Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 18 de outubro de 2011

V Mostra do Filme Etnográfico homenageará Aurélio Michiles

Cineasta Aurélio Michiles será homenageado na V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico
(Foto: Divulgação)
A V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico terá como grande homenageado o cineasta amazonense Aurélio Michiles, conhecido por retratar as principais características da região, principalmente com os povos indígenas. O evento, que acontece de 21 a 27 de outubro, será realizado simultaneamente no Teatro Gebes Monteiro e na Casa Ivete Ibiapina, ambos no Centro de Manaus.
A mostra exibirá diversas produções de Michiles, como "O Brasil Grande e os Índios Gigantes", "Davi Contra Golias", "A Árvore da Fortuna", "Guaraná", "Olho de Gente", "O Sangue da Terra", "Gráfica Utópica", "Que Viva Glauber!", "Lina Bo Bardi" e "Teatro Amazonas". O sucesso "O Cineasta da Selva", que aborda a vida de Silvino Santos, o pioneiro do cinema no Amazonas, também será relembrada na V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico.
O cineasta
Nascido em Manaus, Michiles estudou a Montagem de Cinema com Gilberto Santeiro, no Rio de Janeiro, e Artes Cênicas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O cineasta inicou a vida artística participando de produções teatrais e cinematográficas, atuando como ator, como em “Ajuricaba”, de Oswaldo Caldeira, com filmagens em Manaus.
Ele integrou a equipe que criou o programa técnico-científico “Globo Ciência”. Michiles dirigiu e roteirizou ainda vários documentários para a televisão e o cinema. Com o docudrama “O Cineasta da Selva” foi agraciado com vários prêmios, destacando-se o Prêmio HBO de Cinema/97; Melhor Filme UNESCO/97; Melhor Filme de Diretor Estreante no Festival de Brasília/97; Melhor Filme Documentário CINEECO/99 e no Festival Viana do Castelo/2000, os dois em Portugal. Seu último trabalho, ainda inconcluso, é “Tudo Por Amor ao Cinema”, que deve ser lançado em 2012.

Fonte:

Mensagem do dia - Livraria Omnisciência

O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros para se sentirem fortes. Mahatma Gandhi

Coral Canto do Rio

Um escritor na Biblioteca - Sergio Sant'Anna

LOST RIDE de Francisco Camacho/Eira & Real Pelágio

Rio Scenarium

Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP


A Cia Teatro Balagan apresenta a partir de 19 de Outubro, às 20h, uma programação especial com leituras, palestras e apresentação musical relacionadas ao trágico.
Nesta quarta feira, às 20 horas, o Profº Antonio Medina Rodrigues será o ministrante do tema Introdução ao Mundo Grego. A entrada é gratuita.
Medina é Professor aposentado com doutorado em Língua e Literatura Grega (FFLCH-USP), poeta, crítico e tradutor, autor de Utopias gregas (Ed. Brasiliense). Atualmente trabalha na Casa do Saber. Na imprensa de São Paulo (jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo) escreveu sobre cultura em geral e literatura. Também foram exibidos pela TV Cultura de São Paulo seus cursos de literatura. Está em andamento nova publicação com suas palestras na área de clássicas.
Segue abaixo o calendário da programação especial que acontecerá sempre às quartas:
Eventos gratuitos - exceto 30/11
19/10 – Introdução ao mundo grego – Antônio Medina Rodrigues
26/10 – O fígado de Prometeu - a cena eterna – Maria Cecília Miranda Coelho
02/11 – Os homens e os deuses: leitura de mitos gregos – com atores da Cia. Teatro Balagan e os atores convidados Elias Andreato, Magali Biff e Paschoal da Conceição.
09/11 – O campo simbólico da Tragédia – Bernardo de Gregório
16/11 – O sentido trágico na modernidade – Marcos Soares
23/11 – Análise de tragédia como obra de exemplaridade – Olgária Mattos
30/11 – Show de Grupo Anima com Cia. Balagan - R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) 

Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP
Rua Maria Antônia, 294 – Consolação 
t. 11 3123-5233

Academia da Cachaça Com Gosto de Brasil

Festa Maracangalha especial Tim Maia esse sábado no Bola Preta

CenAberta

Fazendo Arte na Biblioteca



UMAPAZ – Biblioteca – Espaço Sapucaia
Av. IV Centenário, 1268 – Portão 7A
Parque do Ibirapuera (Esquina da Av IV Centenário com a Av. República do Líbano próximo ao Viveiro Manequinho)
Cep: 04030-000
Tel/fax - (11) 5083 - 1928
Horário de funcionamento
Segunda à sexta das 9h às 19h
Sábado das 9h às 13h

Almanaque Café