Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ministério da Cultura e Banco do Brasil

Timbalada Pré-Carnaval 2012

Timbalada Pré-Carnaval 2012
Data: 04 de Fevereiro
Local: Clube AABB

Atrações:
Timbalada
Mittie do Brasil
Clima de Montanha

Pontos de Venda:
Zimbrus (pier 21, 305 Sul, Aguas Claras e Taguatinga)

Informações:
3347-6763 - 3425-3300 - 9245-2820
Mais detalhes: clique aqui!

Fábio Neves: Antonio Carlos Jobim - Um Homem Iluminado

Fábio Neves: Antonio Carlos Jobim - Um Homem Iluminado: Esse é o título da biografia escrita por Helena Jobim que narra a vida do nosso saudoso maestro Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim...

Mensagem do dia - Livraria Omnisciência

Após muita prática de silêncio me dei conta de seu valor espiritual. Durante esses momentos, pude manter estreita comunicação com Deus. Existem momentos na vida em que você precisar agir, mesmo que não possa contar com seus melhores amigos. Em tais momentos, é a “pequena voz interior” que tem de ser o árbitro final.
Mahatma Gandhi

UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta

Caras/os amigas/os,

Na próxima semana, a 17 e 18 de Janeiro, realiza-se o Seminário Internacional Cidadania Sexual das Lésbicas em Portugal e Espanha, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista, Lisboa, onde serão apresentados e devolvidos à sociedade os resultados do Projecto Cidadania Sexual das Lésbicas em Portugal: experiências de discriminação e possibilidades de mudança.

No dia 17, o seminário começa às 18h e, no dia 18, às 10h. O programa detalhado pode ser consultado, no site do projecto.

Convidamo-vos a participar!

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Saudações feministas da UMAR

Naldo e Margareth Menezes agitam a semana do Lapa40º!

Projetos Culturais - Música Popular Brasileira

Avaflor Produções & Soluções em Arte 

Balada Sertaneja

Balada Sertaneja

Data: 11 de Janeiro @ 22hrs
Local: Bulla (Gilberto Salomão)

Atrações:
Henrick & Ruan
Convidados
Dj Marcinho

Informações:
  3347-6763 / 9245-2820 / 3365-2005
Mais detalhes: clique aqui!

Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI

Assessoria de Comunicação
Centro de Culturas Populares e Identitárias - CCPI
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - SecultBa
Tel.: (71) 3117-1509 / 3117-1505
Largo do Pelourinho, nº12, Centro Histórico

Araruama divulga programação da Festa de São Sebastião

Gilberto Gil e Jorge Aragão são algumas das atrações que vão animar a comemoração

(09.01.12) A programação da tradicional Festa do Padroeiro de Araruama, São Sebastião, vai oferecer diversas atividades religiosas e culturais entre os dias 10 e 22 de janeiro. A programação começa com Missa de Ação de Graças pelo aniversário de 213 anos da Paróquia São Sebastião, no dia 10, às 19h na Igreja Matriz. Entre os dias 11 e 19 serão realizadas novenas de São Sebastião em diversas comunidades, com missas às 19 horas na Igreja Matriz.
                            
No dia 19, às 20h, será a abertura da Exposição Histórico-Cultural da Igreja e de Araruama com exposição de painéis e exibição de vídeos com depoimentos de personalidades, que estará aberta para visitação na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú. No mesmo dia a cantora católica Adriana vai se apresentar, em show gratuito, às 21h na Praça de São Sebastião.
                                  
Seguindo as comemorações, no dia 20 (Dia de São Sebastião) será realizada alvorada, às 6h, com banda, repique dos sinos e café da manhã com as famílias. Às 8 e 10 horas serão realizadas missas comemorativas e logo após  acontece o Festival de Sorvete. Às 9h acontece a pedalada e às 12h será o almoço de São Sebastião na Praça da Igreja Matriz, com música ao vivo e bingo beneficente com convites sendo vendidos no local.

Também no dia 20, será a Missa Campal na Praça de São Sebastião, seguida de procissão e encenação do Auto de São Sebastião. Encerrando o dia 20, às 21h, Araruama vai receber o cantor Jorge Aragão para uma apresentação gratuita na Praça de São Sebastião. No dia 21, será realizada missa às 19h30 e às 21h show gratuito com a dupla sertaneja Rodrigo & Led na Praça de São Sebastião.

Encerrando as comemorações, no dia 22 será a tradicional Corrida de São Sebastião às 8h30, com largada na Praça de São Sebastião e missas na Matriz às 7h, 8h30, 10h e na Praça Antônio Raposo, às 18h. Fechando a programação, à noite (21h) será realizado grande show gratuito com Gilberto Gil, na Praça de Eventos da Pontinha.  

- Será uma festa inesquecível, e que só vai ser possível graças a uma parceria que fizemos com o cantor Gilberto Gil, que abriu mão do cachê – comentou o prefeito André Mônica. 

Programação de shows da Festa de São Sebastião:

19/01 - Adriana – 21h – Praça de São Sebastião
20/01 - Jorge Aragão – 21h – Praça de São Sebastião
21/01 - Rodrigo & Led – 21h – Praça de São Sebastião
22/01 - Gilberto Gil – 21h – Praça de Eventos da Pontinha          
 
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter: www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook: araruama ofic
Youtube: www.youtube.com/araruamaoficial

Centro Cultural Carioca

FAÇA SUA RESERVA
As reservas podem ser feitas de segunda à sexta das 11h às 20h pelo telefone 2252-6468 exceto sábados domingos e feriados.
FAÇA PARTE AGORA DO CLUBE CCC
Participe de promoções exclusivas e seja o primeiro a saber das nossas novidades. »
CURSOS DE DANÇA
Abrimos novas turmas de dança este mês, clique aqui e confira a nossa agenda de cursos. »

Introdução à TV: Dos conceitos de transmissão aos planos comerciais

Introdução à TV: Dos conceitos de transmissão aos planos comerciais

O curso de Introdução à TV foi desenvolvido para estudantes e recém-formados com interesse em conhecer conceitos gerais de televisão.
O curso abordará temas como transmissão via satélite, operações técnicas com ênfase em coberturas esportivas, elaboração de grades de programação, operações comerciais, e planejamento de marketing, além de um panorama abrangente do mercado de TV brasileiro.

Programa:

Aula 1 - O mundo broadcasting: conceitos de Engenharia de Transmissão e Recepção
Aula 2 - Programação: Grade à Análise de Audiência
Aula 3 - Modelos de Negócios: Propriedades, e tabelas comerciais: Do planejamento à execução das campanhas
Aula 4 – O mercado de mídia brasileiro

Ministrante:
Juliane Leite está no mercado de Mídia há mais de oito anos, já tendo atuado no Rio e em São Paulo. É bacharel em Comunicação Social e possui duas especializações em Negócios (MBA Gestão de Negócios / IBMEC e Economia Empresarial / Universidade Federal Fluminense). Está cursando sua terceira especialização – Marketing Estratégico na ESPM.
Atualmente, é Gerente de Operações Comerciais do canal Esporte Interativo (único canal de esportes da TV aberta brasileira), onde gere R$ 3 milhões/mês. Responde pela veiculação de mais de 6.000 inserções / mês de clientes como Coca-Cola, Casas Bahia, Bradesco, Samsung, AMBEV, Banco do Brasil, Correios, Gillette, Eletrobras, BNDES, Oi, Embratel, Unilever, Adidas, entre outros. Começou no canal também responsável pela Programação e Pesquisa, onde atuava com Programação Estratégica e estudos/análises de Audiência através da ferramenta Media Workstation do IBOPE.
Participou do star-up do Instituto de Estudos de Televisão, instituição que coordenou por seis anos, onde atuou na realização de mais de 120 eventos em seis cidades brasileiras, entre eles Festival Internacional de Televisão e Programa de Capacitação em TV e Novas Mídias.
É coordenadora da pesquisa “Gestão Estratégica de Negócios na Indústria Televisiva”. Em setembro de 2011, estendeu a pesquisa para um âmbito internacional através da participação da feira de televisão IBC, em Amsterdã. Em abril 2012, estará na NAB Show – principal feira de tecnologia de televisão. O intuito é acompanhar os desdobramentos dos assuntos TVs Conectadas, TVs sociais, TV Everywhere e Serviços Over the Top.

Informações
Introdução à TV: Dos conceitos de transmissão aos planos comerciais
Data: 16/01/12 a 20/01/12
Local: Insituto de Estudos de Televisão
R.Barão do Flamengo 32/ 3º andar, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ
Horário: 19:30 - 22:00
Mais informações no site: www.ietv.org.br/cursos

TEATRO POEIRA

ESCRITA POR UM DOS MELHORES ROTEIRISTAS DE HOLLYWOOD E DIRIGIDA EM 2007 POR JOHN MALKOVICH, A PREMIADA PEÇA “O BOM CANÁRIO” ESTREIA DIA 12 NO TEATRO POEIRA, COM DIREÇÃO GERAL DE CAMILLA AMADO
 
 Com texto do norte americano Zacharias Helm e tradução do cineasta Mauro Lima, “O Bom Canário” estreia em 12 de janeiro, no Teatro Poeira, sob direção geral de Camilla Amado, direção de Rafaela Amado e Leonardo Netto, realização da Chaim Produções e com Flávia Zillo, Érico Brás, Joelson Medeiros, Leandro Castilho, Marcos Acher, Roberto Lobo e Sara Freitas no elenco.
  “O Bom Canário”, de Zacharias Helm, considerado um dos melhores autores de cinema de Hollywood, foi apresentada na França em 2007, sob direção de John Malkovich. Na época, a peça recebeu, em Paris, o maior número de indicações para o Moliére: 6. Também ganhou o Crystal Globe Award. Zach Helm é roteirista dos filmes “Mais Estranho que Ficção” - com Emma Thompson e Queen Latifah - e “A Loja Mágica de Brinquedos” - com Dustin Hoffman e Natalie Portman - no qual também assumiu a função de diretor.
A atriz e protagonista de “O Bom Canário”, Flávia Zillo, assistiu ao espetáculo dirigido por Malkovich e conta sua reação: “Fiquei impactada com a força da personagem. A Annie foi gordinha quando adolescente. Para emagrecer começou a tomar anfetaminas e ficou viciada”.  A diretora geral da montagem brasileira, Camilla Amado, ratifica e explica o impacto da atriz, “Annie, a personagem, tem uma singularidade emocional inteiramente assumida, mas como é difícil assumir isso, ela toma anfetaminas para se manter singular, por mais contraditório que pareça. Ao mesmo tempo numa sociedade massificada é difícil se apresentar como singular. Se apresentar como drogada é menos pior, pois se está de alguma forma inserida no contexto. A personagem se aceita exatamente como ela é, com imperfeições, limites, perdas, sonhos não realizáveis, as qualidades – ou seja, ela aceita sua singularidade”.
 “O Bom Canário” conta a história de um casal: Jack (Joelson Medeiros), escritor, romancista com grande futuro e Annie (Flávia Zillo), dona de casa e viciada em anfetaminas desde a adolescência. Apesar dos supostos problemas, o casal vive bem, se ama e é feliz. Charlie (Érico Brás) é um editor que trabalha na indústria literária pornográfica, e vê no romance de Jack, a chance de realizar um grande projeto e ganhar dinheiro. Transitando entre o mundo das artes, a escrita, as drogas, o amor, a ambição, “O Bom Canário” fala sobre padrões, loucura, individualidade, concessões e tudo que nos torna humanos e complexos.   Utilizando uma linguagem realista na direção, Rafaela Amado diz que “buscou valorizar o elenco e reforçar a história de cada personagem, trabalhando a fragmentação da vida comum, das relações, dos amores. A história é contada por si só, pois é um texto muito ágil. O autor trabalha com cinema, então esse ritmo rápido e autônomo ficou impresso na peça”. Leonardo Netto, co-diretor e responsável pela trilha sonora da peça, detalha: “é como se fosse um diretor só. Conseguimos uma unidade de pensamento. O desafio é fazer com que tenha a densidade necessária, sem ficar excessivamente dramática, sem passar do ponto. O Bom Canário não é uma peça careta, propõe situações surpreendentes”.
A iluminação, assinada por Luiz Paulo Nenen, trabalha o conceito de oposição, fragmentação, recorte da época moderna. Já o cenário de Marcelo Lipiani e Lídia Kosovski, indicados ao prêmio Shell 2011, se transforma durante a peça com a ajuda dos próprios atores. Sem mudar os elementos básicos, modificando apenas a posição ou acrescentando detalhes, cada cena tem um cenário diferente.
Ambientado na fria Nova Iorque recriada através dos figurinos de Ney Madeira, o espetáculo mostra uma atmosfera invernal com cores neutras e sóbrias. “Temos como referência a intelectualidade de escritores e editores americanos, o que valoriza a estética, mas prioriza o conforto. Todo trabalho de figurino é feito em sintonia com o cenário”, explica Ney.

Grupo Moitará em 2012 - Primeiras atividades

Queridos(as) amigos(as),

2011 foi um ano rico com muitas andanças para o Grupo Moitará: viajamos por mais de 50 cidades de 22 estados desse "Brasilzão de meu Deus" apresentando nossos espetáculos, ministrando oficinas e palestras, realizando encontros e intercâmbios que, consequentemente, nos transformaram em profissionais mais generosos, em pessoas que acreditam na arte como um bem essêncial para a humanidade. E é com essa fé que daremos nossos próximos passos. Então, se chegou 2012, que venham agora os desafios...

Para iniciar o ano, estamos organizando a nossa primeira viagem rumo a Brasília, onde faremos 4 apresentações do espetáculo Acorda Zé!,  no  Teatro da Caixa Cultural, de 02 a 05 de fevereiro, e ministraremos uma oficina  para estudantes de artes cênicas, atores e bailarinos.

No Rio de Janeiro, também ministraremos a oficina "Treinamento do Ator com a Linguagem da Máscara Teatral" na sede do Grupo Moitará, de 13 a 17 de fevereiro, das 9:30 as 12:30, os interessados poderão entrar em contato  com o Moitará nos endereços Abaixo.
 
Um forte abraço
 
Grupo Moitará
 
Rua Joaquim Silva, 56/3º andar-Lapa, Rio de Janeiro-RJ
Tels.: (55 - 21) 3852 0403 / 2221 7319

www.grupomoitara.com.br

Skype: grupo.moitara

Sinto Encanto - Fã Clube Zélia Duncan Fortaleza/Ce: QUEM NÃO TEM ORGULHO DESSE SER HUMANÍSSIMO! ZD ADM...

Sinto Encanto - Fã Clube Zélia Duncan Fortaleza/Ce: QUEM NÃO TEM ORGULHO DESSE SER HUMANÍSSIMO! ZD ADM...

Trio Ternura na Zozô

Manu Chao e Leci Brandão farão shows no Fórum Temático

Manu Chao e Leci Brandão farão shows no Fórum Temático

09/01/2012 13:50:36

Durante quatro dias em janeiro, a agenda cultural da Usina do Gasômetro ganhará reforço especial por conta das atrações oferecidas pelo Fórum Social Temático. As atividades estão previstas para ocorrer de  25 a 28 de janeiro. O Fórum acontecerá de 24 a 29 de janeiro, com apoio da prefeitura.

As ações incluem, por exemplo, a Mostra Internacional de Artes Visuais (quadrinhos, graffiti, pintura, ilustração e caricatura), além de atrações em teatro, dança, contação de histórias e oficinas. Outro espaço disponibilizado pela prefeitura para a programação cultural do Fórum são os armazéns seis e sete do Cais do Porto. A programação completa deverá ser divulgada nos próximos dias.

A Capital também será palco de dois importantes shows. Dia 24, terça-feira, a partir das 18h, após a tradicional Marcha de Abertura do Fórum Social Temático, o Anfiteatro Pôr-do-Sol recebe bandas e artistas como Leci Brandão, Martinália, Jolly Boys, Produto Nacional, W Negro e Música Negra. O segundo show ocorre dia 28, sábado, com destaque para a apresentação do músico francês Manu Chao – com Circo Planetário, Rinocerontes, Bandinha Didadó, Grande Teatro Mágico e Gogol Bordello.

Um terceiro espaço cultural estará montado junto à área a ser utilizada pela prefeitura no estacionamento da Usina do Gasômetro. Chamado de Ágora, em referência à praça principal das cidades gregas da Antiguidade e em homenagem à democracia participativa em Porto Alegre, a grande tenda da prefeitura terá atrações artísticas e culturais nos fins de tarde durante o Fórum Social Temático. Para garantir a realização do evento, a administração municipal investiu R$ 1,79 milhão em infraestrutura.


Texto de: Poti Silveira Campos
Edição de: Caco Belmonte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

www2.portoalegre.rs.gov.br