Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Guaraná, olho de gente -1983- PARTE I

AMAZÔNIA MUNDI

CEUVAGEM: AMAZÔNIA MUNDI: A EXPOSIÇÃO AMAZÔNIA MUNDI abre a visitação no dia 30 de novembro e fica até maio de 2015. Até lá um público constituído de maioria crian...

Pró-Música/UFJF lança CD da Orquestra Barroca do Festival

O 14º álbum do grupo do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga traz registro inédito do “Requiem”  no Brasil
 
O Centro Cultural Pró-Música/UFJF lança, neste mês de dezembro, o CD da Orquestra Barroca do 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em julho, em Juiz de Fora (MG). O 14º álbum do grupo, formado por músicos de várias partes do mundo e dirigido por Luís Otávio Santos, tem como destaque a gravação inédita no país do “Requiem”, de W. A. Mozart, uma das obras mais aclamadas e populares do repertório erudito.
Além da tradicional interpretação historicamente informada realizada pela Orquestra Barroca, uma novidade é a participação especial, nesta gravação, do Conjunto Calíope. As vozes do grupo carioca, dirigido por Júlio Moretzsohn, se juntam aos acordes das estrelas internacionais da música erudita, sob regência  do violinista barroco Luis Otávio Santos.
"A Orquestra Barroca do Festival fez mais um registro singular na história da discografia brasileira: o Requiem de W.A.Mozart com instrumentos de época, a primeira gravação do gênero no Brasil. O público terá a oportunidade única de ouvir a versão ‘histórica’ da orquestra, acompanhada pelo Calíope", destaca Luís Otávio. No 14º CD da Orquestra Barroca, também foi gravado “Ave Verum”, de Mozart.
Com a mais longa discografia do gênero no país, tanto pelo número de CDs gravados quanto pela continuidade ao longo de anos ininterruptos, a Orquestra Barroca já registrou importantes obras do repertório europeu, compreendendo do período barroco ao clássico. Na discografia, destaque, ainda, para a execução das mais representativas peças do período colonial brasileiro, também com instrumentos de época. Neste CD, a música colonial está representada por seu expoente máximo, padre Jose Mauricio Nunes Garcia. A orquestra registrou duas obras breves do compositor: motetos " Dies Sanctificatus" e "Gradual de S. Sebastião". 
 
A Orquestra
A Orquestra Barroca é resultado das principais metas do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: o estudo, a realização e a divulgação da música antiga, interpretada segundo critérios técnicos e estilísticos de sua época. Além disso, os músicos da Orquestra buscam inovar a música do passado, aumentando o interesse e confirmando sua imortalidade através dos tempos. Em seus 14 CDs já gravados e um DVD o grupo interpretou obras de J.S. Bach, G.F.Handel, G.P.Telemann, J. M. Leclair, A. Vivaldi,J.G.Graun,  J.Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes, Mozart, Padre Jose Mauricio Nunes Garcia e J. Haydn. A Orquestra Barroca do Festival é a única formação do gênero no país e tem reputação internacional pelo sólido trabalho continuado e o alto nível artístico de suas realizações. Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio "Disco de Ouro" concedido pela revista "Diapason" pela gravação do CD com obras de J. F. Rebel, J. S Bach e Lobo de Mesquita.
 
O regente
Luís Otávio Santos atua com as mais conceituadas formações de música barroca no panorama mundial. Em 2007, o violinista, que é diretor artístico do Festival e diretor para assuntos internacionais do Pró-Música/UFJF, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, distinção concedida aos que mais se destacam na divulgação da cultura brasileira. No Brasil, além das atividades ligadas ao Centro Cultural Pró-Música/UFJF, fundou e coordena o Núcleo de Música Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim-ULM em São Paulo , onde também é professor de violino barroco.
 
O Festival
O Centro Cultural Pró-Música/UFJF realizou, entre os dias 14 e 28 de julho, o 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento, que acontece em Juiz de Fora (MG), ofereceu 37 cursos de instrumentos antigos e modernos e 30 concertos gratuitos com grupos e músicos de referência no Brasil e no exterior. Os cerca de 700 inscritos frequentaram cursos de traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto e dança barroca e oficinas de prática de orquestra brasileira histórica e transcrição e edição de documentos antigos. Entre as opções também estão as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização.
O lançamento do CD será no dia 15 de dezembro, às 20h30, na Igreja da Glória, com concerto das Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF, sob regência de Nerisa Aldrighi e Guilherme Oliveira. A entrada é franca.
O 24° Festival contou com o patrocínio de Petrobras, UFJF, Cemig, Prefeitura de Juiz de Fora e ArcelorMittal; apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, Funalfa, Tribuna de Minas, TV Integração, Rumos Empresa Júnior de Turismo e Quilombo Comunicação. 
Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf

Prêmios do Festival
- Tombado como patrimônio imaterial pela Prefeitura de Juiz de Fora (2009)
- Trofeu Guarany do 9º Prêmio Carlos Gomes, concedido por Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Alice Carta Produções (2004)
- Ordem do Mérito Cultural, insígnia concedida pela Casa Civil da Presidência da República/Ministério da Cultura (2002)
- Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria preservação de bens móveis e imóveis, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (2000)
- Evento do calendário oficial Juiz de Fora, Prefeitura de Juiz de Fora (1997)

Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422

Fundacion Contemporanea - NOVEDADES EN PÚBLICA 14

NOVEDADES EN PÚBLICA 14

El programa de Pública 14 | Encuentros Internacionales de Gestión Cultural incorpora varias novedades, nuevos ponentes de prestigio, talleres, visitas profesionales y más presencia de la actividad 10x10 PÚBLICA, en la que este año puede participar todo el público general.

NUEVAS PONENCIAS:
David Mareček. Director de la Orquesta Filármonica Checa. REPÚBLICA CHECA
Sarah Hughes. Directora Creative & Cultural Skills. REINO UNIDO
Térence Mosca. Director de TM Consultoría y estrategia de marketing digital. FRANCIA
Andrea Nogueira. Responsable del Centro de Investigación y Formación en Sao Paulo. SESC. BRASIL
André Courchesne. Director de desarrollo de negocio. HEC Montréal. CANADÁ
Luk Vanbergen. Coproducer. BÉLGICA


TALLERES:
Indicadores culturales, audiencias y estadísticas. Marc Sans, Sara Hughes y Tom Fleming
Cultura capaz. Accesibilidad, creatividad y participación. Fundación Manpower
Cultura y compromiso social. Fundación la Caixa
Puedes formalizar tu inscripción durante estos días asegurando tu plaza para participar. Consúltanos sobre los descuentos a estudiantes de Máster Gestión Cultural, miembros de FEAGC y desempleados.
10x10 PÚBLICA aumenta su presencia de la mano de la Fundación Banco Sabadell. Antonella Broglia vuelve a dirigir y comisariar las presentaciones. Presenta tu proyecto cultural antes del miércoles día 11 de diciembre y si es seleccionado, podrás llevarte una de las tres ayudas de 1.000 € para ponerlo en marcha.
 
Toda la información en:
www.fundacioncontemporanea.com

Abertura da exposição !é o que há, acervo Badesc


FCBadesc de 9 a 13 de dezembro

Agenda Semanal FCBadesc de 9 a 13 de dezembro
ENTRADA GRATUITA
 
Dia 10, terça-feira, às 19h
 
MOSTRA DE DIREITOS HUMANOS
Doméstica
De Gabriel Mascaro, Brasil, 2012. 75min. Documenário. Livre.
Durante uma semana, sete jovens se tornaram cineastas amadores e filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas.
 
Dia 11, quarta-feira, às 19h
 
Kátia
De Karla Holanda, Brasil (São Paulo/Rio de Janeiro), 2012. 74min. Documentário. Livre.
História de Kátia Tapety, a primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil.
 
Dia 12, quinta-feira, às 19h
 
As hiper-mulheres
De Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette, Brasil (Pernambuco), 2011. 80min. Documentário. 10 anos.
Com receio que sua esposa já idosa venha a falecer, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez.
 
EXPOSIÇÃO
! é o que há, Acervo Badesc
Pintura, fotografia, escultura, desenho, gravura e tapeçaria marcaram as exposições realizadas no Espaço Fernando Beck entre 1991 e 2005, quando a galeria funcionava no hall da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc). Agora, o conjunto dessas 61 obras doadas por seus respectivos artistas serão apresentadas novamente ao público no espaço atual na Fundação Cultural Badesc, casarão que já serviu de residência do ex-presidente Nereu Ramos. Com curadoria de Fernando Boppré, a exposição ! é o que há tem lista extensa e representativa de artistas, que inclui Rodrigo de Haro, Antônio Mir, Loro, Lu Pires, Sílvio Pléticos, Hassis, Janor Vasconcelos, Vera Sabino, Elke Hülse, Elisa Iop, Ivo Silva, Guido Heuer, Rodrigo Cunha, Rubens Oestroem, Neri Andrade, Eli Heil, Sílvio Pléticos, Edson Machado e Mário Avancini, entre dezenas de outros nomes. A abertura ocorre no dia 12 de dezembro às 19h na Fundação Cultural Badesc.
 
Dia 13, sexta-feira, às 19h
 
ART 7
Uma Noite na Ópera
(A night at the opera)
De Sam Wood e Edmund Goulding, EUA, 1935. 96min. Comédia.
Com Groucho Marx, Chico Marx, Harpo Marx.
Irmãos Marx buscam uma chance para um cantor de ópera trabalhar junto com sua amada.


EDITAL
Estão abertas as inscrições para edital de exposições 2014
Estão abertas as inscrições para o Edital de Exposições do Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Até 27 de janeiro de 2014, artistas e curadores poderão enviar seus projetos pelos correios ou entregar diretamente na Fundação Cultural Badesc, de segunda a sexta, das 12h às 19h. O folder impresso com o regulamento do concurso pode ser retirado na Fundação e a versão on line está disponível em www.fundacaoculturalbadesc.com. Nesta edição foi ampliado o número de selecionados de quatro para sete, com a criação da modalidade curador. Serão contemplados seis projetos de artistas com prêmio total de R$ 7,2 mil e um para o projeto de curador no valor de R$ 2,4 mil.

Escolha a música do Eva que vai tocar no Verão

Editais para Culturas Populares e Identitárias estão com inscrições abertas

Estão abertas, até 21 de janeiro de 2014, as inscrições para os editais setoriais de Culturas Populares e de Culturas Identitárias. Na última edição, um total de 44 projetos foram contemplados nestas duas modalidades. Para 2014, cada edital tem o valor disponível de R$ 1 Milhão para apoio a projetos culturais que visem, entre outras coisas, a valorização de manifestações tradicionais e a promoção de ações pela diversidade. O Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, é responsável pela coordenação destes dois editais setoriais.

O edital de Culturas Populares tem por objeto propostas culturais protagonizadas por mestres, grupos e instituições que visem o fortalecimento das manifestações tradicionais populares voltadas à preservação, circulação, difusão e registro da diversidade cultural existente na Bahia. Neste ano, o edital está disponível em duas modalidades diferentes. A versão tradicional, para propostas de até R$ 35 mil, que exige o preenchimento do formulário padrão de inscrição enviado por correio ou sistema online SIIC.

versão simplificada do edital de Culturas Populares, que engloba propostas de até R$ 15 mil, exige apenas o preenchimento de questionário específico, disponível no site da SecultBA, que poderá ser apresentado de forma impressa, gravação de áudio (CD ou DVD) ou gravação de vídeo (CD ou DVD). O material deverá ser enviado via Correios. Por esta nova modalidade, projetos de menor porte terão mais facilidade na inscrição e no momento da prestação de contas.

O edital de Culturas Identitárias continua com o mesmo formato, englobando propostas de até R$ 50 mil. Projetos que tem como objetivo a preservação e a promoção das culturas identitárias afro-brasileira, cigana, indígena, LGBT, sertaneja, de gênero e etária - juventude, infância, idoso - , podem competir neste edital.

Estes editais para Culturas Populares e Identitárias estão entre os 21 Editais Setoriais e de Demanda Espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA), que tiveram inscrições abertas pela Secretaria de Cultura no último dia 03 de dezembro. Ao todo serão R$ 41 milhões investidos no FCBA, um acréscimo de 10% de recurso em relação à última seleção.

As inscrições estão disponíveis online no site da SecultBA, ou o formulário preenchido e documentação completa exigida em edital podem ser enviados via Correios, para o seguinte endereço: Rua Chile, 22, Caixa Postal 2517, Cep: 40.020-970, Salvador - BA.

Leia os editais e fique atento aos prazos e exigências:

Oficina de Origami de Natal para Pais e Filhos no Espaço Cultural Omnisciência


Projeto Pendulum - Andrés Zuniga, João Rilton, Beto Kobayashi e Jayme Pladeval no Almanaque Café


Verônica Ferriani, Siba, Mani Padme Trio, Cida Moreira e João Leopoldo - 11 a 14 de dezembro na Casa de Francisca


Galeria Vermelho


Evento de Formatura da Espocc 2013


Exposição "Presépios de Natal – Coleção de Célia Nunes"

Atividades de Natal no Museu! Oficina de Presépios para crianças no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia 



No âmbito da Exposição "Presépios de Natal – Coleção de Célia Nunes", o Município de Peniche promove Oficinas de Presépios direcionadas para crianças entre os 6 e os 10 anos.
Este Serviço Educativo decorrerá no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia nos dias 14 de dezembro, às 15h00, e 21 de dezembro, às 11h00. A inscrição prévia é obrigatória, presencialmente ou pelos contactos 262758644 /ciab@cm-peniche.pt, sendo a participação gratuita e aberta a todos os interessados.

A Exposição "Presépios de Natal – Coleção de Célia Nunes" caracteriza-se pela variedade de presépios que integram a coleção. Após uma visita acompanhada à exposição, percecionando os diferentes tipos de influências culturais e estéticas bem como de materiais utilizados nos presépios, os pequenos visitantes irão produzir o seu próprio "Presépio para armar", com base em desenho para recorte, de meados do século passado, que também integra a mostra.
A Exposição inaugura a 7 de dezembro, pelas 16h00, estando patente ao público na Igreja de S. José / Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia até ao dia 4 de janeiro de 2014. Aproveite e venha visitar o CIAB em família!
 
CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia
Rede Museológica do Concelho de Peniche
Largo de S. José, 2525-083 Atouguia da Baleia
Coordenadas GPS: Lat. 39 20 25.68; Long. -9 19 37.81
Contactos: 262758644 - ciab@cm-peniche.pt
Horário de funcionamento: De 3ª feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Rock Street Big Band - Skills - Arpex - Batida Nacional - Odara - Autoramas + Paradiso no Studio RJ - Arpoador

Lapa 40 Graus: Bom Gosto, Samba do Carlinhos e muito mais!


MULTIPLEX (Rui Horta) | 13 e 14 dezembro (+playlist)

Sobre luz e Mandela - Clube Caiubi de Compositores

"Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.
Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. 

É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.

Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?"

Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?

Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.

E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

(Discurso de posse, em 1994)
Nelson Mandela

Visite Clube Caiubi de Compositores em:

Revelação e Turma do Pagode

Revelação e Turma do Pagode
Data: 15 de Dezembro, Domingo.Horário: A partir das 19h.Local:  AABB - Setor de Clubes Sul.

Atrações:
- Grupo Revelação
- Turma do Pagode

Classificação: 18 anos.
Para preços de ingressos, pontos de venda e outras informações - Acesse Aqui!

Curso Negócios Sociais - ESPM



Maiores Informações:
(11) 5085-4600
espm.br/negociossociais