Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 29 de abril de 2014

Conflito de Gerações { Ensaio }

Alvontê no Bar do Alemão

Alavontê – Bar do Alemão
Data: 1 de maio, Quinta.Horário: A partir das 17h.Local: Bar do Alemão - Setor Hoteleiro Turístico Norte
Trecho 01, Polo 3, lote 9 – Projeto Orla

Atrações:
- Alavontê

Classificação
: Não informado.
Para preços de ingressos e outras informações - Acesse Aqui!

2° Jaipur Art Festival na Índia

Palestra: As Cores da Índia

Artistas catarinenses relatam a experiência no 2° Jaipur Art Festival na Índia

 Wencesslauw e Binhotti representaram o Brasil no evento

 Os artistas plásticos Wencesslauw e Walmir Binhotti farão um relato da experiência que vivenciaram no 2° Jaipur Art Festival, nesta quarta-feira, 30/04, às 20 horas, na Casa da Cultura Dide Brandão de Itajaí. Os catarinenses foram os únicos brasileiros, entre 225 artistas plásticos de 25 países, no Festival realizado no final de março, na Índia.  A Entrada é Franca.
O Festival, que aconteceu no Hotel Diggi Palace, em Jaipur, capital e maior cidade do estado do Rajastão, tem como proposta a interação entre os artistas estrangeiros e indianos. Além dos estrangeiros, aristas plásticos de 22 estados da Índia participaram do evento.
Cada artista recebeu duas telas e tinta acrílica e teve três dias para executar em loco, nos jardins e demais áreas comuns do hotel, os seus trabalhos. Ao término, foi montada uma Exposição com as obras produzidas no período.
Wencesslauw e Walmir Binhotti foram convidados pela artista e Secretária de Arte e Cultura do Governo do Rajastão, Kiran Soni Gupta, curadora do evento. Os artistas receberam apoio da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí, através do Edital de Intercâmbio Cultural, para participar do Evento. A atividade desta quarta-feira é uma contrapartida social pelo incentivo recebido.
Wencesslauw, que trabalha com motivos marinhos, buscou inspiração em conchas para criar suas telas. “Fiz o fundo com base na técnica indiana da estamparia, e em primeiro plano destaquei o lado interno da concha, numa alusão a busca interior, a meditação, muito presentes na Índia”.
O artista relata que não só o Festival mas toda a viagem foi muito sensorial. “Fui buscar experiência, fazer um intercâmbio cultural. Voltei muito revigorado com tudo que vi. Ter a oportunidade de ver artistas de todo o mundo, produzirem seus trabalhos, utilizando várias técnicas de pintura e materiais, de aquarela à fuligem de farol queimado, expande o teu conhecimento e visão de mundo. Para além do Jaipur Art Festival, a riqueza das manifestações culturais na Índia, a alegria, a música, as cores, o valor e o reconhecimento dado a Arte, é muito expressivo. No aeroporto, no mercado, nos mais diversos lugares existe uma escultura, um quadro, um elemento ou expressão artística”, descreve Wencesslauw.
Walmir Binhotti participou das duas edições do Jaipur Art Festival. “Fui convidado pela Kiran já na primeira edição e este ano indiquei o Wencesslauw. Interagir com artistas de vários continentes, acompanhar o desenvolvimento das obras da sua concepção até a última etapa, é uma oportunidade ímpar”, destaca.
O Jaipur Art Festival 2014 também contou com Concurso de Fotografia, Seminários e Palestras de Arte, e 30 demonstrações ao vivo de arte em Miniatura, Phad, Caligrafia, Mandana, Fresco, Cerâmica Azul, Técnica de Lavagem, Pintura Mithila, Tie & Dye, Batik, Carvão Vegetal, Pintura de Vidro, Esmalte Arte, Escultura de Areia, Crochê, Kantha, Patta Chitra, Embutimento de Bronze e Fabricação de Joias.
Além dos brasileiros, o 2° Jaipur Art Festival reuniu artistas da França, Alemanha, Áustria, Inglaterra, Holanda, Rússia, Chile, Canadá, Estados Unidos, Irã, Japão, Malásia, Tailândia, Indonésia, Sri Lanka, Bangladesh, entre outros países. Emanuel Nunes, artista plástico português, radicado em Balneário Camboriú, também participou.
Wencesslauw - João Wenceslau Ricardo Neto - nasceu em 1957 na cidade de Itajaí/SC. Artista Plástico e Artista Gráfico, participou de mais de 50 Exposições Coletivas e também mais de 10 Exposições Individuais. Em Salões, obteve cinco premiações, além de Convite Especial, Destaque e Menção Honrosa em outros eventos. Seus trabalhos já ultrapassaram fronteiras para a Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Mercosul, Portugal, Itália e Índia.
Walmir Binhotti – nasceu em Florianópolis/SC, em 1970. Aos 13 anos de idade já desenhava profissionalmente figuras e letras. Autodidata, seu talento foi se desenvolvendo, levando-o às artes sacras. Suas obras podem ser encontradas em várias igrejas do Paraná e Santa Catarina. Paralelamente às artes sacras, Binhotti desenvolve estilo próprio no surrealismo. Participou de exposições coletivas na Itália, Áustria, Portugal, Espanha e Índia, além de ter feito várias individuais no Brasil.

Links:

Wencesslauw

Walmir Binhotti

Kiran Soni Gupta

2° Jaipur Art Festival

Cine Degustação com o Chef André Leite - O Erótico na Gastronomia no Midrash Centro Cultural


Video Release - Insular - Novo CD de Humberto Gessinger

Juçara Marçal, Yaniel Matos e Alaíde Costa na Casa de Francisca


9 Benefícios da Banana

A banana é um alimento prático, saudável e altamente nutritivo. Muitos atletas costumam consumir essa fruta antes, durante e depois dos treinos. Mas, os benefícios à saúde não se restringem a quem pratica uma atividade física. Veja abaixo uma lista com dez benefícios da banana:

1. Sistema nervoso
Por ser rica em vitaminas do complexo B - são quatro presentes na banana: B1, B2, B6 e B12 – essa fruta auxilia diretamente o sistema nervoso.

2. Anemia
A banana contém muito ferro, que estimula a produção de hemoglobina. Portanto, incluir o seu consumo na dieta é uma forma eficiente de ajudar a combater a anemia.

3. Recuperação muscular
A banana sempre foi famosa por ajudar a evitar as câimbras. Isso acontece porque esta fruta contém magnésio, que ajuda a relaxar os músculos, a transportar energia e também auxilia a síntese de proteínas.

4. Melhora no humor
Outro componente da banana é o Trypotophan, um aminoácido precursor da serotonina. Ele está diretamente relacionado aos processos bioquímicos de humor e sono. Assim, ela ajuda a combater problemas emocionais e também reduzir o estresse.

5. Ajuda a emagrecer
Além de ser rica em fibras, que regulam o fluxo intestinal. A banana também proporciona a sensação de saciedade. Portanto, ela é ideal para ser consumida entre as refeições. Um alimento nutritivo e bom baixo teor calórico.

6. Disposição física e mental
A banana possui três tipos de açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose, isso faz com que os estoques de energia do corpo sejam regulados. Dessa forma, o cansaço físico e mental é reduzido.

7. Combate ao fumo
Quem deseja parar de fumar pode ter a banana como um importante aliado. As vitaminas presentes em sua composição, o potássio e o magnésio, ajudam o corpo a recuperar e suprir a falta da nicotina no organismo.

8. Controle da pressão arterial
O potássio ajuda a reduzir naturalmente a quantidade de sódio no corpo. Por conta disso, a banana pode ajudar a combater a pressão alta e também o risco de derrames e enfartos.

9. Acabar com a ressaca
Por atuar diretamente no sistema digestivo, a banana acalma o estômago. Quando misturada a outros alimentos, como o mel e o leite, o efeito de alívio no dia após a bebedeira pode ser ainda mais eficiente. A dica é fazer uma vitamina de banana e mel, ao invés de apelar para os remédios.

Redação CicloVivo
Fonte:
http://ciclovivo.com.br/noticia/9-beneficios-da-banana
 

Cerrado Festival - Criolo em Brasília

Cerrado Festival - Criolo em Brasília

Data: 2 de Maio, Sexta.Horário:  A partir das 22h.Local:  Minas Tenis Clube - Brasília

Atrações:
Criolo
Groundation
Israel Vibration

Classificação
: 16 anos.
Para preços de ingressos e outras informações - Acesse Aqui!

In Edit Brasil 2014

Lançamento Sambabook com Zeca Pagodinho, quarta 30.04 - Fundição Progresso


Exposição nova no Xisto: Bordar os Sonhos

Bordar os Sonhos é um projeto de bordado contemporâneo que desde julho de 2013 acontece no bairro de Sussuarana em Salvador. Inicialmente financiado pelo Calendário das Artes, essa iniciativa reúne 20 mulheres que se encontram para compartilhar histórias e criar imagens de suas memórias, de seus cotidianos e, principalmente, de seus sonhos. Essas imagens são construídas pela técnica do bordado livre.
Ainda em novembro de 2013, o grupo cria a campanha "SONHE", que consistiu na venda de pequenos bordados com renda revestida para o financiamento da publicação de um pequeno livro/catálogo sobre o projeto, suas participantes e seus bordados.
Hoje, com o livro/catálogo pronto, a exposição que contará com os bordados originais construídos com muita dedicação e expectativa ao longo desse tempo.
O projeto idealizado pela arte-educadora e ilustradora Flávia Bomfim, sonha em seguir com passos próprios, para tanto, iniciam a caminhada com a campanha "Borde também a sua ideia", que consiste em reproduzir, com a técnica do bordado livre, imagens ou palavras solicitadas por encomenda.
O livro/catálogo, publicado em parceria com a editora Movimento Contínuo será vendido na ocasião da abertura da exposição ou através no e-mail: movicontinuo@gmail.com.
O que: Abertura da exposição e Lançamento do livro " Bordar os Sonhos"
Abertura: 29 de abril as 18hs
Local: Espaço Xisto, Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris
Período da exposição: 29 de abril à 22 de maio
Valor do livro: R$ 20,00