Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

"MUSICAL VALE" 2ª EDIÇÃO

Cordelista Edmilson Santista no FENATA - Festival Nacional de Teatro

 
O cordelista, ator e escritor Edmilson Santini - Teatro em Cordel - estará se apresentando no FENATA - Festival Nacional de Teatro, dentro da programação paralela, ou seja: estará nas Escolas Públicas, Universidades, Ruas, Praças... assim como fará abertura do Festival, no dia 6, apresentando a his tória: DO PRIMEIRÍSSIMO CACO ATÉ A ÚLTIMA DEIXA, texto criado especialmente para a ocasião(em comemocração à quadragésima edição do evento), em Ponta Grossa- PR, do dia 6 ao dia 14 de novembro de 2012.
 
 
Teatro em Cordel
www.teatroemcordel.com.br


Raízes cariocas no Midrash


39º Encontro - Verão 13/14 Renata Abranches


SP - ARTE / FOTO na Galeria Millan

SP-ARTE/FOTO
 
abertura: 07 . nov . 2012, 16h - 22h
visitação: 08 - 11 . nov . 2012
qui - sex, 16h - 22h; sáb - dom, 14h - 20h
Shopping JK Iguatemi - São Paulo, Brasil
 
ARTISTAS PARTICIPANTES
Sofia Borges
Thiago Rocha Pitta

foto: Sofia Borges, Ave de Rapina, 2012
 
rua fradique coutinho, 1360 são paulo, sp brasil 05416-001 | tel/fax +55 11 3031 6007

Lectura Dantis

El Instituto Italiano de Cultura de Madrid
en colaboración con La Societat Catalana d’Estudis Dantescos
 se complacen en invitarles,
en el marco del Congreso internacional
organizado por la Universidad Complutense de Madrid
a la
 Lectura Dantis
El día 6 de Noviembre de 2012 a las 20.00 horas
Participarán entre otros
Doña Cristina Barbolani (UCM/ACD),
Doña Aurora Conde (UCM),
Don Raffaele Campanella,
quién se encargará de cerrar la jornada con la
lectura del XXXIII Canto del Paradiso
 Acceso libre hasta completar el aforo.
 
IIC Madrid, calle Mayor, 86 – 28013 Madrid
Más información en: www.iicmadrid.esteri.it


ABERTURA DA 46ª SEMANA CASSIANO RICARDO

Cia. Jovem de Dança abre a Semana Cassiano Ricardo

A Cia. Jovem de Dança de São José dos Campos é a convidada especial para abrir amanhã, dia 06 de novembro, a 46ª Semana Cassiano Ricardo, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) com dois espetáculos que levam a literatura para a dança: “Martim Cererê: O Brasil Menino” e “Pátio dos Amores”. As apresentações começam a partir das 20h, e serão realizadas no Teatro Colinas, com entrada franca.

A primeira apresentação é uma adaptação do livro “Martim Cererê”, escrito pelo poeta joseense Cassiano Ricardo, para um espetáculo de dança contemporânea, coreografado por Carolina Natal. “Para essa adaptação realizamos estudos e pesquisas sobre a vida e obra do autor, para que os bailarinos interpretassem com fidelidade a obra, captando todo o seu lirismo e mostrando em forma de dança a história de Martim Cererê”, conta a coordenadora da Cia. Jovem de Dança, Fernanda Ribeiro.

O espetáculo será apresentado sob as canções do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, por este ter sido defensor de idéias modernistas – forte característica na obra Martim Cererê.

Já a segunda coreografia, "Pátio dos Amores", de Marco Sanches, tem inspiração no poema de Fernando Pessoa, “Vem sentar-te comigo Lídia à beira do rio”. Um roteiro claro e coreografias contemporâneas, conduzidas ao som do fado com interpretação de Dulce Pontes, tornam o espetáculo delicioso e romântico.

Entrada franca - A entrada para conferir as apresentações é franca, porém, é necessário retirar os ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do teatro, que fica no Shopping Colinas.

Cia Jovem de Dança de São José dos Campos – Criada em 2005, pela FCCR, a Companhia Jovem de Dança de São José dos Campos teve seu projeto inicial totalmente reformulado em 2010 com a proposta de incentivar a formação de bailarinos, dando prioridade aos jovens da cidade. Dividida em três núcleos (juvenil, semiprofissional e profissional) nos gêneros ballet clássico e dança contemporânea. É a única Cia. De dança do Vale do Paraíba de formação artística.

Ainda no dia 06... O público pode conferir três espetáculos teatrais: o Espaço Cultural Flavio Craveiro recebe a Cia Gigi Anhelli, às 15h com “Bandeira, poesia e outros bichos”, e às 20h, “Mulher, poesia e Cia.”. E no Espaço Cultural Cine Santana, às 20h30, tem o espetáculo “Mário Quintana, o poeta das coisas simples”, de Sérgio Miguel L. Braga Produções. As apresentações têm entrada franca, mas, no Cine Santana é necessário retirar ingressos com 1h de antecedência, no local.

Próximas atrações – A Semana Cassiano Ricardo acontece até o dia 11 de e neste ano, traz a literatura em mais de 20 apresentações de música, teatro e dança, e o que melhor: em várias regiões da cidade e todas com entrada franca. Além disso, a Semana contará com o Espaço dos Escritores Joseenses, dedicado exclusivamente aos autores de São José dos Campos, na livraria MaxSigma, do Vale Sul Shopping. Confira a programação completa.

Serviço: Teatro Colinas – Av. São João, 2200 – Jardim Colinas / Espaço Cultural Flavio Craveiro - Av. Lênin, nº200 - Dom Pedro I. / Espaço Cultural Cine Santana - Av. Rui Barbosa, nº2005 - Santana. Informações: (12) 3924-7340

Assessoria de Comunicação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo - FCCR

12 3924-7328 / 12 3924-7337 / 12 9739-7182 / 12 9739-7183
 
Aberura da 46ª Semana Cassiano Ricardo terá epetáculo de dança adaptado do livro "Martim Cererê", do poeta joseense Cassiano Ricardo
Crédito: Paulo Amaral / FCCR

Áudio em Dezembro: Oficial Smaart, Treinamento em Sistemas sem Fio e Medidas em Áudio!


UMAR Curso Livre Prevenção da Violência de Género - CCIF/UMAR

No âmbito do projecto big~Ei realizar-se-á o quarto Curso Livre intitulado "Prevenção da Violência de Género" no Centro de Cultura e Intervenção Feminista / UMAR (Lisboa, Alcântara). Pretende-se com a realização deste Curso Livre abordar as questões da Violência de Género através de um enquadramento geral sobre a questão e numa segunda parte abordar diferentes metodologias de intervenção no combate à violência de género.

É ainda importante reflectir-se sobre os principais constrangimentos quando temos conhecimento de uma situação de violência e quais os procedimentos que por norma adoptamos enquanto profissionais. Neste sentido, e após este breve diagnóstico passaremos à reflexão sobre estratégias de intervenção na prevenção da violência de género.

Este curso é dirigido a técnicas/os que actuam no domínio da prevenção e combate à violência de género, a docentes, investigadoras/es desta temática e a quem tenha interesse em aprofundar a temática.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias para o email do projecto até 14 de Novembro: projectobig.ei@gmail.com
 

10h - Recepção de Participantes

10h30 - Enquadramento da Violência de Género, Elisabete Brasil

11h -
Metodologias de intervenção na prevenção da violência de género.
Algumas reflexões sobre o projecto "Gostar de mim, Gostar ti", Ana Paula Canotilho e Maria José Magalhães

12h15 - Sessão de Trabalho: constrangimentos e procedimentos na prevenção da violência de género

13h15 - Almoço

14h30 - Sessão de Trabalho: estratégias de intervenção na prevenção da violência de género

15h30 - Apresentação e debate das conclusões de cada grupo

16h45 - Encerramento "A importância da prevenção da violência de género", Maria José Magalhães.


Cristina Pires
Joana Sales

Imagem inline 2
Projecto big~Ei – Bibliotecas pela Igualdade de Género ~ Escola da Igualdade
Rua da Cozinha Económica
Empreendimento Alcântara Rio, Bloco D, 30M e 30N
1300-149 Lisboa.
Tlf: 21 887 30 05
Tlm: 96 966 68 79
Endereço Electónico: projectobig.ei@gmail.com
Facebook: BIG Projectos - big~Ei e BIIG
Promovido pela UMAR e financiado por CIG, POPH/QREN e FSE

Exposição Collage Around The World 2012 e oficina Colando Ideias

SESC Birigui apresenta a exposição Collage Around The World 2012 e oficina Colando Ideias, com Thiago Mazucato
O SESC (Serviço Social do Comércio) – Unidade de Birigui apresenta de 05 a 15 de novembro a exposição Collage Around The World 2012, (A Colagem pelo Mundo 2012), no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) que traz um panorama de técnicas mundiais de colagens, alem de trabalhos contemporâneos de artistas de várias partes do mundo.
Complementando a exposição o artista plástico brasileiro, Thiago Mazucato, aplica a oficina Colando Ideias, no sábado, 10/11, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no MAAP. Com a utilização de elementos e fatos do cotidiano é possível produzir as colagens que, assim, adquirem um significado e uma relevância social maior enquanto obra de arte.
O objetivo da oficina é trazer novos significados e contextos para imagens e permitir uma reflexão crítica sobre a realidade a partir da composição imagética.
Neste ano, em várias partes do mundo estão acontecendo alguns eventos para comemorar o centenário da colagem, inclusive no Brasil, sob a curadoria do artista plástico, Thiago Mazucato. A colagem tem sido desde 1912 uma linguagem de vanguarda nas artes plásticas.
Após um século, e com muitas outras mídias nas quais tem encontrado espaço para se expressar, a colagem mostra-se ainda mais vigorosa em revistas, capas de livros, ilustração, cd's, dvd's, cadernos, e objetos de decoração, além, é claro, do mais tradicional deles, a própria obra de arte, onde seu potencial crítico e questionador permanecem inalterados.
Além dos trabalhos com artes plásticas, Mazucato também desenvolve outros trabalhos, é mestre em Reiki, Psicanalista Clínico e faz graduação em Ciências Sociais na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos).
SERVIÇOExposição Collage Around The World 2012, acontece do dia 05 ao dia 15 de novembro no MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas), em Araçatuba e tem curadoria do artista plástico brasileiro Thiago Mazucato. (Rua Duque de Caxias, 39, Centro). Classificação Livre.

INFORMAÇÕES
Programação Cultural do SESC Birigui
Mazé Tavares, Fernanda Baldasso e Rafael Moura
(18) 3642-7040
Clóvis Carvalho e Ariadne Bognar
(18) 3608-5400

Casuarina, Sgto. Pimenta e Orquestra Voadora - Fundição Progresso - 14 de Novembro (véspera de feriado)


Café PIU PIU

Alamanaque Café


Fundação Biblioteca Nacional convida para o bate papo sobre a literatura Brasileira e Britânica


Lapa 40 Graus completa 5 anos nessa quinta com show de Diogo Nogueira!


Presentacion del libro Nadie soporta una vida encantadora de Matías Buttini (Letra Viva Editorial, Coleccion Narrativa)


Teat(r)o Oficina em ACORDES: estreia em 8/11

A Associação Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona estreia no dia 08 de novembro sua nova montagem, ACORDES: um musical dirigido por Zé Celso, numa versão “sampleada e antropófaga” do texto de Bertolt Brecht “Das Badener Lehrstück Vom Einverständnis“, de 1929.

ACORDES é patrocinada pela Petrobras e traz a Uzyna Uzona e a Universidade Antropófaga de volta à pista do Teat(r)o Oficina, numa temporada popular de 09 de novembro a 23 de dezembro, sempre às sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

Clique no flyer abaixo e tenha acesso ao release e fotos da montagem.

Ana Costa e muito mais no Rio Scenarium