Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Festival de Inverno Zênitha Produções no Vizta!!


Teatro Meridional - O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão - 12 julho de PALMELA - Câmara Municipal


Convite - Inauguração GACC-AM

Imagem inline 1

Conheça o Baby Class, os primeiros passos do Ballet!


Curso de Japonês MARUGOTO - Novas turmas! Matrículas abertas! Início das aulas dia 20 de julho.

Mais Informações clique na imagem ou clique aqui.

Bossa Nova Bar - Festa de aniversário de 1 ano do Ra-tim-bloco! :.

Bossanova Bar - www.BossanovaBar.com.br

Teatro Bando



Caros amigos,

Apesar do calor, em Julho apresentamos duas estreias e temos os últimos ensaios da nossa próxima criação.
Vamos por partes.
A iniciativa de programação VALE DOS BARRIS :: LUGAR DE ESPECTÁCULO (+) está a chegar ao fim e termina com uma estreia. Assim, nos dias 6 e 7 (Sábado às 22h e Domingo às 18h), o grupo SECONDA PRATICA - um colectivo multicultural que junta em palco músicos de diversas nacionalidades - apresenta no Bando, pela primeira vez, a opereta O SONHO DE MOLIÈRE (+). Oriundos da Argentina, da Bolívia, de Portugal, da Espanha, da Grécia, da Suíça e até do Japão, todos estes músicos estão em Palmela desde 23 de Junho no âmbito de uma residência artística que resultará nesta opereta, a qual conta com direcção artística de João Brites e Sara de Castro e com a presença do nosso actor Raúl Atalaia.
Antes da estreia, durante o dia 6, teremos também PRIMEIRO SÁBADO DO MÊS, onde Isabel Atalaia nos irá presentear com uma receita mediterrânica. Não se esqueçam de fazer as vossas reservas com a Clara Bento (961387592). Depois do almoço comunitário, temos a oportunidade de falar com os SECONDA PRATICA sobre o espectáculo que irá ser apresentado à noite.



Depois de tudo isto, no dia 18, será o momento de atravessarmos a Serra da Arrábida até ao Convento para a estreia de AL-RABITA, um momento teatral ao ar livre com encenação de João Brites, pontuado pela música de Jorge Salgueiro e pelas palavras de Sebastião da Gama, Alexandre Herculano, Fialho de Almeida e diversos outros autores. Criado por iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal, este evento vem no seguimento de AL-RIBAT, um momento teatral que apresentámos em 2011, na Igreja de Santiago, em Palmela.
Entretanto estão a decorrer os ensaios da nossa próxima criação. Partindo do universo presente nos contos de Vergílio Ferreira recriados o ano passado no espectáculo AUTO DA PURIFICAÇÃO (+), este monólogo com encenação de Sara de Castro e João Brites apresenta-nos a personagem Jeremias que nos vem falar de uma nação dividida e vendida a retalho. Estejam atentos, este SENHOR IMAGINÁRIO estreará em breve.


Depois destes primeiros sete meses de trabalho, espera-nos algum descanso. Mas também do pousio se faz lavoura. Apontem já na vossa agenda, dia 11 de Outubro voltamos à nossa JANGADA DE PEDRA (+) , estreando a versão de sala em Lisboa, no Teatro Municipal São Luiz, co-produtor deste espectáculo.

Esperamos encontrar-vos antes disso aqui por Vale dos Barris. 

Saudações Teatrais do Mundo Rural

Premio Lucian Freud


III Congreso Online de ética y cine


LELÉO E CONVIDADOS + ARPEX - MARIANA VOLKER + MUG - BANDA DO SÍNDICO no Studio RJ

Uma vovó questionadora e bem humorada estreia no palco do Espaço Xisto Bahia


PontoOrg Indica


IMPROVÁVEL: UM ESPETÁCULO PROVAVELMENTE BOM.


Recital Giuseppe Verdi 200 anos de música - Theatro São Pedro - 06 julho


Pub Rock Beer - Estamos de volta, agenda Julho 2013!!!


Domingo no Lago - Julho de 2013


Lançamento do novo CD do Monobloco - Criolo e Emicida - 05 e 06 de Julho.


Crianças e infâncias: educação, conhecimento, cult...

Antropologia da Criança: Crianças e infâncias: educação, conhecimento, cult...: Clique na imagem para ver em tamanho maior. Crianças e infâncias: educação, conhecimento, cultura e sociedade Magali Reis, Maria do C...

Beatriz Milhazes - Paço Imperial


Abertura da exposição Tautorama - 3ª e 4ª Temporada de Projetos 2013 - 09.07, às 15h - Grátis


II CMC. Inscrições prorrogadas até o dia 10/07. Inscreva-se e faça a diferença!


SEMINÁRIO CAMPO EXPANDIDO LAB 2013

SEMINÁRIO CAMPO EXPANDIDO LAB_2013

15 a 19/7 - segunda a sexta-feira - das 14h às 18h
Curadoria: Rogerio Ghomes
Apoio: MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas

O Seminário Campo Expandido Lab_2013 compreende diferentes ações no campo da linguagem das imagens técnicas. Chamando a atenção para a convergência das imagens entre fotografia e vídeo, este projeto será um espaço para diferentes ações formativas, promovendo discussões e atividades práticas no decorrer de uma semana. Por meio de workshops e leituras de portfólio (na Oficina Cultural Hilda Hilst) e de um ciclo de palestras (no MIS), pretende-se promover um aprofundamento nas discussões da produção de imagens na contemporaneidade.

Rogerio Ghomes, curador do Seminário Campo Expandido Lab_2013, é doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e especialista em Fotografia pela UEL. Docente no curso de Design Gráfico da UEL e coordenador de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte na Unopar. Expôs no Brasil e no exterior e possui obras em acervos como o MAM-SP, Coleção Pirelli MASP e McLaren, em Londres.

 
 

Djavan - Rua dos Amores

Projeto Viva a Música Popular Brasileiraapresenta
Djavan - Rua dos Amores
Data: Sábado, dia 03 de Agosto.
Abertura dos portões: 20h.
Horário: A partir das 22h.Local: Arena Brasília - Shopping Iguatemi.

Atrações:
DJAVAN
Classificação: 14 anos
Para preços de ingressos, pontos de venda e outras informações - Acesse Aqui!

MON - Domingo+Arte


Programação do Projeto "Antes de me discriminares, conhece-me"


Projeto fruto de uma Parceria entre o CIPA-Novo Dia e a Direção Regional da Juventude.
Arranca em Julho!

Estes são os Festivais e as datas em que estaremos presentes com a nossa Tenda da Igualdade e várias surpresas:

Festa do Chicharro. Ribeira Quente. São Miguel. 12 e 13 de Julho
Festival Azure. São Mateus. Terceira. 20 e 21 de Julho
Walk & Talk. Ponta Delgada. São Miguel. 15 de Julho
Festa dos Rosais. Velas. São Jorge. 13 e 14 de Agosto.
Monte Verde. Ribeira Grande. São Miguel. 16 e 17 de Agosto
Maré de Agosto. Praia Formosa. Santa Maria. 23 e 24 de Agosto
Festival da Povoação. Povoação. São Miguel. 30 e 31 de Agosto.

"Antes de me discriminares, conhece-me!", numa parceria entre o CIPA-Novo Dia e a Direção Regional da Juventude, com o apoio da CIG (Comissão da Cidadania e Igualdade de Género).

Formação do grupo de voluntariado do projeto "Antes de me discriminares, conhece-me!"


Há um grupo de pessoas voluntárias a apoiar o Projeto "Antes de discriminares, conhece-me!", que nos vão acompanhar ao longo dos Festivais. Nas últimas duas semanas receberam várias formações relativas às temáticas Igualdade e Multidiscriminações, dadas por técnicos/as da CIG (Comissão pela Igualdade de Género e Cidade) e do CIPA-Novo Dia. As duas primeiras sessões abordaram a Igualdade de Género e a Violência de Génnero. As três sessões seguintes abordaram as diferentes discriminações e a sua articulação como um todo (Género, Idade, Orientação sexual, Origem/Etnia, Deficiência, Pobreza).

formacao2
formacao3
formacao4
formacao1
formacao5
"Antes de me discriminares, conhece-me!", numa parceria entre o CIPA-Novo Dia e a Direção Regional da Juventude, com o apoio da CIG (Comissão da Cidadania e Igualdade de Género).

Cultura Atravessa o Atravessador - Vamos Direto ao Assunto

TEAT(R)O OFICINA UZYNA UZONA ABRE A RUA LINA BARDI
E A ÁGORA DO EX-ESTACIONAMENTO DO BAÚ
PARA ASSEMBLEIA DOS ARTISTAS, POLÍTICOS, CIENTISTAS
PLUGADOS NESTE MOMENTO DA RETOMADA DEMOCRÁTICA BRASILEIRA
ATRAVÉS DAS MANIFESTAÇÕES DAS RUAS
2ª FEIRA - DIA 8 DE JULHO DE 2013 - 20H
O Teatro é uma Arte aparentemente em Extinção, como muitos animais, plantas, mas é uma arte imanente descoberta por nossos ancestrais milenares. Ela foi o ponto de encontro das Cidades da Antiguidade e recarrega a energia com poder de comer a Especulação Finaceira que devorou, no Brasil, o Phoder Humano da Arte Política.
Toda esta matéria sem circulação social, sem meios pra ser digitalizada, socializada, encenada, proibida pelo Bloqueio Econômico Permanente do Capital, do Mercado - por ter tocado nos Tabus do Sistema Cristão Capitalista, estava vivendo seus momentos mais difíceis este ano no Brasil, sufocada por ares poluídos e águas estagnadas. Mas nas últimas semanas pôde respirar aliviada, deixar suas arenas e manifestar-se nas Avenidas com as Multidões.
Foi descoberto o óbvio: quando tudo estaciona na Esclerose do Vodu dos Poderes do Sistema Burocrático Financeiro os Phoderes Humanos dos Corpos Bioecológicos impedidos de ser, vão agregando mesmo sem saber, inconscientemente, uma energia que explode no ponto máximo do limite da opressão. Sempre tudo começa com uma gota d’agua, desta vez foi uma gota de 20 centavos e o Oceano todo emergiu trazendo todos os descontentamentos destampados, fazendo chegar a prova dos Nove da Alegria nas Ruas do Brasil, com estratégias novas, inteligentes, baratinadoras!!!
Precisamos neste momento da Presença do que gera a recriação desta Arte. Muitos têm este talento - ARTISTAS E ESTRELAS DA ARTE POLÍTICA - mas estão cercados e isolados pelos Canastrões que ocupam os Postos em nome do Povo: uma maioria dos Sem Talento Político. O que possibilita este "TALENTO" são pessoas que constroem por Amor a cultivar a AgriCultura da Cultura, ACORDES com as Revoluções dos Costumes Patriarcais, da Era Digital, das Ciências todas, sobretudo com as polêmicas: as Genéticas e as que podem por fim à suja guerra perdida contra as chamadas Drogas, assunto da Medicina, nunca da Polícia. Ciências que percebem o Poder das Artes e da Vida ao Vivo em Mutações Permanentes.
Essas Manifestações, que conseguiram vir até nós em todos os pontos da Cidade quando não íamos ao encontro delas, podem trocar a violência e a aridez de uma Política sem Arte ou Emoção, baseada em velhas palavras de ordem, pela Imaginação, e trazer a Poesia - como Maiakovski na Revolução Russa - pras Ruas, pro Estado, pras Corporações Financeiras que se quiserem participar neste momento devem virar-se do avesso, investir muito não somente na EDUCAÇÃO E NA SAÚDE, mas na CULTURA, ARTES, PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLOGIA.
Se não houver investimentos na CULTURA LIVRE E NAS ARTES QUE CRIAM COM AS CONTRADIÇÕES DA LIBERDADE, COM O PARADOXO HUMANO ANIMAL, VEGETAL, COM A POESIA, BELEZA, PRÁTICAS DE ACORDO COM A BELEZA DA VIDA DA NATUREZA, ESTAREMOS REPETINDO ETERNAMENTE AS MESMAS "PALAVRAS DE ORDEM", E O MANIFESTANTE DE HOJE SE TORNA O POLÍTICO CANASTRÃO DE AMANHÃ.
O QUE PODE O SER HUMANO É INCOMENSURÁVEL E COM O PODER DA ARTE, DA CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SE TORNA POLÍTICO PHODEROSO PARA ENCONTRAR NESTA BABEL, SAÍDAS CRIATIVAS QUE A SITUAÇÃO DE RETOMADA DA ALEGRIA DAS RUAS INSPIRA.
GERALMENTE SOMENTE SE DÁ ESTE ENCONTRO A DOIS, ENTRE NAMORADOS, MAS NO TEATRO A PRÁTICA É COLETIVA, MAIS PRECISAMENTE ORGIÁSTICA - NÃO TEMAM ESTA PALAVRA QUE É SAGRADA - SOMOS TODOS DA MESMA ESPÉCIE E PRECISAMOS DESTE LUGAR ONDE OS HUMANOS SE ESPELHAM E VÃO ALEM DE SI MESMOS ATRAVÉS DE ROTEIROS IN(s)PIRADOS NA MARAVILHOSA LITERATURA TE-ATAL DE TODOS OS TEMPOS E NA QUE SE CRIA NO AQUI AGORA QUANDO PESSOAS SE PERMITEM ENCONTRAR, COMO MORTAIS EM PLENA LIBERDADE POR UMA COINCIDÊNCIA DE TEMPO.
É HORA, É TEMPO, DO TE-ATO ENTRAR EM CENA PÚBLICA.
José Celso Martinez Corrêa

Conexão Cultural - 09.07


CEHUM: III Escola de Verão

III Summer School CEHUM
Modernidades Comparadas – Literaturas, Artes, Culturas
A 3ª Escola de Verão CEHUM na área da Literatura, este ano subordinada ao tema: “Modernidades Comparadas – Literaturas, Artes, Culturas”, vai realizar-se nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho. Temos o prazer de convidar a assistir às conferências plenárias que terão lugar neste âmbito.
 
Junto enviamos o programa em anexo.
 
 

Arraiá da FEPE - uma festa tradicional feita de um jeito especial

Atenção! Amigos, parceiros, familiares e comunidade.
Marquem em suas agendas!
Nesse sábado (6) , a partir das 14h, a FEPE espera vocês neste animado Arraiá!

AMARRAS - poema de Marilia Abduani

Liberdade não tem preço.
Vamos voltar ao começo
e inaugurar novo dia.
Livres das velhas amarras,
leves de tantos perigos,
soltos da dor que vicia.
O caminho que eu persigo
é voraz, radioativo,
mas é fértil em poesia.
Entorpecida, a saudade,
enfraquece, atenua.
Adormece entre mil fases
e a vida continua.

Marilia Abduani.

Esse poema da nossa querida Marilia Abduani, diz muito ao meu coração e saúde, por isso o reescrevi, aqui em meu blog Cultural.
*As vzs precisamos nos recolher e viver uma solidão, demorei, mas voltei e amos Vcs, companheiros de minha caminhada cultural entre outra que fazem apenas o bem.
Bjs estrelados, poéticos e musicais hiper cheios de muita luz sempre.
Zest Marcia Martins - 05/07/2013