Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 13 de março de 2012

Parada da Lapa

Almanaque Café apresenta As Damas da Canção

CenAberta Casa da Ribeira

Rio Scenarium

Parada da Lapa

Dois em um no projeto Vila da Música

Lista Amiga:  http://ow.ly/9vVOC

O Teatro Vila Velha é gerido pela Sol Movimento da Cena e conta com os seguintes patrocínios:
Petrobras e Governo do Estado da Bahia - através do Fundo de Cultura da Bahia

O Vila é Ponto de Cultura.

diego schaun: "FRÁGIL" Nova música do Diego Schaun

diego schaun: "FRÁGIL" Nova música do Diego Schaun: Ontem, dia 11 de Março, o cantor Diego Schaun disponibilizou a música "Frágil" para download. Será a música de trabalho do novo disco Folk ...

Maracangalha


Maracangalha Música brasileira para adeptos do livre dançar!
Especial Divas da Música Brasileira

17 de março
Bola Preta


DJs Fukô e Aroldo
VJ Guilherme Vargues
A Maracangalha é uma festa dedicada ao melhor da música popular brasileira, indo de samba, samba-rock, soul, rock, funk, forró, até frevo e maracatu.

Entrada
18 na lista amiga
20 normal
Centro Cultural Cordão da Bola Preta
Rua da Relação, nº 3, esquina com Rua do Lavradio
Info: 7865-7604 / 8667-2949

COMO FUNCIONA A NOSSA LISTA AMIGA
- Recebemos os 300 primeiros nomes por email e os 300 primeiros nomes pelo evento criado a cada festa pelo perfil Festa Maracangalha no Facebook
- Recebemos listas de aniversário até o dia anterior da festa, às 18h (o aniversariante que enviar a lista antecipadamente entra de graça com mais um acompanhante e os convidados entram na lista amiga)
- Aniversariantes que comemorarem na festa porém sem o envio da lista antecipadamente tem a entrada liberada mediante apresentação da identidade que comprove o aniversário na semana da festa
- Só são válidos os nomes recebidos com sobrenome
Esclarecemos que essas regras existem com o intuito de melhorar o andamento da fila, pois a conferência dos nomes na lista amiga, caso esta não fosse limitada, atrasaria em muito a entrada do público na festa, como já presenciamos quando estas regras não existiam.

As crianças sabem da paz

Lançamento livro Renée France de Carvalho - Uma vida de Lutas -15/03 - Livraria da Travessa

ORQUESTRA SINFÔNICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Toquinho - 23/03/2012 - Campinas

Shows Campinas: Toquinho - 23/03/2012 - Campinas:  Depois de oito anos sem lançar um disco com musicas inéditas, o violonista, compositor e cantor Toquinho está de volta com uma nova safra ...

Centro Cultural Brasil USA

PIANISTA ARTHUR MOREIRA LIMA EM SÃO JOSÉ

Banda V-Trix e Samba do Carlinhos essa semana no Lapa 40 Graus

Pedra-Pão - Pinhal Novo - 23 Março de PALMELA - Câmara Municipal

Cult Carioca: CULT MOVIE - Mafalda - Filme Completo

Cult Carioca: CULT MOVIE - Mafalda - Filme Completo:           Ano: 1982   Subscribe in a reader

Dia Mundial do Teatro do Oprimido

Festa M.I.S.S.A dia 24/03 no Pier Mauá - Monobloco - Trio Ternura e muito mais!

Marcos Assumpção



Marcos Assumpção
Site Oficial  

Cineasta Luiz Rangel: Antes Era Uma Possibilidade, Agora É Realidade!

Cineasta Luiz Rangel: Antes Era Uma Possibilidade, Agora É Realidade!

MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE

Seminário Sistema Estadual de Cultura

Mensagem do DIA MUNDIAL DO TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE


Todos os anos, desde 2001, comemoramos o 20 de Março como o Dia MUNDIAL do Teatro para a Infância e Juentude, criado pela ASSITEJ. Depois de mais de três anos de lutas, em 2008, o CBTIJ conseguiu junto ao Congresso Nacional oficializar, através da Lei 10.722, o Dia NACIONAL do Teatro para a Infância e Juventude.
Tradicionalmente a ASSITEJ convida um artista para escrever uma mensagem comemorativa, que a enviamos abaixo, juntamente com as cartas dos presidentes do CBTIJ e ASSITEJ.
Mensagem de Dudu Sandroni, Presidente do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude.
Resistentes
Há 64 anos Lúcia Benedetti, Madame Henriette Marineau, da Cia. Artistas Unidos levavam à cena a peça O Casaco Encantado, e dessa forma davam inicio ao Teatro Infantil Brasileiro moderno, aquele em que atores profissionais atuavam para uma platéia composta por crianças e jovens.
Não que antes não houvesse teatro para crianças e jovens. Esse gênero sempre esteve presente nas nossas praias - literalmente - desde que o padre Jesuíta José de Anchieta chegou por aqui para “educar” nossos índios, nossos curumins.
Depois de Lucia Benedetti, Maria Clara Machado e o seu O Tablado, nos anos 1950, e mais tarde ainda os argentinos Ilo Krugli e Pedro Dominguez, nos anos 1970, trataram de moldar e solidificar a estrada na qual andamos hoje.
Muito mais gente pavimentou essa estrada. Os artistas de rua, os titeriteiros, os circenses, os escritores, os professores, alguns homens de governo - funcionários públicos, alguns homens de negócio - patrocinadores, mecenas ou mesmo empresários do ramo teatral, na época em que isso existia.
São muitos anos de história. Muitos homens e mulheres que viveram suas vidas na alegria e  no êxtase - e por que não, na dor - de, parafraseando Jorge Luiz Borges, brincar de ser outro, diante de uma platéia – de miúdos, de virgens em todos os sentidos da palavra, que brinca de tomá-los por aquele outro, não importando se esse outro é uma fada, um bruxo, um palhaço, um pirata, um dragão ou simplesmente gente.
Mas uma coisa nos liga a esse passado tão distante e que o torna tão perto.
Uma coisa é passado, presente e futuro.
Uma coisa que nos faz ir além de sermos artistas. Uma coisa que nos faz ir além de dedicarmos nossa arte as crianças e aos jovens:
SOMOS RESITENTES!
Enfrentamos as diversidades, não contamos com quase ninguém, a não ser com nós mesmos, com os nossos iguais, juntamos os nossos trapinhos, os nossos trocados, os nossos sonhos e seguimos em frente, escrevendo nossa história a cada dia, resistindo a cada dia, construindo a cada dia um pouquinho mais da estrada que nos levará ao dia seguinte.
Brincando, sonhando, trabalhando e resistindo, SEMPRE!
Dudu Sandroni

Mensagem de Yvette Hardie, Presidente da ASSITEJ – Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude.
O teatro é para todos, e, no entanto, não alcança todos. Muitas vezes não chega ao adulto, porque este quando criança, não teve nenhuma oportunidade de vê-lo. Em outros momentos não chega à criança, porque nunca chegou a seus pais – e estes acreditam que não há necessidade. Ou não chega a criança, porque os adultos têm outras prioridades; ou porque existem obstáculos maiores de geografia, acessibilidade e de conhecimento.
Devido a sua natureza tão especial e particular – um momento vivo de interação com o público; uma janela especial, na qual os artistas conseguem tocar os corações e mentes, ouvidos e olhos das pessoas que respiram o mesmo ar que eles, de uma maneira intensamente pessoal – o teatro fica naturalmente limitado em sua capacidade de alcançar cada criança ou jovem. Mas, uma vez que o público esteja presente, existe uma capacidade ilimitada de comunicação com o essencial, com o misterioso, com o real e o possível.
É por isso que nós, artistas, devemos ter cuidado com o trabalho que criamos e assegurar que cada apresentação, seja uma oportunidade para o público ficar mais intrigado, mais curioso, mais cativado e assim se tornar um apaixonado pelo encontro que o teatro oferece.
Durante os próximos três anos, pedimos aos amigos da ASSITEJ unirem-se ao chamado “Leve hoje uma criança ao teatro”. Que esta convocação vá de encontro ao coração de nossa missão: assegurar que cada criança e jovem tenha acesso ao teatro. Mas não podemos fazer isso sozinhos. Ao fazemos esta convocação, somos conscientes da necessidade de estabelecer contato com todos que tenham o poder de assegurar que as crianças e jovens possam participar de um encontro teatral: governos, educadores, grandes e pequenas empresas, igreja, e sociedade em geral. Pedimos aos centros ASSITEJ que trabalhem ativamente para se envolver e conseguir todo o apoio possível de maneira prática e inovadora.
Ao nos aproximarmos do Dia Mundial do Teatro para a Infância e Juventude – 20 de Março, queremos dizer ainda mais forte: “Leve hoje uma criança ao teatro”. e esperamos que este chamado ressoe através de cada dia do ano e que todos o ouçam, para que cada criança e jovem, de todos os locais, tenham a oportunidade de apaixonar-se pelo teatro.
Yvette Hardie

Mensagem de Suzanne Lebeau, autora canadense, fundadora e diretora artística do grupo Le Carrousel.
Queridos amigos
Eu gosto de teatro
Eu gosto da magia desta arte
Em que estamos todos reunidos numa mesma sala
E, no entanto somos (pessoas, indivíduos) únicos...
Cada um com (tendo) sua história
Descalços ou com sapatos de luxo
No frio do polo ou no calor dos trópicos
Cada qual com seu humor,
Com sua família, seus gostos, sua cor de pele,
seus problemas, seus sonhos
Gostei ainda mais de teatro
Quando tive contato com o público infanto-juvenil, nos meus tempos de atriz
e me dei conta da sutil fronteira entre a realidade e a ficção.
Quem diz a verdade, se é que a verdade existe?
Quem mente?
Quem fala melhor, mas docemente (ternamente, carinhosamente) ao homem sobre o homem? (de homem para homem)
A realidade ou a ficção?
É grande a tentação de se crer que a realidade diz a verdade
e que a ficção é mentirosa
Por que então, outro dia, um tapa,
um simples tapa em cena me emocionou (causou comoção,  transtornou, enojou)
Quando ontem, eu assistia pela televisão, sem me comover, imagens da guerra, ao vivo.
Pensando que a catástrofe seria ainda maior amanhã
Mais pesada, mais grave.
Por quê?
A pergunta é fabulosa... e inesgotável.
Esse é o mistério que faz com que o teatro seja único e tão apreciado
Todos vocês que estão aí sentados... esperando que a luz se acenda
Digam-me, onde está a verdade? se é que há uma verdade! (se é que ela existe)
Digam-me, onde está a mentira?  se é que há uma mentira! (se é que ela existe)
Com toda minha amizade que é muito grande
Suzanne Lebeau

Entre no site do CBTIJ – www.cbtij.org.br para ler as mensagens dos anos anteriores e saber como foram as comemorações realizadas pelo CBTIJ