Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Banda Reza Verde no Jornal A Voz de Maricá Rj

Sistema Nacional de Cultura é tema de debate em Poços de Caldas

Os desafios para a implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) em Minas Gerais têm nova rodada de debates no próximo dia 29 de maio, em Poços de Caldas (Sul de Minas). É mais uma etapa das audiências públicas nas macrorregiões do Estado que o Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais têm realizado em parceria com a Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa de Minas Gerais desde o mês de março deste ano.
O evento acontece na Câmara Municipal de Poços de Caldas, às 10 horas, e vai contar com a presença de representantes do Ministério da Cultura, além de integrantes da Comissão de Cultura da ALMG, gestores públicos dos municípios da Região, sociedade civil, dentre outros. Na parte da tarde, o MinC oferecerá orientações para adesão dos municípios ao Sistema.
A realização das audiências públicas em Minas tem como principal objetivo sensibilizar os municípios sobre a importância da integração ao SNC, por meio do debate, da participação e da troca de informações, para que, juntos – Estado e sociedade –, possam constituir uma política cultural democrática no país. Na publicação com orientações sobre o SNC, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, afirma que “à semelhança de outros sistemas de políticas públicas, o Sistema Nacional de Cultura é uma articulação entre Estado e Sociedade que pretende dar organicidade, racionalidade e estabilidade às políticas públicas de cultura – definidas como políticas de Estado -, cuja finalidade principal é garantir a todos os brasileiros o efetivo exercício de seus direitos culturais”.
A iniciativa já passou pelas macro-regiões do Triângulo Mineiro, Centro-Oeste e Norte de Minas, em eventos realizados em Uberlândia, Divinópolis e Montes Claros, respectivamente. As próximas cidades-polo a receber os debates são Almenara (12/06) e Juiz de Fora (26/06).

FÓRUM

Criado em 2011 para fomentar o debate sobre as políticas públicas para a área da cultura, o Fórum de Políticas Culturais de MG é constituído pelo Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional Minas Gerais, UFMG, Fundação Nacional das Artes, Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Associação Mineira dos Municípios, Observatório da Diversidade Cultural, Sebrae/MG, SESC/MG, Comissão de Cultura da ALMG, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Federação dos Circuitos Turísticos.

SERVIÇO
Encontros Regionais do Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais
Poços de Caldas – 29/05/2012
10h às 12h - Audiência Pública sobre o Sistema
Local: Câmara Municipal de Poços de Caldas – Rua Junqueira, 454
14h às 17h - Orientações para Adesão ao SNC
Local: SESC Poços de Caldas – Rua Paraná, 229 – Centro – 35-3722-1393
Mais informações e confirmação de presença (citando nome/instituição/tel/email) – snc.mg@cultura.gov.br ou pelo telefone (31) 3055-5903.
Contato: Representação Regional Minas Gerais/MinC
Telefone: (31) 3055-5903

Fonte: MinC

Café Piu Piu


La intelectualidad cubana: debatir o esconderse

La intelectualidad cubana: debatir o esconderse

Níkolas Reis analisa os desafios para o futuro de Itajaí no livro “A ousadia é peixeira”

Níkolas Reis analisa os desafios para o futuro de Itajaí no livro “A ousadia é peixeira”
Lançamento acontecerá na próxima quinta-feira (31), às 19h30, na Câmara de Vereadores

“O destino do mundo depende do destino político”.Níkolas Reis abre seu livro, “A ousadia é peixeira”, publicado pela Editora Casa Aberta, citando Edgar Morin, um dos principais pensadores do nosso tempo. Para o filósofo, enfrentar as grandes questões do mundo depende da ousadia política. O livro será lançado na próxima quinta-feira (31), às 19h30, na Câmara de Vereadores de Itajaí.

Formado em Direito pela Univali, quando liderou o movimento estudantil, e vereador, estando no seu segundo mandato, Níkolas Reis vem construindo um currículo invejável. Engajado na política de Itajaí tem se despontado como um dos principais interlocutores da cidade.

Neste livro, Níkolas faz referências a grandes cientistas sociais, como Karl Marx e Adam Smith, que ainda iluminam as ideias de líderes e o destino da política no mundo.

Em âmbito nacional, a obra discorre sobre o legado deixado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que para o autor foi, principalmente, “o sentimento de esperança que voltou a existir no povo brasileiro”. As reformas tributária, política e administrativa, que são desafios presentes, integram também as reflexão desta obra, sem deixar de enfrentar temas difíceis, como corrupção, que segundo o autor, “é um fardo que se tem de carregar, com raízes tão antigas quanto a chegada dos primeiros europeus no país”.

Mas Itajaí é seu alvo. Apaixonado pela cidade peixeira, Níkolas reuniu neste livro vários ensaios, que vão da história da cidade ao desafio de pensá-la para o futuro. Da exaltação à miscigenação de etnias na formação da cidade, passando pelos nomes de ruas que expressam relações de poder (muitos deles alemães), a períodos que marcaram a história, como a proclamação da república, o movimento federalista, o período do Estado Novo, sem deixar de passar pelo golpe militar, em 1964.

Nesse longo período, “a cidade não foi só dos conservadores”, diz Níkolas. Ao passo que faz referência a personagens que representam forças progressistas da cidade, o autor também é enfático: “somente a esquerda é capaz das transformações de posturas gerais, porque é quem compreende as mudanças de padrões sociais e individuais em curso, propostas e executadas ao redor do mundo, mas porque também congrega um cabedal histórico de diálogo com as minorias e setores marginalizados”.

Planejar o porto de Itajaí para o futuro está entre os grandes desafios atuais. No livro, Níkolas Reis apresenta soluções. O mesmo faz com os setores de serviços, a pesca, a indústria, o comércio e com os investimentos necessários em infraestrutura. A preocupação com o meio ambiente é outro pondo abordado pelo autor. Nesse debate, Níkolas aponta como combater as cheias que, tempos em tempos, assolam a cidade.

Por fim, o autor defende que a política é a arte do possível. Pela abrangência de sua obra, a cidade terá um futuro próspero.
Texto: José Isaías Venera - DRT SC 01522 JP

TCA - O jazz virtuoso e inovador de Trombone Shorty and Orleans Avenue

Dia Mundial da Criança de PALMELA - Câmara Municipal

Olhar de Cinema - Entre Lá e Cá

FCC Musica Instrumental e Caipira no Teatro do Paiol

Orquestra de Câmara e Mônica Mochdeci dividem o palco no Clássicos Pró-Música

Orquestra de Câmara e Mônica Mochdeci dividem o palco no Clássicos Pró-Música
Em comemoração ao aniversário de Juiz de Fora, o Clássicos Pró-Música deste mês reúne a Orquestra de Câmara Pró-Música e a pianista Mônica Mochdeci. O concerto marca o retorno da pianista aos palcos, depois de 15 anos afastada, dedicando-se a família, regência de coral e magistério. O destaque do programa é a execução do Concerto de Mozart nº 23/ KV488. A regência fica a cargo da maestrina Nerisa Aldrighi. A série é promovida por Pró-Música/UFJF e conta com apoio da TV Alterosa.
Apesar de não ser a estreia da pianista no Teatro Pró-Música/UFJF, é a primeira vez que Mônica apresenta-se no Clássicos Pró-Música. “A experiência de dividir o palco com a Orquestra de Câmara, além de emocionante, é desafiadora, pois, com este concerto, volto ao palco depois de 15 anos.” Para a pianista, o recital é a concretização de um sonho. “Espero que tudo corra bem e que a música cumpra seu papel de dinamizar as energias do ambiente envolvendo a plateia em boas vibrações.”
Natural de Juiz de Fora, Mônica atua como regente do Coral “Os Cantores do Caminho” desde 1987. É pesquisadora na área da Ecologia Sonora, desenvolve projetos educacionais para a conscientização do meio ambiente acústico nas escolas e ministra cursos para professores da rede pública. Em 2009, voltou a dedicar-se ao estudo do piano, sob a orientação da pianista Maria Alice Mendonça.
Programa:
MOZART, Wolfgang Amadeus - Divertimento K 136 (movimentos: Allegro, Andante, Presto)
NEPOMUCENO, Alberto - Serenata
VILLA-LOBOS, Heitor - Bachiana 4 (Preludio)
MOZART, Wolfgang Amadeus - Concerto nº 23 para piano K 488 (movimentos: Allegro, Andante, Presto)
Contato para entrevistas: Mônica Mochdeci (8874-6515)
Quando: Dia 31 de maio, às 20h
Onde: Teatro Pró-Música/UFJF
Quanto Custa: Entrada franca
Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabíola Costa (32) 9982-2422

Nesta quinta, dia 31/05 tem Forroneja no Lapa40º!

Almanaque Café

SESI SP apresenta Joias do Deserto - Até 10 de junho

Yoga para Pais e Filhos