Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 15 de dezembro de 2013

Ná Ozzetti - Turnê Paulista "Meu Quintal" 2013


Concerto de Natal marca lançamento do CD da Orquestra Barroca

Concerto de Natal marca lançamento do CD da Orquestra Barroca
  Destaque no calendário cultural juiz-forano, o tradicional Concerto de Natal do Pró-Música/UFJF será ainda mais especial este ano. Além da apresentação das Orquestras e do Coral da instituição, o concerto marca o lançamento do CD do 24ª Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O disco foi  gravado pela Orquestra Barroca em julho e chega ao mercado este mês.
  “Encerraremos as atividades de 2013 de forma muito especial”, comemora a diretora-presidente do Pró-Música/UFJF, Maria Isabel de Sousa Santos. “As Orquestras e o Coral escolheram um repertório muito bonito. Teremos uma coletânia de obras natalinas com arranjos de Roberto Tibiriçá e um solo de clarineta que terá grande efeito técnico”, adianta. 
  Sob regência de Nerisa Aldrigh e Guilherme Oliveira, o concerto terá início com a apresentação de "Matinas de Natal", de compositor anônimo, seguida pela execução do “Concertino para Clarineta” de Weber, com a participação do solista Caetano Brasil. No repertório, também ganha espaço a tradicional “Hallelujah” do Oratório O Messias, de Händel.  Junto com o Coral Pró-Música/UFJF, os instrumentistas das Orquestras Pró-Música/UFJF entoam canções natalinas com arranjos do maestro Roberto Tibiriçá. “Noite Feliz”, “Adeste Fideles”, “Pinheirinhos de Natal” e “Gloria in Excelis Deo” são algumas das obras previstas na seleção natalina. 
  A escolha das músicas foi criteriosa, como explica o regente do Coral, Guilherme Oliveira. “Foi feita uma minuciosa pesquisa no acervo sacro de obras com poucas execuções, como é o caso de Matinas, para dar oportunidade ao público de ouvir algo diferenciado durante a apresentação.” Já a maestrina das Orquestras, Nerisa Aldrighi, avalia que “o Natal é um período de forte simbolismo. Traz a sensação de renovação, fortalecimento dos laços familiares e amizade e planos para o futuro. Nosso repertório traz essa alegria e plenitude da alma humana."

Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF
Regência: Nerisa Aldrighi e Guilherme Oliveira
Quando: Dia 15 de dezembro, às 20h30
Onde: Igreja da Glória
Quanto  Custa: Entrada franca



Pró-Música/UFJF lança CD da Orquestra Barroca do Festival

O 14º álbum do grupo do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga traz registro inédito do “Requiem”  no Brasil

O Centro Cultural Pró-Música/UFJF lança, neste mês de dezembro, o CD da Orquestra Barroca do 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em julho, em Juiz de Fora (MG). O 14º álbum do grupo, formado por músicos de várias partes do mundo e dirigido por Luís Otávio Santos, tem como destaque a gravação inédita no país do “Requiem”, de W. A. Mozart, uma das obras mais aclamadas e populares do repertório erudito.
  Além da tradicional interpretação historicamente informada realizada pela Orquestra Barroca, uma novidade é a participação especial, nesta gravação, do Conjunto Calíope. As vozes do grupo carioca, dirigido por Júlio Moretzsohn, se juntam aos acordes das estrelas internacionais da música erudita, sob regência  do violinista barroco Luis Otávio Santos.
  "A Orquestra Barroca do Festival fez mais um registro singular na história da discografia brasileira: o Requiem de W.A.Mozart com instrumentos de época, a primeira gravação do gênero no Brasil. O público terá a oportunidade única de ouvir a versão ‘histórica’ da orquestra, acompanhada pelo Calíope", destaca Luís Otávio. No 14º CD da Orquestra Barroca, também foi gravado “Ave Verum”, de Mozart.
  Com a mais longa discografia do gênero no país, tanto pelo número de CDs gravados quanto pela continuidade ao longo de anos ininterruptos, a Orquestra Barroca já registrou importantes obras do repertório europeu, compreendendo do período barroco ao clássico. Na discografia, destaque, ainda, para a execução das mais representativas peças do período colonial brasileiro, também com instrumentos de época. Neste CD, a música colonial está representada por seu expoente máximo, padre Jose Mauricio Nunes Garcia. A orquestra registrou duas obras breves do compositor: motetos " Dies Sanctificatus" e "Gradual de S. Sebastião". 

A Orquestra
A Orquestra Barroca é resultado das principais metas do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: o estudo, a realização e a divulgação da música antiga, interpretada segundo critérios técnicos e estilísticos de sua época. Além disso, os músicos da Orquestra buscam inovar a música do passado, aumentando o interesse e confirmando sua imortalidade através dos tempos. Em seus 14 CDs já gravados e um DVD o grupo interpretou obras de J.S. Bach, G.F.Handel, G.P.Telemann, J. M. Leclair, A. Vivaldi,J.G.Graun,  J.Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes, Mozart, Padre Jose Mauricio Nunes Garcia e J. Haydn. A Orquestra Barroca do Festival é a única formação do gênero no país e tem reputação internacional pelo sólido trabalho continuado e o alto nível artístico de suas realizações. Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio "Disco de Ouro" concedido pela revista "Diapason" pela gravação do CD com obras de J. F. Rebel, J. S Bach e Lobo de Mesquita.

O regente
Luís Otávio Santos atua com as mais conceituadas formações de música barroca no panorama mundial. Em 2007, o violinista, que é diretor artístico do Festival e diretor para assuntos internacionais do Pró-Música/UFJF, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, distinção concedida aos que mais se destacam na divulgação da cultura brasileira. No Brasil, além das atividades ligadas ao Centro Cultural Pró-Música/UFJF, fundou e coordena o Núcleo de Música Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim-ULM em São Paulo, onde também é professor de violino barroco.

O Festival
O Centro Cultural Pró-Música/UFJF realizou, entre os dias 14 e 28 de julho, o 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento, que acontece em Juiz de Fora (MG), ofereceu 37 cursos de instrumentos antigos e modernos e 30 concertos gratuitos com grupos e músicos de referência no Brasil e no exterior. Os cerca de 700 inscritos frequentaram cursos de traverso, viola da gamba, violino, violoncelo, cravo, além de canto e dança barroca e oficinas de prática de orquestra brasileira histórica e transcrição e edição de documentos antigos. Entre as opções também estão as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização.
O lançamento do CD será no dia 15 de dezembro, às 20h30, na Igreja da Glória, com concerto das Orquestras e Coral Pró-Música/UFJF, sob regência de Nerisa Aldrighi e Guilherme Oliveira. A entrada é franca.
O 24° Festival contou com o patrocínio de Petrobras, UFJF, Cemig, Prefeitura de Juiz de Fora e ArcelorMittal; apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, Funalfa, Tribuna de Minas, TV Integração, Rumos Empresa Júnior de Turismo e Quilombo Comunicação. 
Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf

Prêmios do Festival
- Tombado como patrimônio imaterial pela Prefeitura de Juiz de Fora (2009)
- Trofeu Guarany do 9º Prêmio Carlos Gomes, concedido por Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Alice Carta Produções (2004)
- Ordem do Mérito Cultural, insígnia concedida pela Casa Civil da Presidência da República/Ministério da Cultura (2002)
- Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria preservação de bens móveis e imóveis, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (2000)
- Evento do calendário oficial Juiz de Fora, Prefeitura de Juiz de Fora (1997)

Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422

Exposição Coletiva/Group Show - Secret Codes - Curadoria de /Curated By Agustín Pérez Rubio

Católicas abre Expo-Arte Feminista em SP

Expo-arte feminista será inaugurada neste domingo em SP

Católicas pelo Direito de Decidir lançam neste domingo (15) a Expo-Arte Feminista pelo Fim da Violência contra a Mulher. Sete mulheres jovens artistas foram convidadas por Católicas para criar livremente obras que expressassem o que veem e sentem em relação aos diversos tipos de violências contra as mulheres. A ação faz parte da campanha internacional 16 dias de ativismo, uma das mais simbólicas para o calendário feminista em todo o mundo.

Em ordem alfabética: Ana Clara Marques da G.R.i.F Maçãs Podres grafitou as telas ‘A liberdade é negra’ e ‘O beijo de Camille Claudel’; Bia Tiso produziu em madeira a peça ‘Kit Voodu Escracho’; Fernanda Ozilak desenhou o quadrinho ‘Injustiças que eu sofre simplesmente por ser mulher’; Fernanda Sunega produziu a tela ‘Paz e luta’; Negahamburguer ilustrou em papel paraná a obra ‘Não me falta nada’;  e Sista K criou a obra ‘Santa paciência’. As obras  foram publicadas durante os 16 dias de ativismo nos perfis de Católicas nas redes sociais, gerando muita interação, principalmente com o público jovem.

As obras serão vendidas a partir de R$ 50 e todas ficarão expostas até 20 de dezembro no Espaço Cultural Walden. O recurso arrecadado no leilão será destinado às próprias artistas, pois Católicas entende que a valorização do trabalho das mulheres faz parte do processo de construção de seu empoderamento e autonomia.

O lançamento contará com a performance de Joanah Dark da Marcha das Vadias Guarulhos que abordará a agressão sofrida pelas jovens por policiais militares na marcha deste ano, e também com a discotecagem de Maiara Moreira da FanPage O Machismo Nosso de Cada Dia.

Esperamos por vocês!

Serviço:
Lançamento da Expo-Arte Feminista pelo Fim da Violência contra a Mulher
Endereço: Praça da República, nº 119.
Referência: Próximo ao cruzamento da São Luís com a Ipiranga.
Metrô: Estação República
Convênio com o estacionamento Multi-Park na Rua Araújo número 130.
Horário do lançamento: 19h
Entrada: R$ 5
O ECW aceita cartões de débito e crédito (Visa e Master).
Duração da Exposição:  Até 20 de dezembro de 2013.
Outras informações sobre a Exposição: comunicacao@catolicas.org.br (11) 3541-3476
Assessoria de Imprensa: Raquel Melo (11) 98264-5462

Anpei deseja um Excelente 2014


IPAM - Para um futuro melhor

O trabalho realizado
IPAM em Revista
Para um futuro melhor
Pela renovação de nossos sonhos por um mundo ambientalmente saudável e socialmente justo.

O IPAM em Revista 2012 traz informações sobre atividades e projetos realizados pelo Instituto, assim como uma entrevista com o diretor executivo do IPAM, Paulo Moutinho, e homenagem ao jornalista e sociólogo paraense Lúcio Flávio Pinto.  Leia em PDF ou nos solicite uma cópia impressa pelo email comunicacao@ipam.org.br.

1º Fórum Iberoamericano Gestores de Teatros de Grupo

cartaz forumprovisorio 
O Teatro Vila Velha, com o patrocínio do Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Iberoamericanas, vai realizar, de 18 a 20 de dezembro o 1º Fórum Iberfoamericano de Gestores de Teatros de Grupo. Participarão dos debates Pamela Lopez (Chile), Marcelo Castilho (Argentina) Marcelo Zamora (SP), Santiago Roldoz (Equador) e Henrique Fontes (RN). Além dos debates, haverá três relatos de experiência dos teatros Vila Velha, Oficina e Galpão Cine Horto. No encontro estão previstos Grupos de Trabalho para gerar propostas e encaminhamentos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no Site do VILA ou presencialmente, durante o evento.
 Programação
18/12 – ECONOMIA CRIATIVA E POLÍTICAS PARA A 
                  SUSTENTABILIDADE DE ESPAÇOS CULTURAIS
9h: Pamela Lopez (Chile) e Marcelo Bones (MG)
11h: Relato de Experiência - Teatro Vila Velha
15h: Grupos de Trabalho - propostas e encaminhamentos

19/12 – ESPAÇOS CULTURAIS E O NOVO MOVIMENTO URBANO: 
                  OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS PELA CIDADE 
9h: Marcelo Castillo (Argentina) e Marcelo Zamora (SP)

11h: Relato de Experiência - Teatro Oficina
15h: Grupos de Trabalho - propostas e encaminhamentos

20/12 – CONSUMO CULTURAL: FIDELIZAÇÃO DE PÚBLICO E 
                  POLÍTICAS DE APOIO À CRIAÇÃO
9h: Mesa - Santiago Roldoz (Equador) e Henrique Fontes (RN)

10h: Relato de Experiência - Teatro Galpão Cine Horto
15h: Grupos de Trabalho - propostas e encaminhamentos


FCBadesc de16 a 20 de dezembro

Agenda Semanal FCBadesc de 16 a 20 de dezembro
ENTRADA GRATUITA
 
 
Dia 16, segunda-feira, às 19h
 
MOSTRA DE CINEMA E MODA
A identidade de nós mesmos
(Aufzeichnungen zu Kleidern und Städten)
De Wim Wenders, Alemanha, 1989. 79min. Documentário. 14 anos.
Conversa do diretor com o estilista Yohji Yamamoto sobre o processo criativo, avaliando o relacionamento entre as cidades e a identidade com o cinema na era digital.
Convidada: Sandra Rech, professora de criação de moda da Udesc.

Dia 17, terça-feira, às 19h
 
MOSTRA DE CINEMA E MODA
Vogue - a edição de setembro
(The september issue)
De R.J. Cutler, EUA, 2009. 90min. Documentário. Livre.
Os bastidores de todo o drama da edição de setembro de 2007 da revista Vogue americana – a edição mais importante do ano inteiro.
Convidadas: Maristela Amorim, jornalista de Moda e Monique Vandresen, professora de comunicação de moda da Udesc.
 
Dia 18, quarta-feira, às 19h
 
MOSTRA DE CINEMA E MODA
Eleven minutes
De Michael Selditch e Robert Tate, EUA, 2008. 103min. Documentário. 18 anos.
Jornada de preparação do primeiro desfile independente de Jay McCarroll e a venda de suas roupas para as lojas.
Convidada: Balbinette Silveira, professora de produção de moda da Udesc.
 
Dia 19, quinta-feira, às 19h
 
MOSTRA DE CINEMA E MODA
Diana Vreeland - the eye has to travel
De Lisa Immordino Vreeland, EUA, 2011. 86min. Documentário. 12 anos.
Uma viagem pela vida e obra da renomada editora de moda da Harpers Bazaar, Diana Vreeland.
Convidados: Fabiana Ludwig dos Santos, professora de produção de moda e Monique Vandresen, professora de comunicação de moda, da Udesc.


LANÇAMENTO
Caixa de histórias, vários autores
Coletânea de seis histórias escritas por crianças e jovens que frequentam o Núcleo de Assistência Social no Morro da Caixa. O livro é fruto de um projeto da Fundação Fucas para incentivar a leitura e a escrita, despertando nos jovens o gosto pelo universo literário. A partir da história de vida de cada um,  surgiram seis contos que misturam realismo fantástico, mistério, suspense e humor e são acompanhados de fotografias feitas pelos próprios autores. A publicação é patrocinada pela FCBadesc.
 
Dia 20, sexta-feira, às 19h
 
MOSTRA DE CINEMA E MODA
Fashion in film
Produção de Gregg Backer, Maggie Clough, Alexander Emerson, Evan Kanew, EUA, 2008. 56min. Documentário. Livre.
Das modelos em Paris às estrelas de Hollywood, o filme explora as conexões entre moda e cinema.
Convidados: Adriana Martinez, professora de desenho e figurinos e José Alfredo Beirão, professor de criação e figurinos, da Udesc.


EDITAL
Estão abertas as inscrições para edital de exposições 2014
Estão abertas as inscrições para o Edital de Exposições do Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Até 27 de janeiro de 2014, artistas e curadores poderão enviar seus projetos pelos correios ou entregar diretamente na Fundação Cultural Badesc, de segunda a sexta, das 12h às 19h. O folder impresso com o regulamento do concurso pode ser retirado na Fundação e a versão on line está disponível em www.fundacaoculturalbadesc.com. Nesta edição foi ampliado o número de selecionados de quatro para sete, com a criação da modalidade curador. Serão contemplados seis projetos de artistas com prêmio total de R$ 7,2 mil e um para o projeto de curador no valor de R$ 2,4 mil.

Reveillon Privilège

Reveillon Privilège

Data: 31 de Dezembro, Sexta.Horário:  A partir das 22h.Local: Clube de Engenharia (ao lado do Pier 21).

Atrações Palco Principal:
- RANGEL CASTRO (Sertanejo)
- BANDA BALALAICA (Forró Universitário)
- GRUPO DI PROPOSITO (Samba e Pagode)
- THIAGO HAPPINNES (All Stile)

Atrações Tenda Eletrônica: - LUCIO BALLA (House)
- CARREY (House)
- THAYS BASTOS (House)
- WELLINGTON CASTRO (House)

Classificação: 18 anos.
Para preços de ingressos, pontos de venda e outras informações - Acesse Aqui!

Homofobia e violência doméstica são o tema de “Ananias”


Centro de Cultura de Porto Seguro - Feliz Cultura!


Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

Oficina de Teatro - Inscrições abertas!

Centro Cultural Ensaio: Oficina de Teatro - Inscrições abertas!

Invista em cultura! Aplique seu Imposto de Renda devido no Midrash.

 
Maiores Informações no site:

Música autoral ganha novo fôlego em Poços

Em um New York Pub repaginado, Noite Fora do Eixo chega a sua 41ª edição.
 
Em uma realização do Coletivo Corrente Cultural, na noite da próxima quinta-feira (19), acontece a 41ª Noite Fora do Eixo (NFdE), última edição do evento em 2013. Dessa vez, o público amante do música autoral terá como novidade o “novo” New York Pub (NYP), já que a casa acaba de passar por uma reforma, que além de dobrar sua capacidade, ficou surpreendentemente mais bonita e aconchegante do que já era. Sorte dos artistas que farão a estréia dessa NFdE repaginada.
Uma das atrações que subirão no palco nessa quinta é o duo Muñoz, de Uberlândia, formado pelos irmãos Mauro (guitarra/vocal) e Samuel Fontoura (bateria), que acaba de lançar seu primeiro EP, auto-intitulado, e vem conquistando um notável espaço no cenário independente mineiro. São 6 faixas - uma releitura de "Inside Looking Out" (The Animals) e cinco autorais, fortemente influenciadas pelo blues rock 60`s, passeando pelo stoner rock e com pitadas ácidas de psicodelia.
A outra atração que subirá no novo palco do NYP é genuinamente poços-caldense: o Movimento THC (Toda Humanidade Consciente), que nasceu em 2010 através de sete amigos e uma só ideologia. A diversificação de estilos torna o som da banda diferenciado e único, sempre tendo como principal caminho o reggae. O Movimento THC tenta atingir todos os públicos de todas as idades com ideais de liberdade de expressão e mensagens positivas, sobre a vida, sobre as dificuldades, sobre a diversidade da cultura brasileira.
Além das atrações musicais, a 41º NFdE terá o #VaraldaArte, com as fotos do artista Balila Anunciação, a discotecagem toda singular de Letc Lamana e a tradicional Banquinha FdE.
 
Novo NYP
O proprietário do NYP, Rafael Takassi, destaca que a reforma veio para melhorar a experiência do público em todos os sentidos. “Dobrou a capacidade de público, além da estrutura de som e da casa que melhoraram e agora comportam shows de médio porte, o que favorece a cultura e ainda abre espaços para outras apresentações como peças de teatro, musicais, apresentações de Conservatório e até projetos sociais”, explica Rafael, que destaca o impacto da NFdE como formadora de público para a música autoral.
“A Noite FdE não prejudicou em nada no funcionamento da casa, pelo contrário, só agregou valor ao seu conceito. O público vê a casa com outros olhos quando vê que há uma noite no mês dedicada à música autoral”, salienta Rafael, que completa. “Eram datas do mês que não tinham tanto movimento (de público), que passaram a ter justamente por esse evento do Corrente Cultural. Acho muito importante a abertura de espaço para a música autoral em diferentes estilos, porque fortalece a cultura regional”, finaliza o proprietário do NYP.
O gestor de comunicação do Coletivo Corrente Cultural, Renan Moreira, conta como funciona a parceria entre New York Pub, Corrente Cultural e bandas. “Ter o New York Pub disposto para realização desse evento, desde 2010, foi imprescindível. A parceria entre a casa e a Noite FdE é baseada em permutas, arranjos não-monetários onde é garantido equipamentos de som e luz muito bons, sinal de internet para cobertura, segurança, infraestrutura de banheiros e bar, ao passo que o Corrente oferece uma divulgação em redes sociais, com fotos, vídeos e textos, uma seleta programação de bandas independentes, e ainda profissionais de produção e comunicação. Para o artista então, esses benefícios são maximizados, pois ele é contemplado por todos esses itens, da parte da casa e da parte do Corrente, além de uma ajuda de custo. Esse é um resumo, bem superficial, de como a produção cultural pode ser compreendida nesse novo ambiente colaborativo e economicamente criativo”, esclarece Renan.
 
#SHOWS
- Muñoz [Uberlândia.MG]
- Movimento THC

#VARALDAARTE
Balila Anunciação [fotos]

#DISCOTECAGEM
Letc Lamana [playlist de música brasileira]
Além da #BanquinhaFdE com artigos como CDs, DVDs e camisetas de bandas independentes.
A Noite FdE Poços de Caldas começa a partir das 21h, e os 80 primeiros a chegarem pagam o preço promocional de entrada - só R$12,00.