de Poesia Falada que vai de terça a sábado das 19:30 às 21:30 – uma ótima oportunidade para ficar juntinho Dela durante uma semana inteira. No sábado dia 16 acontece o Recital de finalização da Oficina e tem entrada franca!
Novidades:
Depois do sucesso que foi o Sarau em comemoração ao da Internacional da Poesia, tomamos uma decisão: toda última quinta-feira de cada mês teremos o Sarau da Casa Poema. – Isto significa que estamos abrindo nossas portas e palco. O evento tem entrada franca e quem faz o repertório da noite é o público presente. No palco vale tudo, cantar, dançar, falar poesia, ler textos, tudo o que o artista tiver para oferecer. Sempre às 20hs.
A Poesia do Encontro continua e a primeira do ano será em 10 de maio às 20hs – com Marina Colassanti, Affonso Romano de Sant’Anna e Elisa Lucinda. Antes do bate papo acontece um Recital, feito pelos alunos da Escola Lucinda de Poesia Viva, que falarão poesias de Affonso e Marina.
Em maio ainda, começam os novos cursos da Casa Poema: Minha Poesia Falada – para Poetas, Poesia Falada para Atores – com montagem de uma peça escrita em versos, Poesia Falada para Crianças.
Fiquem atentos às Aulas Abertas !