Caminhando na Estrada Cultural

quinta-feira, 1 de maio de 2014

República do Rock com Gustavo Telles + Garçonetes Dançantes‏

Primeira edição do ano do República do Rock terá Gustavo Telles & Os Escolhidos e também a banda Garçonetes Dançantes.
 
Atrações: Gustavo Telles & Os Escolhidos e Garçonetes Dançantes
Data: 6 de maio (terça-feira)
Horário: 19h30min
Local: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575, fone 51 3289-8093)
Ingresso: um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, pode ser feita a partir das 18h30min

As bandas Gustavo Telles & Os Escolhidos e Garçonetes Dançantes farão os espetáculos da primeira edição do projeto República do Rock em 2014. Criada em 2008, a série de shows terá edições mensais até novembro, apresentando bandas consagradas no cenário do rock independente, e também novos artistas.

A noite começa com o Garçonetes Dançantes, formado na sugestiva data de 11/11/2011, em Canoas. O trio de Koringa (guitarra), Cirion (teclado) e Wagner (bateria) investe na energia e na esquisitice sonora, influenciados por bandas de todas as décadas do rock. Uma amostra do som surpreendente da trupe é o single mais recente, Velocidade Burlesca, inspirado na comédia S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço (1987).

Depois, o palco será de Gustavo Telles & Os Escolhidos, grupo liderado pelo instrumentista e compositor Gustavo “Prego” Telles, um dos fundadores da extinta Pata de Elefante. A banda mostra o repertório do disco Eu Perdi o Medo de Errar (2013), segundo álbum da carreira solo de Gustavo - o primeiro é Do Seu Amor, Primeiro é Você Quem Precisa (2011). Na sonoridade de canções como O Tempo Não Vai nos Afastar e a faixa-título, rock, folk, blues e música brasileira são alguns dos ingredientes.

O projeto República do Rock é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
 
Informações no site:

Duo Nuna canta música folclórica na CAL

9 de Maio
22h00
Casa da América Latina
Entrada livre
A Casa da América Latina recebe no dia dia 9 de Maio, às 22h00, o duo Nuna, num concerto de raiz folclórica, com música de várias regiões da Argentina. A entrada é gratuita, sujeita à lotação de sala, e as portas da CAL abrirão às 21h30.
O duo Nuna, formado por Mayra Benitez (voz, quena, sikus e charango) e Román Lacrouts (voz, guitarra e charango), apresentará pela primeira vez em Lisboa obras de autores reconhecidos e composições próprias. O repertório inclui, entre outras, música crioula, andina e tango.
Mayra Benitez é uma cantora argentina que se especializou em instrumentos de vento da região andina. Hoje trabalha como artista freelancer. Graduou-se em Ensino de Música na Academia de Música Pedro Esnaola (Conservatório), em Buenos Aires, onde lecciona o nível inicial de Estudos de Música. Mayra possui ainda uma formação de três anos em tango e folclore na Academia de Música Manuel de Falla.
Román Lacrouts é professor universitário, especializado em guitarra, e graduado em tango e folclore pela Academia de Música Manuel de Falla, fundada e dirigida por Juan Falú. Junto com Mario Corredera, participou em vários festivais pela província de Buenos Aires e em palcos como o do Congresso Nacional. Foi membro da banda “Huellas – Música de los Andes” (2007-2009), com quem gravou e editou o álbum “El círculo” e esteve presente em inúmeros palcos, entre eles The Morón Theatre, Galpón de la Estación, Bares Notables e Radio Nacional.
Morada:
Casa da América Latina Avenida 24 de Julho, 118-B, 1200-871 Lisboa

Tempo Rei - Gilberto Gil, Maria Gadu e Ana Carolina

Feriado é no Lapa 40 Graus!


Domingo tem show da Joinville Jazz Big Band na Sociedade de Cultura Alemã

Concerto será às 10h30mim e a entrada é franca

 A Joinville Jazz Big Band faz neste domingo (04/05) o último show de contrapartida do projeto aprovado pelo Simdec.  A apresentação será às 10h30mim, nos Domingos Musicais da Sociedade de Cultura Alemã de Joinville, que integra a programação dos Concertos Matinais da Fundação Cultural. No repertório “Samba Novo, Trilhos Urbanos, Galo de Ouro, Sambaião, Débora, Naima e Lazy Day”. A Entrada é Franca.
Primeira Big Band Jazzística do município de Joinville, a Joinville Jazz Big Band, surgiu em setembro de 2011 e tem em sua formação 17 instrumentistas, divididos em quatro naipes (saxofones, trombones, trompetes e seção rítmica) e é liderada pelo músico saxofonista, Gledison Zabote.
Com o incentivo da Prefeitura Municipal de Joinville por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC / Fundação Cultural de Joinville, foi dado impulso ao trabalho de formação continuada da Joinville Jazz Big Band. Os músicos participaram de ensaios por naipes e ensaios gerais semanais, durante um ano, e de uma Oficina de Prática de Big Band, com o Professor Dr. Rafael dos Santos (Unicamp). Como contrapartida social, foram realizadas sete apresentações  gratuitas, uma a mais do que a prevista no projeto.
“Sem o incentivo da Fundação Cultural e Prefeitura de Joinville nós não teríamos conseguido reunir tantos músicos e desenvolver um trabalho tão produtivo quanto o que fizemos no último ano. Com as contribuições dos músicos e arranjadores Rafael dos Santos, Sérgio Gomes e Marcos Archetti, montamos um repertório bem eclético que vai de standards de jazz a vários ritmos latinos e brasileiros. O comprometimento do grupo e a excepcional receptividade do público, que lotou todas as apresentações, mostram a importância de darmos continuidade a este projeto”, defende Zabote.
Para que os trabalhos não sejam interrompidos, o Grupo está em busca de patrocínio para o seu projeto aprovado na Lei Rouanet (Ministério da Cultura). Os incentivadores que apoiarem o projeto poderão ter 100% do valor desembolsado deduzido do Imposto de Renda.
A Joinville Jazz Big Band é formada pelos músicos Gledison Zabote (Bandleader, saxofones e flauta), Cláudio Moraes (coordenador de naipe – saxofones e flauta), Douglas Chiullo da Silva (coordenador de naipe – trompetes), Everton Luis Alves (coordenador de naipe – trombones), Michel Falcão (coordenador de naipe - seção rítmica e contrabaixo), Ernst Werner Klipp (sax alto), Andre Leitzke (sax tenor), Eduardo Santos (sax barítono e clarinete), Eliton Faria (trombone), Jeferson Souza (trombone), Samuel Gessner (trombone), Sidnei Palhano (trompete), Jonatan de Souza Nunes (trompete), Thiago Margarida (trompete), Rafael Vieira (bateria), Fábio Oliveira (piano), e Marco Antonio Gonçalves Junior (guitarra).


Serviço:
Show da Joinville Jazz Big Band
Domingo – 04/05 - Às 10h30mim
Sociedade Cultural Alemã de Joinville (SCAJ)
Rua XV de Novembro, 1.000 – Joinville - SC
Entrada Franca

Links no YouTube:

Facebook:

Glaucia Nasser no Almanaque Café dia 7 de Maio


Um Olhar em Construção - Nova exposição no Museu Paranaense


II SEMINÁRIO INFÂNCIA CRIANÇA INDÍGENA

Antropologia da Criança: II SEMINÁRIO INFÂNCIA CRIANÇA INDÍGENA: II SEMINÁRIO INFÂNCIA CRIANÇA INDÍGENA 18-22 de agosto de 2014. Link: http://infanciaindigena.wordpress.com O II Seminário ...

Cultura e Brincadeira no museu dos Brinquedos

Teatro, evento na rua e lançamento de CD, na programação do Museu dos Brinquedos, em maio
                 
O mês de maio será recheado de atrações no Museu dos Brinquedos, que preparou uma programação para adultos e crianças, com apresentações teatrais e musicais, festa na rua, oficinas e muitas brincadeiras.

Uma das atrações é a “Máquina de História”. Trata-se de um pequeno palco posicionado sobre uma mesa: de um lado o manipulador de objetos, de outro, o espectador.  Enquanto uma pessoa manuseia as peças a partir de instruções escutadas pelo fone, a outra assiste a estas ações escutando, também por um fone, uma história narrada.  O resultado é uma divertida animação de objetos que surpreende e encanta o espectador.  A “Máquina de História” estará à disposição dos visitantes do Museu de 1 a 3 de maio, de 14 às 16horas.

01/05 - Espetáculo Entre Lobos e Pássaros e Máquina de Histórias, com Aldeia Teatro de Bonecos
Duas Contadoras e Cantadeiras de Histórias viajam pelo mundo e recolhem contos e encantos que encontram em seus caminhos. Em suas bagagens, cestas, malas e trouxas, revelam suas riquezas: lendas africanas que falam de sonhos, histórias de poetas brasileiros que cantam liberdade, contos do leste europeu que tecem sóis, desafios e poesia.
​​

02/05- Espetáculo Chapeuzinho Vermelho e Máquina de Histórias, com Aldeia Teatro de Bonecos.
Com bonecos, trecos e objetos, o espetáculo leva aos pequeninos a história de Ana Maria, uma menina muito esperta, que brinca de ser Chapeuzinho Vermelho.   Em seu caminho surgem divertidos personagens: uma vaca faladeira chamada Frô, um vento-véu chamado Arlindo e uma minhoca preguiçosa...  Todos moram em malas, roupas e dentro da nossa imaginação!

03/05 - Espetáculo Bonecas e Máquina de Histórias, com Aldeia Teatro de Bonecos.
“Bonecas” é um espetáculo leve e descontraído. Com humor e poesia, bonecos e objetos ganham vida e contam suas histórias: Papelina é uma bem humorada bonequinha feita de jornal; Sherazade é a charmosa bailarina de dança do ventre que brinca com véus e encanta o público em seu batuque; Zezé é brasileira, mulher do povo, que samba e canta de modo irreverente, enquanto lava roupa na beira do rio, e finalmente, A inusitada Conchita, uma melodramática cantora cubana. Bonecos confeccionados em diferentes materiais, mãos que viram personagens e tecem histórias sem palavras. Utilizando apenas a música, “Bonecas” convida o espectador a viajar por diferentes culturas e a se deliciar com o mágico mundo dos bonecos.

10/05 – “Se esta rua fosse minha..”
No dia 10 de maio (sábado), o quarteirão fechado da Rua Cláudio Manoel (entre os números 460 a 518, a rua Professor Moraes e avenida Getúlio Vargas, no bairro Funcionários), será palco de um evento gratuito para crianças e adultos. Trata-se do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”. Na programação, que acontece de 10 às 13 horas, haverá várias atividades simultâneas que englobam intervenções culturais, oficinas, brincadeiras, espaço para leitura e muito mais. Os brinquedos do acervo do Museu estarão à disposição do público que também poderá se divertir com diversas recreações da infância como  empurra pneu, perna-de-lata, perna-de-pau, corrida-de-Saco, Morto Vivo, Cantigas de roda etc.

17/05 - Espetáculo Moto Expresso- Teatro lambe-lambe, com Grupo Caixa 4
O circo é o lugar das coisas surpreendentes, o grupo Caixa 4 preparou uma caixinha de surpresa. Apresenta um mini espetáculo de bonecos dentro de um baú de moto: a Bailarina na corda-bamba que encontra seu caminho nas asas da borboleta; o Leão Sem Dentes e seu Domador: Tarzuk, o homem mais forte do mundo; e como todo circo que se preze, o Palhaço.  Um número de atrações humoradas, patéticas e poéticas!

24/05 - Lançamento do CD “Para dar Flor”, com Fernanda Sander (Grupo Éramos três)
Fernanda Sander e Amauri Leal lançam o CD “Para dar flor”, voltado às crianças. No repertório canções que levam poesia, música e conhecimento em resposta a diversas curiosidades da criança pequena. Por meio de um diálogo próximo e afetuoso, todos poderão passear pelo universo infantil para descobrir mais sobre si mesmos, o mundo, os planetas e até  sobre o misterioso buraco negro! Fernanda Sander tem licenciatura, bacharelado e mestrado em Letras pela UFMG. Além disso, é educadora e vocalista do Éramos Três, vencedor do prêmio de melhor álbum de música infantil 2011, no 24° Prêmio da Música Brasileira.

31/05 - Histórias de Guimarães Rosa, com Grupo Circo Miudinho
Uma passeada pelo Mutum cheio de Pingos de Ouro, Miguilins e todos os Ditos do Sertão. O Circo Miudinho convida Virgínia Goulart para narrar estórias de Miguilim e de Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Dois irmãos, conterrâneos do escritor, que têm a tradição de narrar estórias e causos desde criança, apresentam uma dose sertaneja e literária de cor e eteceteras.

Oficinas e exposições
Além dos espetáculos a garotada poderá participar de oficinas de construção de brinquedos, conferir a exposição interativa GambioGame – História e Desafios dos Jogos Eletrônicos, brincar com muitos brinquedos e participar de atividades no pátio. O valor do ingresso  para permanência no museu  é  R$ 10,00 por pessoa. Em junho, o espaço promoverá  uma programação especial para a Copa e Férias.

Serviço: Programação Cultural do Museu dos Brinquedos no mês de maio

Data: 01, 02, 03, 10, 17, 24 e 31/05
Local: Museu dos Brinquedos - Avenida Afonso Pena, 2564 – Funcionários
Horário:  Aberto a partir das 10h. Apresentações entre 16h e 17h
Programação: Além dos espetáculos, os visitantes poderão participar de oficinas, brincadeiras e  conferir as exposições de brinquedos e a do Gambio Game
Entrada: R$ 10,00 para permanência no local
Mais informações: (31) 3261 3992


 
Museu dos Brinquedos
Av. Afonso Pena, 2564 - Funcionários
Belo Horizonte - MG - 30130 - 007
31 - 3261 3992
www.museudosbrinquedos.org.br

Inauguración exposición. El sentido de la creación. Ángel Zárraga - MPBA

Museo Del Palacio de Bellas Artes
Av. Juárez y Eje Central Lázaro Cárdenas, s/n Centro Hist´rico de La Ciudade de Mexico

Cinema e Teatro Mexicanos dialogam com Brasil

Teatro da Universidade de São Paulo - TUSP
Rua Maria Antônia, 294 - Consolação
t. 11 3123-5233

Fernanda Cunha - Matéria no Metrô News


Fundação Badesc abre inscrições para 2ª Entremostras

Estão abertas as inscrições para a 2ª feira de artes Entremostras, aberta às variadas formas de expressão artística, que ocorre em 24 de maio, sábado, das 10 às 16h, na Fundação Cultural Badesc. É um espaço para o artista apresentar sua produção e comercializar suas obras. Para o público, uma oportunidade de conhecer e conversar com os artistas sobre seus processos criativos e também adquirir obras com preço acessível, já que a comercialização será direta, sem comissão. As peças não podem ultrapassar o valor de R$ 1.000,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de maio. Informações completas sobre o regulamento podem ser acessadas no site:

Espaço de Coordenadores - Mística e Espiritualidade