Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Anota na agenda! Dias 21 e 22 de Maio no Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR

Estimadas/os amigas/os
Na semana que agora se inicia, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR (Lisboa, Alcântara) receberá duas actividades imperdíveis, na 4ª e na 5ª feiras, dias 21 e 22 de Maio.


4ª FEIRA, 21 de Maio, 18h30 //
3ª sessão do 5ª ciclo da Universidade Feminista // "A dominação pelo trabalho em espaço privado: diálogo com memórias de vida"
- INÊS BRASÃO: doutorada em sociologia, propõe-se falar "da dominação pelo trabalho em espaço privado: diálogo com memórias de vida"
- MANUEL ABRANTES: está a concluir o doutoramento em sociologia económica e das organizações e articula "trabalho doméstico e feminismo: contributos de uma pesquisa empírica na área de Lisboa".


5ª FEIRA, 22 de Maio, 18h30 //
Exibição do filme "Que bom te ter viva" de Lúcia Murat e Debate // ... Para não esquecer a luta das mulheres contra a ditadura militar no Brasil


No âmbito do 50º aniversário do golpe militar no Brasil de 1964, o Centro de Cultura e Intervenção Feminista  pretende assinalar e reforçar o papel das mulheres brasileiras na luta contra a ditadura militar, exibindo o premiado filme “QUE BOM TE TER VIVA" (1989), de Lúcia Murat, seguindo-se um debate com as ex-resistentes HELIANA BIBAS e SÍLVIA MONTARROYOS.

Esta iniciativa à qual a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta e o Centro de Cultura e Intervenção Feminista CCIF/UMAR se juntam, integra-se na programação «Para não esquecer 1964 e a ditadura militar brasileira», organizada pelo CLEPUL-FLUL e a Casa do Brasil de Lisboa.

ENTRADA LIVRE!


Contamos contigo!

Saudações feministas da UMAR.

Exposición "Nirvana.20 años." // Del 10 de abril al 25 de julio en La Té...

Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos

Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos

Los Martes, Milagro. Primavera 2014. - FERNÁN GÓMEZ CENTRO CULTURAL DE LA VILLA

Los Martes, Milagro. Primavera 2014. - FERNÁN GÓMEZ CENTRO CULTURAL DE LA VILLA

Encontro Concelhio de Folclore - Poceirão - 31 maio de PALMELA - Câmara Municipal

Estudos da Infância - Revista Linhas Críticas

Antropologia da Criança: Estudos da Infância - Revista Linhas Críticas: http://periodicos.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/925/showToc v. 20, n. 41 (2014) Estudos da Infância Sumário ...

Andrei Furlan "Dia de Casa"

Andrei Furlan - Lançamento do CD Dia de Casa no Almanaque Café


Orquestra e Coro Nova Sifonia no próximo CONCERTO DE DOMINGO


Audiência Pública 22/05: um ano de vigência da Lei dos 60 Dias

Audiência Pública sobre um ano de vigência da Lei dos 60 Dias
22 de maio

No dia 22 de maio de 2014 a Lei dos 60 Dias (Lei 12.732/12) completa um ano desde que entrou em vigor. Esta lei determina que pacientes de câncer devem ter acesso ao tratamento na rede pública de saúde em no máximo 60 dias após o diagnóstico. No entanto, a lei ainda não funciona plenamente no Brasil e muitos pacientes oncológicos ainda estão sem acesso ao atendimento ao qual têm direito.

A Lei dos 60 Dias é uma importante bandeira da Femama, desde o início de sua tramitação. Por isso a instituição estará presente na audiência pública convocada pela Senadora Ana Amélia Lemos, relatora da lei, em seu aniversário de vigência, para debater resultados obtidos neste primeiro ano. Na ocasião, a Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da Femama, apresentará os resultados preliminares de uma pesquisa encomendada pela instituição para investigar junto aos gestores de saúde de todo o Brasil o status atual da implementação da lei.

Audiência Pública Lei dos 60 Dias - Comissão de Assuntos Sociais (CAS)
Data: 22 de maio, quinta-feira
Horário: 10h (sujeito a alteração)
Local: Plenário 9 da Ala Senador Alexandre Costa - Anexo II - Senado Federal - Brasília/DF
Convidados: subprocurador-geral da República Eitel Santiago de Brito Pereira; presidentes da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, Evanius Garcia Wiermann; da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, Maira Caleffi; e do Instituto Oncoguia, Luciana Holtz; representantes do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Saúde.

A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Senado e neste link (disponível apenas na data do evento).
Acompanhe e divulgue a audiência e contribua para que esse direito que já conquistamos mude de fato a vida dos pacientes oncológicos de todo o Brasil.
Equipe Femama