Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 9 de abril de 2013

Ana Costa no Teatro Rival dia 15/04 - Participações de Monarco e Sombrinha

Depois de receber no mês passado, dentro das comemorações do 79 anos do Teatro Rival Petrobras, o sambista Dudu Nobre e o grupo Casuarina, Ana Costa estará de volta à tradicional casa de shows da Cinelândia, Centro do Rio, na próxima segunda-feira, 15Em mais uma noite de divulgação de seu terceiro disco, "Hoje é o melhor lugar", a cantora que ganhou fama nos palcos da Lapa vai dividir a cena com novos convidados: os cantores, compositores e mestres do samba Monarco e Sombrinha.
Esperamos você lá ! 
Quer saber mais da artista ?


Vargas Llosa abre Fronteiras do Pensamento em 17/04


Ziggy Marley na Fundição Progresso - Terça-feira 16/04 às 19h


Túlio Araújo convida Scott Feiner (USA) - 20/04 no CCCP


Tango no Casarão Ameno Resedá


Camarote André Rieu - BH

ANDRÉ RIEU & Johann Strauss Orchestra Garanta já seu camarote no espetáculo de maior sucesso de todos os tempos
O maestro mais popular do mundo se apresenta em Belo Horizonte no dia 17 de abril

Camarotes Premium à venda no site

Para o Entendimento da Situação Brasileira e Mundi...

Equattoria: Para o Entendimento da Situação Brasileira e Mundi...: O excelente blog Teleiós , de José Roberto Prado , lista e disponibiliza para download diversos documentos e materiais com informações ...

Turma do Pagode na Quadra do Salgueiro - 22.04 - Véspera de feriado - E mais: Imaginasamba


51 Fórum da Aliança pela Infância

Aliança convida: 51 Fórum da Aliança pela Infância "Desafios do Brincar"
com Roselene Crepaldi
Gestão Nacional da Rede - SP
Evento nacional
Local: São Paulo, SP
Em:13/04/2013

Horário:de 9h a 12h
Os fóruns são encontros mensais de formação, discussão e reflexão sobre diversos temas importantes relacionados à infância. Em 2013, o fio condutor dos Fóruns será "Os Obstáculos ao Brincar".
O interesse pela temática do brincar tem se apresentado com bastante frequência no cotidiano das grandes cidades. São noticias pesquisas, intervenções onde profissionais de diferentes áreas, têm utilizado o jogo e a brincadeira em suas intervenções com crianças e adultos.

A Semana Mundial do Brincar é uma oportunidade para toda sociedade refletir-se sobre como a brincadeira e o jogo acontecem e os possíveis obstáculos para que as pessoas brinquem.

É por meio da brincadeira e do jogo que a criança constrói e reconstroem códigos, símbolos, instrumentos e cenários comuns para comunicar-se, e, nessa ação, desenvolve a si próprio e ao outro.

Imersas numa sociedade com valores construídos socialmente, as crianças estão em constante contato com a cultura dos adultos, que, transmitida de geração a geração, é modificada por elas na medida em que brincam e se relacionam com os adultos e entre si.

Será que os adultos têm dificultado a brincadeira?

Convidamos todos a discutir esse tema da melhor maneira: BRINCANDO!

Palestrante - Roselene Crepaldi - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é pedagoga efetiva da Prefeitura do Municipio de São Paulo atuando como técnica no CEDOC - Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria de Esportes do Município de São Paulo. Atuou como técnica na Supervisão de Convênios da Coordenadoria de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais e na Coordenadoria de Gestão de Politicas e Projetos de Lazer e Recreação da SEME. Foi Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e responsável pelo Ponto de Cultura do LABRIMP da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Também é membro dos Foruns Paulista de Educação Infantil, de Cultura da Infância e da Aliança pela Infância. Possui experiência na área de Educação atuando como docente e consultora nos seguintes temas: educação e educação infantil, formação de profissionais, politicas públicas para infância, brincar, educação infantil, lazer e recreação. Possui publicações na área da educação, lazer e recreação e é co-autora do Livro Programa Ludicidade: uma proposta para construção de política pública para a infância.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4424742361794016

Espaço Fórum de Brincadeiras - Por motivo de mudança temporária de espaço, não teremos, por tempo indeterminado, o nosso espaço de brincadeiras para as crianças. Pedimos desculpas por este incômodo. Assim que voltarmos, divulgaremos em nossos meios de comunicação.

Local: Auditório EMA (atrás do Planetário)- Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10 (pedestres) e Portões 2 e 3 (veículos, zona azul) - Parque do Ibirapuera - São Paulo


Indicações de transporte público:
- Ônibus 857A-10 Terminal Campo Limpo (pegar no shopping Santa Cruz) -Descer no ponto da Assembleia Legislativa.
- Metrô Paraíso - 1) Saída Viaduto Sta Generosa, para a esquerda, passando por cima do viaduto da 23 de maio; 2) Virar à esquerda na Rua Abílio Soares e descê-la até o fim, no Parque do Ibirapuera, portão 10.

Evolução da Floresta em Portugal

Evolução da Floresta em Portugal

Recital de Gala do Festival Callas 2013 no Theatro São Pedro


Café com Cultura - Literatura divergente e a cena cultural


Casuarina: 10 anos de Lapa na Fundição Progresso

Lançamento do cd e dvd "Casuarina: 10 anos de Lapa"
Nesse sábado, 13 de Abril, na Fundição Progresso/ RJ
Esses convidados todos aí embaixo confirmaram presença.

E você não vai ficar fora dessa!
 

Notas Contemporâneas - 10.04


Exclusão nos equipamentos culturais e potencial do Vale Cultura no Brasil | Fundação Perseu Abramo - FPA

FPA Comunica: Exclusão nos equipamentos culturais e potencial do Vale Cultura no Brasil | Fundação Perseu Abramo - FPA

FUNCEB recebe indicações de membros para comissão do edital Quarta que Dança

Iniciativa estimula a participação da sociedade e promove maior transparência para o processo seletivo do certame

Com inscrições abertas, o edital Quarta que Dança 2013, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), disponibiliza canal para recebimento de indicações de membros para sua comissão de seleção. Até o dia 15 de abril, cidadãos interessados podem contribuir para a formatação do grupo que vai avaliar e selecionar as propostas inscritas no certame. O objetivo é estimular a participação da sociedade, promovendo uma maior transparência no processo seletivo dos trabalhos apresentados. As indicações podem ser feitas através do site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br), com preenchimento de formulário, recomendando nomes de profissionais de reconhecida atuação na área, da Bahia e de outros estados.
A Comissão de Seleção, composta por cinco integrantes, será responsável por selecionar 21 trabalhos, representando um panorama contemporâneo da diversidade da dança no estado. Serão contempladas dez propostas de espetáculos de dança, quatro de intervenções urbanas, três de dança de rua e quatro trabalhos em processo de criação. Elas vão compor uma programação totalmente gratuita a ser realizada em todas as quartas-feiras e alguns sábados, entre os meses de julho e novembro, em Salvador e cidades do interior da Bahia, prezando pela diversificação de circuitos de atuação e dando amplitude ao alcance e à acessibilidade de públicos distintos.
A Comissão terá um profissional renomado de fora do estado da Bahia, possibilitando um olhar externo em relação à produção baiana e ampliando os critérios de análise para além de fatores regionais. Desta forma, a consulta pública tem espaço também para inserção de nomes que atuam em outras regiões do país.

É importante ressaltar que, em cumprimento ao disposto na Lei Estadual 9433/2005, os membros da Comissão de Seleção e de Premiação e seus parentes de até 2º grau não poderão participar ou propor projetos para este edital.

Edital Quarta que Dança 2013Visa à difusão da Dança em suas diversas vertentes e ao estímulo à pesquisa e à produção coreográficas na Bahia. Nesta edição que comemora os 15 anos da iniciativa, foram ampliados o número de contemplados e o aporte financeiro disponibilizado: com R$ 194 mil, serão selecionados 21 trabalhos de temática livre, que vão fazer quatro apresentações em locais distintos. As inscrições ficam abertas até 6 de maio. O edital e seus anexos podem ser consultados no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).

Indicações para Comissão de Seleção do edital Quarta que Dança 2013
Até 15 de abril de 2013

Inscrições para o edital Quarta que Dança 2013
Quando: até 6 de maio de 2013
Inscrições presenciais:
Na FUNCEB (Rua Guedes de Brito, 14, Pelourinho, Salvador/BA)
De segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Inscrições via postal:
Unicamente através do serviço Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhadas para:
FUNDAÇÃO CULTURAL DO ESTADO DA BAHIA – Projeto Quarta que Dança – CAIXA POSTAL 2485, CEP 40.020-970, Salvador – Bahia.
Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Paula Berbert
Assessora de Comunicação
Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)
71 3324-8565 | 71 9127-7803

FUNCEB na rede:
www.fundacaocultural.ba.gov.br | @funceb | facebook.com/fundacaoculturalbahia
Agenda Cultural Bahia na rede:
www.agendacultural.ba.gov.br | @agendacultbahia | facebook.com/AgendaCulturalBahia

Tarde de Formação - Direitos Juvenis


Os Paralamas do Sucesso 30 anos - Eles estão de volta à Fundição Progresso


Inauguração da exposição "A Amazônia de Ermanno Stradelli" - 10 de abril às 18hs


Capacitação para professores de dança


Claudio Nucci convida: Dri Gonçalves, Felipe Silveira e João Alexandre no Almanaque Café


Fundação Cultural Badesc - de 9 a 12 de abril

Agenda Semanal FCBadesc de 9 a 12 de abril
ENTRADA GRATUITA

Terça, dia 9, às 19h
 
MOSTRA NUEVA MIRADA
Gnomos & trolls – a câmera secreta
De Robert Rhodin, Suécia, 2008. 75 min. Animação. Dublado. Livre.
Júnior, um gnomo adolescente, tentar livrar a floresta dos malvados irmãos troll.
 
 
Quarta, dia 10, às 19h
 
ART 7
O prisioneiro da Ilha dos Tubarões
De John Ford. Estados Unidos. 1936. 96min. Drama. 12 anos.
Com Warner Baxter, Gloria Stuart, Claude Gillingwater e Arthur Byron
História do médico que foi preso e acusado de conspiração por haver tratado o assassino do Presidente Lincoln.
 
 
Quinta, dia 11, às 19h
 
CINE TIBETANO
Baraka
De Ron Fricke, vários países, 1992. 96 min. Documentário.
Documentário experimental que explora as imagens e o som ambiente de 152 localidades em 23 países.
           
 
Sexta, dia 12, às 19h
 
PSICANÁLISE VAI AO CINEMA       
A estrada da vida
De Federico Fellini, Itália, 1954. 108 min. Drama. 12 anos.
Com Anthony Quinn, Giulietta Masina e Richard Basehart.
Gelsomin, uma mulher humilde e ingênua, é vendida por sua mãe a um artista mambembe.
Convidado: Antônio Carlos Santos, professor de linguagem e cultura da Unisul

www.fundacaoculturalbradesc.com

Vuelve la Poesía a escena en Los Martes, Milagro


1,2,3: Assim o Cinema se Fez -Workshop -13-14 de Abril no Teatro Micaelense


PRETINHO BÁSICO, UMA PEÇA SEM FREIO! Garanta seu ingresso!

Pretinho básico 
Informações:
www.scar.art.br

Grupo Moitará - Poesis da Imaginação

Queridos(as) amigos(as),
 
Nosso projeto Máscara Teatral – Poesis da Imaginação (Prêmio Myriam Muniz/2012) inicia uma nova etapa. Após três meses intensos de atividades realizadas por nosso grupo: palestra-espetáculo A Máscara na Energia do Ator, espetáculo Quiprocó, duas oficinas Treinamento do Ator com a Linguagem da Máscara Teatral que culminaram em um belíssimo sarau de encerramento, é com imensa alegria que preparamos agora nossa casa para receber o ator e diretor italiano Enrico Bonavera.
 
Enrico Bonavera é ator do Piccolo Teatro de Milão (Itália). Reconhecido em seu país e no exterior como um dos maiores experts da Commedia dell’Arte, recebeu, entre outros prêmios, o Arlecchino d’oro/ 2007 – tradicional premiação dedicada ao gênero na Europa – por seu personagem em "Servitore di due padroni". Há mais de 5 anos, Enrico Bonavera vem realizando intercâmbios artístico-pedagógicos com Grupo Moitará e, neste mês de maio, retorna ao Brasil para um novo intercâmbio com três etapas de trabalho:
 
·         Oficina de Commedia dell'Arte
 
De 13 a 17 de maio, 9h às 13h, na sede do Grupo Moitará.
Inscrições abertas até 03 de maio. Enviar release curricular e carta de intenção para prévia seleção.
Investimento: R$ 450,00.
 
 
·         Demonstração de trabalho “Os Segredos de Arlequim", com Enrico Bonavera
 
Dia 17 de maio, às 19h – Teatro Serrador (Rua Senador Dantas, 13)
Atividade gratuita. Senhas no local.
Apoio: Alfândega 88.
 
 
·         Intercâmbio Grupo Moitará – Enrico Bonavera
 
De 20 a 24 de maio – sede do Grupo Moitará
Atividade interna.
 
 
...e na continuidade do projeto Máscara Teatral – Poesis da Imaginação, o Grupo Moitará realizará a seguinte atividade:
 
Oficina de Confecção de Máscaras
01 a 15 de Julho, 9h às 13h
Local: Sede do Grupo Moitará
Investimento: R$ 500,00
 
Mais informações em nosso site: www.grupomoitara.com.br
Acompanhem, divulguem, curtam e compartilhem nossas atividades no facebook: Grupo Teatral Moitará.
 
 
Um forte abraço,
 
Grupo Moitará
Rua Joaquim Silva, 56/3º andar-Lapa, Rio de Janeiro-RJ
Tels.: (55 - 21) 3852 0403 / 2221 7319
Skype: grupo.moitara
 
Este projeto foi contemplado pelo PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ/2012

Jazz Late Sessions, Bruno Conde e Kleber Serrato, Andreas Kisser + Bandolim Elétrico no Ao Vivo Music

Ao Vivo Music
info@aovivomusic.com.br
Rua Inhambu, 229, Moema. Tel.: (11) 5052-0072 - São Paulo - SP Brazil
Horário de Funcionamento: de Segunda à Sábado, das 19h as 02h.
www.aovivomusic.com.br

Araçatuba lança editais para produção musical e li...

Cultura de Todos: Araçatuba lança editais para produção musical e li...: A Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, realizará concurso visando a seleção ...

Show-baile de Marianna Leporace!

Amigos,
No próximo sábado, dia 13 de abril, Marianna Leporace estréia seu novo projeto, num show-baile, cheio de convidados especiais!!!
Contamos com a presença de todos!
Um abraço
Sandra De Paoli
 
Maiores informações pelo e-mail:
zenithaproducoes@gmail.com ou pelo telefone (21) 2255-8918.
Vamos ter o maior prazer em falar com você!
Equipe Zênitha Produções.

THIAGUINHO, SAMBÔ E BUCHECHA


OPAXORÔ


La Casa de Bernarda Alba

Café Cultural de SIGLA y Cooperativa AR-TV Trans Acción
Presentan

La Casa de Bernarda Alba

El 20 de abril a las 21hs el Café Cultural de SIGLA se convierte en sala de teatro y te invita a una función especial de la obra La Casa de Bernarda Alba a cargo del grupo teatral "Cooperativa AR-TV Trans Acción", versionada y dirigida por Daniela Ruiz.
La obra que se presentó en el Salón dorado de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires y en Tecnópolis nos ofrece una nueva mirada sobre este clásico de Garcia Lorca.
Se pedirá un bono contribución de un valor accesible.

Lugar: Pasaje del Progreso 949, Capital.
Click aquí para ver mapa y medios de transporte.
 

Exposição Perigo! Humanos a bordo de PALMELA - Câmara Municipal


Jornada de Estudos sobre o explorador italiano Ermanno Stradelli


Bienal no SESI-SP - 1ª Mostra Itinerante de Videoarte


Poços recebe capacitação sobre o Fundo Estadual de Cultura

Acontece na próxima quarta-feira, 10, em Poços de Caldas, uma oficina de capacitação sobre o Fundo Estadual de Cultura (FEC), mecanismo de incentivo à Cultura com recursos destinados a projetos sem a necessidade da captação empresarial.
A oficina de capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura (SFIC), em parceria com o Programa MINAS Território da Cultura, e é voltada para proponentes de projetos artísticos culturais, no Fundo Estadual de Cultura – FEC, em municípios de diferentes regiões do Estado. A ação tem como objetivo dar às entidades culturais informações sobre os procedimentos de elaboração e avaliação de projetos apresentados ao FEC. A iniciativa vem alinhada à política pública do Governo de Minas de descentralização das ações culturais.
Em Poços de Caldas, a oficina de capacitação sobre o FEC se dará no Espaço Cultural da Urca, das 13h às 17h, e as inscrições devem ser feitas diretamente no site da Secretaria de Estado de Cultura. Vale ressaltar que Poços será a única cidade do Sul de Minas a receber a oficina.
Para mais informações acesse o site da SEC.

O FUNDO ESTADUAL DE CULTURA (FEC) visa estimular o desenvolvimento cultural das diversas regiões do Estado, com foco no interior. O FEC atua por meio de financiamentos e patrocínios, apoiando projetos que tradicionalmente encontram dificuldades em captar recursos no mercado.*

* Fonte: Secretaria de Estado de Cultura.

Almanaque Café


Samba do Carlinhos no Lapa 40 Graus!


Oficina de Música na Arena Carioca Dicró


100 Anos de arte paulista no acervo da pinacoteca do estado.