Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 17 de novembro de 2013

O ESOTERISMO NOS CONTOS DE FADAS


SAMBA NITERÓI - O maior festival de samba do país chega a Niterói - 01.FEV.2014


A Brasileira na Cultura

A Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, juntamente com a Livraria Cultura, promove o evento “A Brasileira na Cultura”. Na próxima edição, que correrá às 20h do dia 27 de novembro, o tema será “A ilusão da imortalidade”.
Na ocasião haverá debate com o cirurgião plástico Mauro Deos, o diretor de teatro e psicanalista Júlio Conte e o psicanalista da SBPdePA João D´Arriaga.

A atividade é gratuita, aberta ao público e ocorrerá no auditório da Livraria Cultura (Av. Túlio de Rose, 80, Loja 302). Maiores informações pelo email secretaria@sbpdepa.org.br ou pelo telefone (51) 3333.6857.

Projeto Orquestra de Câmara CONVIDA reúne três solistas em concerto

O Projeto Orquestra de Câmara CONVIDA reúne as solistas do Curso de Música da UFJF Pâmela Fernandes (flauta), Vivian Guedes e Andreia Lira (canto) em concerto com a Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF. As solistas foram selecionadas em prova realizada no dia 4 de setembro para o projeto. A regência ficará a cargo do professor de flauta transversal da UFJF Rudi Garrido.
  Conforme Rudi, o programa contempla obras de Mozart, Vivaldi, Villa-Lobos e Claudio Santoro. “A definição do repertório partiu, no caso das peças solísticas, da iniciativa de cada candidato. São peças importantes do repertório de cada músico.” Já a abertura com  “Ponteio”, de Santoro,  foi escolhida por ser considerada uma obra-prima do repertório brasileiro para orquestra de cordas, avalia.
  Enquanto Pâmela integra a primeira turma graduada do Bacharelado em Música da UFJF, as cantoras ainda estão cursando-o. “Escolher os solistas foi uma tarefa muito agradável, uma vez que as três jovens musicistas são muito talentosas e trouxeram um repertório de qualidade e apropriado para o conjunto.”
  Conforme Garrido, os ensaios têm sido produtivos e todos os envolvidos no projeto se mostraram dedicados e dispostos a ajudar. “Com uma preparação tão generosa como esta, o resultado certamente será excelente.”

Quando: Dia 18 de novembro, às 20h
Onde: Teatro Pró-Música/UFJF
Quanto Custa: Entrada franca

Contato para entrevistas: Rudi Garrido (21) 98787-7778
 
Assessoria Pró-Música (3215-3951)
Fabíola Costa (9982-2422)
Gracielle Nocelli (9115-5432)

Doe um livro e ajude a escrever essa história


Seminário “Estratégias para a sustentabilidade energética e ambiental dos territórios” de PALMELA - Câmara Municipal


No dia 29 de novembro, o Cineteatro S. João, em Palmela, recebe o Seminário “Estratégias para a sustentabilidade energética e ambiental dos territórios”, numa organização da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e do Europe Direct - Península de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da ADREPES, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, entre outros.

A iniciativa, de participação gratuita e com início às 14h30, tem, como propósito, divulgar e esclarecer as estratégias europeia, nacional e regional relativas à energia e sustentabilidade, trazendo o foco para a sua aplicação ao nível local, bem como os mecanismos de financiamento que se perspetivam para o período 2014-2020. O painel de oradores, composto por vários especialistas nacionais e europeus, terá oportunidade de partilhar planos, oportunidades e mecanismos de financiamento que, no âmbito do próximo quadro de apoio, permitirão encontrar vantagens competitivas nos desafios colocados ao desenvolvimento de "baixo carbono" e ao necessário compromisso entre crescimento, ambiente e comunidade. A sessão de boas vindas estará a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, e do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.
Em paralelo, decorrerá, no Cineteatro, a exposição “Pontos de diálogo”, cujo objetivo é promover o contacto entre as entidades que permitem o acesso a fundos nacionais/ europeus e os participantes no seminário.
Este Seminário conclui dois dias de trabalho, em Palmela, sob o lema “Energia para a sustentabilidade local – apoios e desafios para o período 2014-2020”, onde se integra, também, o Workshop “Pacto de Autarcas: desafios e oportunidades”, de participação restrita. Promovido pela ENA, a RNAE e a agência europeia ManagEnergy, com o apoio do Município e da ADREPES, entre outros, este workshop terá uma forte componente prática e contará com a presença de vários especialistas europeus, que apresentarão ferramentas para a conceção, monitorização e financiamento dos Planos de Ação para a Energia Sustentável.
Mais informações e inscrição no Seminário “Estratégias para a sustentabilidade energética e ambiental dos territórios”, no dia 29 de novembro, através do email geral@ena.com.pt.

Programa Seminário:
14h30           Sessão de boas vindas
                   Álvaro Manuel Balseiro Amaro | Presidente da Câmara Municipal de Palmela
Jorge Moreira da Silva | Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

Painel 1         Políticas
                   Moderador: Borges Gouveia | Professor Catedrático da Universidade de Aveiro

14h40           Sustentabilidade energética e ambiental
                   Artur Trindade | Secretário de Estado da Energia

15h00           Política energética nacional: desafios para 2020
                   João Bernardo | Direção Geral de Energia e Geologia

15h20           A sustentabilidade energética e ambiental como vetor prioritário dos municípios portugueses
                   Luís Fernandes | RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente

15h35           O papel de proximidade das Juntas de Freguesia na implementação de políticas de sustentabilidade energética e ambiental
                   Armando Vieira | Associação Nacional de Freguesias

15h50           Pausa para Café

Painel 2         Financiamento
                   Dina Ferreira | Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional

16h20           Financiamento às políticas energéticas e de sustentabilidade para o período 2014-2020
                   Maria da Graça Carvalho | Relatora do Comité Indústria, Investigação e Energia no Programa Específico de Execução do Horizonte 2020, Parlamento Europeu

16h50           O papel da EACI no suporte às políticas locais de sustentabilidade
                   Vassilia Argyraki | EACI – Executive Agency for Competitiveness & Innovation

17h10           O envolvimento do Fundo JESSICA Portugal no financiamento de projetos de desenvolvimento urbano sustentável
                   Pedro Couto | Banco Europeu de Investimento

17h30           Portugal 2020
                   Direção Geral de Energia e Geologia

17h50           Sessão de encerramento
                   Manuel Pisco | Presidente da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
                   Luís Fernandes | Presidente da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente

Agenda Semanal Fundação Cultural Badesc Agenda Semanal de 18 a 22 de novembro

Agenda Semanal FCBadesc 18 a 22 de novembro
ENTRADA GRATUITA


Dia 18, segunda-feira, às 19h

CINE FRANCÊS
Hematomas
(Ecchymoses)
De Fleur Albert, França, 2008. 101min. Documentário.Livre.  
A enfermaria de uma escola na região do Jura nunca está vazia, independentemente da causa física da visita, o objetivo principal é curar as dores do coração.


Dia 19, terça-feira, às 19h

SESSÃO DIVÃ
Precisamos falar sobre Kevin
(We need to talk about Kevin)
De Lynne Ramsay, Reino Unido/EUA, 2011. 112min. Drama. 18 anos.
Com Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller, Siobhan Fallon.
Mãe tenta lidar com a conturbada relação entre ela e seu primogênito, mas não tem ideia do que ele é capaz
Comentadoras: Isabela Karina Santos, psicanalista e professora, e Michele Olinger Brofman, psicanalista e psicóloga.
  

Dia 20, quarta-feira, às 19h

O FILME QUE EU GOSTARIA DE TER FEITO
Dr. Fantástico
(Dr. Strangelove)
De Stanley Kubrick, Reino Unido/EUA, 1964. 94min. Comédia. 10 anos.
Um general transtornado ordena o primeiro ataque nuclear contra a União Soviética, o qual o presidente dos EUA e seus assessores tentam impedir.
Convidado: Dennis Radünz, escritor e editor.


Dia 21, quinta-feira, às 19h

CINE ALEMÃO
Jadup e Boel
(Jadup und Boel)
De Rainer Simon, Alemanha, 1989. 104 min. Drama. 12 anos.
Com Kurt Böwe, Katrin Knappe, Gudrun Ritter.
Uma pequena vila alemã o prefeito lida com o arrependimento de não ter ajudado uma moça vítima de estupro há mais 20 anos.


Dia 22, sexta-feira, às 19h

PRÉ-ESTREIA
D.T. Tive
De Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis, Brasil, 2013. 11min. Ficção. Livre.
Com Leon De Paula, Djin Sganzerla, Zeca Ramos, José Ronaldo Faleiro, Luana Mara Pereira.
Desempregado, endividado, nervoso, aporrinhado à beça, Domingos Tertuliano Tive se lança como D.T.Tive: o único e famoso detetive particular de Florianópolis. Baseado nas crônicas de Jair Francisco Hamms.

EDITAL
Fundação Badesc abre inscrições para edital de exposições 2014
Estão abertas as inscrições para o Edital de Exposições do Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Até 27 de janeiro de 2014, artistas e curadores poderão enviar seus projetos pelos correios ou entregar diretamente na Fundação Cultural Badesc, de segunda a sexta, das 12h às 19h. O folder impresso com o regulamento do concurso pode ser retirado na Fundação e a versão on line está disponível em www.fundacaoculturalbadesc.com. Nesta edição foi ampliado o número de selecionados de quatro para sete, com a criação da modalidade curador. Serão contemplados seis projetos de artistas com prêmio total de R$ 7,2 mil e um para o projeto de curador no valor de R$ 2,4 mil.

Contrate Ana Costa, a cantora que todo mundo gosta!


Lei federal tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares


Omnisciência: Inauguração + Lançamento Yoga com Música

www.omnisciencia.com.br

"Ainda se morre de fome no Brasil" | Canal Ibase

"Ainda se morre de fome no Brasil" | Canal Ibase

Fundação Japão Comunicado da Biblioteca

Para mais informações no site:


Programa SESI Cozinha Brasil


TCA NÚCLEO 2013 - Espetáculo SIRÊ OBÁ faz apresentação única dia 19 na Sala do Coro - TCA


Abertas as inscrições para Entremostras e oficinas do Catavídeo

Fundação Badesc abre inscrições para Entremostras
 Feira livre de arte vai divulgar e promover comércio de obras
 
             Estão abertas as inscrições para a feira Entremostras da Fundação Cultural Badesc. Artistas visuais, músicos, cineastas e escritores poderão apresentar seus trabalhos, conversar com o público sobre sua produção e comercializar suas obras.
A Entremostras ocorre sábado dia 7 de dezembro, das 11 às 17 horas no Espaço Fernando Beck, nos jardins e na varanda do casarão. No café haverá serviço de bar. As obras não devem ultrapassar o valor de R$ 1.000,00.
Interessados em participar devem enviar um email com o assunto: “inscrição entremostras” para fundacaoculturalbadesc@gmail.com, até o dia 25 de novembro, com informações sobre o artista, as obras e o telefone. Artistas visuais devem anexar fotos de algumas obras. Cada expositor de artes visuais terá como espaço um painel com 1,50m x 1,50m e bancada para apoiar obras.
Escritores devem enviar a capa do livro, resenha e trechos da narrativa; músicos, capa do CD e link de algumas músicas; cineastas, capa do DVD e link do trailer.
            A seleção será feita de acordo com o conjunto das propostas enviadas. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro no facebook da Fundação.
 
 
Catavídeo abre inscrições para oficinas
 
Estão abertas as inscrições para as oficinas da 15ª edição do Catavídeo, que ocorrem na Fundação Cultural Badesc. Para os dias 25 e 26 de novembro, as 13h às 18h, esta programada a oficina de Elaboração de Cartaz para filmes sem necessidade de utilização de programas digitais, com Jenny Granado. Os participantes devem levar tesoura, papéis diversos, canetinhas coloridas, pincéis, tintas, sprays e revistas. E nos dias 26 e 27, das 8h às 13h, Oficina de Gambiarra, com confecção de acessórios para câmeras e filmadoras, ministrada por Diego de Los Campos. Os participantes devem levar olho mágico de porta, binóculos, lupa, cristais, cartolina preta e tripé. Mais informações e inscrições pelo site www.catavideo.org.

Cinema e teatro se encontram no palco do Teatro Paulo Alcides Jorge

Cultura de Todos: Cinema e teatro se encontram no palco do Paulo Alc...:   Peça de teatro e animação cinematográfica estão voltadas para o público infantil No próximo domingo (24), Araçatuba será palco ...

Pré Reveillon Black & White

Pré Reveillon Black & White

Data: 14 de Dezembro, Sábado.Horário:  A partir das 22h.Local: Orla do Lago - Setor de Clubes Norte (Ao lado do Hotel Lake Side).

Atrações:
- Gui Boratto
- Edgard Fontes
- Daniel Kuhnen
- Raul Mendes
- Gustavo Carvalho
- Marcelo Galvão
B-Day
- Thiago Jaguaribe
- Aci Carvalho
- Giovanni Montini

Classificação: 18 anos.
Para preços de ingressos, pontos de venda e outras informações - Acesse Aqui!

Seminário Legal & Contábil - na ONG Brasil



www.ongbrasil.com.br