terça-feira, 26 de junho de 2012
EnCanto de Cordas (Cau Karam, Francisco Andrade e Letícia Torança) no Comboio de Cordas!!!!
Nesta última terça-feira de junho, o Comboio de Cordas encerra sua 10ª Temporada com a sutileza e a densidade do grupo EnCanto de Cordas. Formado por Cau Karam (Violão) Francisco Andrade (Viola Brasileira) e Letícia Torança(Canto),
EnCanto de Cordas é o estudo e difusão da canção brasileira e latino
americana
, de
compositores de diferentes regiões e períodos históricos no diálogo com a
música de câmara popular. No repertório canções de Xisto Bahia,
Waldemar Henrique, Villa-Lobos, Pixinguinha, Vinícius de Morais,
Atauhalpa Yupanki, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ednardo, Chico
Saraiva & Mauro Aguiar.
Participação especial de Renato Consorte!!
Arrigo Barnabé e várias novidades na Casa de Francisca
Memórias
de Um Caramujo desenvolve desde 2007 um trabalho de composição, arranjo
e interpretação de canções próprias. A sonoridade do sexteto paulistano
surge de uma fusão original de influências como a Tropicália, a
Vanguarda Paulista, Clube da Esquina e Beatles, entre outras. Utilizando
diferentes formações instrumentais e combinações vocais, o grupo cria
um espetáculo que foge do lugar comum. De forma teatral, os caramujos
apresentam as canções de seu disco de estreia, Memórias de um Caramujo –
Ao Vivo (2011), e composições inéditas. O repertório transita pelo
universo lírico e também pelas narrativas
bem humoradas e sarcásticas, com atenção especial às letras perspicazes.
Formado por André Vac, Beatriz Mentone, Gabriel Basile, Gabriel
Milliet, Thomas Huszar e Tomás de Souza, o grupo foi vencedor do 38º
Festival Nacional da Canção (Minas Gerais), finalista do Festival
Botucanto (Botucatu) e participante da 3ª Semana da Canção Brasileira
(São Luiz do Paraitinga – SP).
c a n ç õ e s e l a b o r a d a s s o b r e a r r a n j o s e x p e r i m e n t a i s , q u e r e ú n e m m e l o d i a s v o c a i s d e f o l k e r o c k a l t e r n a t i v o , t e m a s o r q u e s t r a i s c i n e m a t o g r á f i c o s e s o n o r i d a d e s d a m ú s i c a e l e t r o a c ú s t i c a .
O
novo CD MUVUCA foi gravado em estúdio, preservando a idéia de um
concerto ao vivo, numa sala grande, com os músicos tocando ao mesmo
tempo. Os músicos que gravaram são os mesmos que há anos atuam com
Carlinhos Antunes na Orquestra Mundana e nos diversos projetos por ele
realizados no Brasil e no exterior. 2012 coincide com 35 de carreira de
Carlinhos Antunes com várias atividades comemorativas. O repertório é
eclético, com composições de Carlinhos Antunes e parceiros da França e
Suécia, mantendo as características da Orquestra Mundana de misturar
sons e instrumentos de várias partes do mundo. Escolhido com dedicação e
carinho para ser lançado no Brasil e no exterior,
respectivamente. Ritmos de fronteira, musica oriental e
nordestina, ritmos africanos e latinos, composições que homenageam
artistas, com uma instrumentação rica e diversificada, podem ser
conferidos nesse CD que respeita a música instrumental e aponta para um
caminho diferente e ousado.
“Não
acredito em nada que não tenha angústia, isso talvez é o que mais me
atrai nas canções de Lupicínio, e também a raiva, gosto muito de
trabalhar com a raiva, a revolta. Nele tudo é verdadeiro, e raiva e
angústia é meio difícil fingir. Por essa observação penetrante do ser
humano nas situações limites da dor amorosa, por esse humor que permeia
as canções, um humor voltado para a ironia e o sarcasmo, por tudo isso
estava atravessada a vontade de cantar Lupicínio."
Arrigo Barnabé
Arrigo Barnabé
Rua José Maria Lisboa 190, travessa da Av. Brigadeiro Luís Antônio T 11 3052 0547_
RESERVAS SOMENTE ATRAVÉS DO SITE www.casadefrancisca.art.br
NÃO É SERVIDO DURANTE AS APRESENTAÇÕES
Pós-Afro inscreve para aluno especial de mestrado e doutorado
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Seleção: Aluno Especial 2012.2. Inscrição: 9 a 11 de julho, 14h às 17h. Local: Secretaria do Pós-Afro (Pç. Inocêncio Galvão, 42, Lgo. 2 de Julho). Disciplinas: Relações entre lingua(gem), identidade étnica e poder; África e as ciências humanas; Identidade étnica e literatura; Iconografia e imagens da diáspora africana; Processos de construção de discursos históricos e identitários. Resultado: 18 de julho. Edital e informações: www.posafro.ufba.br. |
CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br - Site: www.ceao.ufba.br
Mensagem do dia - Livraria Omnisciência
Sem dúvida alguma, é fácil realizar ações nobres para alcançar nome e
fama, mas o valor de um homem não pode ser medido por tais ações. Para
conhecê-lo realmente examine suas ações cotidianas. Nelas se revela seu
verdadeiro caráter.
Eterno Companheiro, Vida e Ensinamentos de Swami Brahmananda
14 Bis + Vitor Moreno - 29/06/2012 - Campinas
Shows Campinas: 14 Bis + Vitor Moreno - 29/06/2012 - Campinas: Nesta sexta-feira, 29 de junho, acontece a segunda edição do projeto "Musicalidade na Praça" , em Campinas. A abertura fica por conta do m...
Conteúdo teórico ganha fôlego na 23ª edição do Festival
23º Festival Internacional de Música
Colonial Brasileira e Música Antiga
Primeira edição do evento depois da incorporação do Pró-Música pela UFJF ganha fôlego no conteúdo teórico.
Encontro de Musicologia Histórica reúne estudiosos de todo o país
Todas as informações sobre o Festival estão disponíveis no site www.promusica.org.br
O
23º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música
Antiga é um marco na história da realização como a primeira edição
promovida depois da incorporação do Centro Cultural Pró-Música pela
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este divisor de águas
poderá ser conferido pelos inscritos e pelo público no maior fôlego no
conteúdo teórico do evento. Entre os dias 15 e 29 de julho professores e
estudiosos da música reúnem-se na cidade mineira para ensinar aos cerca
de 700 inscritos, mas também para discutir os rumos desta arte e para
ilustrar a platéia dos concertos.
Além
de 36 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática
da musicalização ministrados por 48 conceituados professores brasileiros
e estrangeiros, o evento oferece master class internacional com
integrantes do Ricercar Consort e palestras, ministradas por Paulo
Bosísio, Homero Magalhães Filho, Rodolfo Valverde e César Villavicencio.
O ponto de convergência entre conhecimento e performance é o bate-papo
que antecede os concertos, toda noite, às 19h30, quando o professor
Rodolfo Valverde fará comentários sobre as atrações e os programas dos
recitais.
Também
na esteira da transformação do Pró-Música, um dos mais premiados
centros culturais do país, em núcleo da UFJF, por sua vez uma das mais
bem avaliadas no ensino superior, está a retomada do Encontro de
Musicologia Histórica. Em sua nona edição, o maior evento brasileiro do
gênero em número de edições bienais, número de trabalhos publicados e
duração temporal recebe pesquisadores convidados e inscritos.
30 concertos gratuitos
Grandes
estrelas da música de concerto, especialmente do cenário da música
antiga, reúnem-se em Juiz de Fora (MG) para o 23º Festival. Nomes
brasileiros e estrangeiros de primeira grandeza marcam presença em 30
concertos, todos gratuitos, com expoentes como o Ricercar Consort
(Bélgica), o More Hispano (Espanha), o pianista Arnaldo Cohen, o
violonista Yamandu Costa e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Entre
os pontos altos está a apresentação da Orquestra Barroca do Festival.
Formada por músicos de consolidada carreira internacional, a orquestra
amplia sua discografia com novo registro em CD de música barroca e
colonial interpretada de forma historicamente correta. As apresentações
vespertinas e noturnas tomam praças, teatros e igrejas.
Artes plásticas
Com
curadoria da Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, o Festival terá três
mostras de artes plásticas. A Galeria Renato de Almeida do Centro
Cultural Pró-Música recebe “O som no tempo: a evolução dos instrumentos
musicais”. Já o Museu de Arte Murilo Mendes será sede de duas
exposições: “Il Guarany Carlos Gomes” – Serigrafias de Carlos Scliar, na
Galeria Poliedro, e “Santos todos nós” – Cerâmicas de Hélio Siqueira,
na Galeria Retratos-relâmpago.
O
23° Festival tem o patrocínio de Petrobras, UFJF, Cemig, Prefeitura de
Juiz de Fora e ArcelorMittal; apoio de Leis Estadual e Federal de
Incentivo à Cultura, Funalfa, Tribuna de Minas, TV Integração, Rumos
Empresa Júnior de Turismo, Embaixada da Espanha no Brasil e Quilombo
Comunicação.
Inscrições
Serão
aceitas cerca de 700 inscrições. O evento, que tem o maior departamento
de música antiga do país, oferece cursos de traverso, viola da gamba,
violino, violoncelo, cravo, além de canto barroco. Entre as opções
também estão os instrumentos modernos e as oficinas para crianças, como a
de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o
curso de didática da musicalização infantil.
As inscrições podem ser feitas pelo o site do Pró-Música (www.promusica.org.br)
até a véspera do evento, dependendo da disponibilidade de vagas. Os cem
primeiros inscritos têm direito a alojamento gratuito e os 200
primeiros recebem alimentação (almoço e jantar) sem custo. A taxa é de
R$ 120 por curso em pagamento com cheque nominal ao Centro Cultural
Pró-Música ou depósito no Banco do Brasil (agência 0024-8, conta
6745-8). No caso do depósito, o comprovante deve ser remetido junto com a
ficha de inscrição por e-mail (promusica@terra.com.br) ou fax (32) 3216-4787.
Todas as informações, inclusive a ficha de inscrição, estão disponíveis no site www.promusica.org.br.
Prêmios do Festival
- Tombado como patrimônio imaterial pela Prefeitura de Juiz de Fora (2009)
-
Trofeu Guarany do 9º Prêmio Carlos Gomes, concedido por Secretaria de
Cultura do Estado de São Paulo e Alice Carta Produções (2004)
- Ordem do Mérito Cultural, insígna concedida pela Casa Civil da Presidência da República/Ministério da Cultura (2002)
-
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria preservação de bens
móveis e imóveis, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (2000)
- Evento do calendário oficial Juiz de Fora, Prefeitura de Juiz de Fora (1997)
Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf
Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Gracielle Nocelli (32) 9115-5432
Kathlenn Baptista (32)9136-2598
Lilian Pace (32) 9112-5581
Centro Cultural São Paulo
Prefeitura de São Paulo
Secretaria de Cultura
Centro Cultural São Paulo
convidam
Secretaria de Cultura
Centro Cultural São Paulo
convidam
para uma conversa, no dia 27 de junho, que faz parte da construção do Segundo Ciclo de debates Centro Cultural, Seu
Próprio. Esta terceira Reunião Pública dá continuidade às
discussões sobre os conceitos de pertencimento, reconhecimento e identidade
do e no espaço público, agora a partir de uma nova provocação: pensar
especificamente as "Utopias de convívio do nosso tempo".
Participe também a partir do Facebook no
grupo Centro
Cultural, Seu Próprio - Ciclo de debates em construção
BloGessinger: P(*)EMA C(*)M N(*)TAS DE R(*)DAPÉ - 55
BloGessinger: P(*)EMA C(*)M N(*)TAS DE R(*)DAPÉ - 55: o mundo é teu, é teu umbigo chapado e aquecido deve ser o fogo amigo queimando tudo, joio e trigo corre mundo um aviso: cor...
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