Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

SENSACIONAL - Lo que te pierdes (oficial)

Pré Reveillon Black & White

Pré Reveillon Black & White
Data: 19 de Dezembro, Sexta-Feira.Horário: 22h.Local: Estádio Nacional - Mané Garrincha.

Atrações: 
- Gui Boratto
- Mario Fischetti
- Leandro Lucco
- Diogo Accioly
- Twins
- Gustavo Carvalho

Você conhece as Católicas?

Veja a programação de hoje (8), feriado em Salvador, do Festival A Cena tá Preta

Segunda-feira, 8 de dezembro


19h- Cabaré dos Novos

Cine Vila- exibição dos curtas-metragens:

AcordaLiberdade: narrado pelo ator Jorge Washington, o filme costura as memórias fotográficas e depoimentos de personalidades importantes do bairro da Liberdade como Professora Nilza, Vovô do Ilê Aiyê, Gerônimo, Gilson Nascimento, Dona Ninha, Hélio Brandão, além de outros moradores que são referências na comunidade e revelam fatos históricos da região.

A herança de Nitorê: a produção é resultado da II Oficina de Performance Negra, promovida pelo Bando de Teatro Olodum, e  conta a história de uma jovem e sua relação com o legado candomblé presente na sua tradição familiar. A direção é de Vinicius Carmezim e Taimara Liz. A direção geral é assinada por Maise Xavier.
  
Que cabelo é esse?: a discussão sobre estética e identidade negras é o foco do documentário realizado durante a II Oficina de Performance Negra, promovida pelo Bando de Teatro Olodum. O questionamento sobre o cabelo serve como base para abordagem dos aspectos da identidade negra. A direção é de  Sulivã Bispo. A direção geral é assinada por Maise Xavier.


20h- Palco Principal

Sortilégio II- Mistério negro de Zumbi redivivo: do texto homônimo de Abdias Nascimento, ícone maior do teatro negro brasileiro, está em cartaz com ineditismo e exclusividade nacional nos palcos baianos. Este clássico foi censurado em sua época e, nunca montado até então, traz questões como deslocamentos identitários, integracionismos culturais, imaginários e comportamentos sociais que nos levam a pensar a construção de um corpo brasileiro erguido através das inquietudes de um personagem atormentado pela culpa. 

CEAO - Centro de Estudos Afro-Orientais

Pç. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho - CEP 40025-010. Salvador - Bahia - Brasil
Tel (0xx71) 3322-6742 / Fax (0xx71) 3322-8070 - E-mail: ceao@ufba.br
- Site: www.ceao.ufba.br

Edufba lança Discutindo etnicidades; livro reúne resultados de pesquisas do Pós-Afro


Pró-Música/UFJF lança CD da Orquestra Barroca do Festival

Pró-Música/UFJF lança CD da Orquestra Barroca do Festival
 
O 15º álbum do grupo do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga traz registro inédito no país de sinfonia de Beethoven com instrumentos de época
 
  O Centro Cultural Pró-Música/UFJF lança, neste mês de dezembro, o CD da Orquestra Barroca do 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga realizado em julho, em Juiz de Fora (MG). O 15º álbum do grupo, formado por músicos de várias partes do mundo e dirigido por Luís Otávio Santos, tem como destaque a gravação inédita no país, com instrumentos de época, da Sinfonia n. 1, op 21, em Dó maior, de Beethoven. O CD contempla, ainda, a Sinfonia n. 40 KV 550, em sol menor, de Mozart, obra canônica do repertório clássico, também em registro inédito no país. O acervo nacional tem espaço com a abertura da ópera “Zaíra” (1816), de Bernardo Souza Queiroz, a mais antiga ópera composta no Brasil cuja partitura sobrevive.
  Para o diretor artístico do Festival e regente da Orquestra Barroca, Luis Otávio Santos, o repertório escolhido para este CD representou um desafio para os músicos. “A série de CDs da Orquestra Barroca é marcada pelas gravações inéditas no Brasil, de grandes obras do repertório europeu e colonial brasileiro, todas executadas com instrumentos de época. Assim foi com a obra de Bach, Mozart, Rameau, Haydn. Pe. José Mauricio e Emerico Lobo de Mesquita. A novidade deste ano é a inclusão da obra de Beethoven nesta discografia, pois é a primeira vez que uma de suas célebres sinfonias foi executada no Brasil com instrumentos de época.”
A Orquestra
  Com a mais longa discografia do gênero no país, tanto pelo número de CDs gravados quanto pela continuidade ao longo de anos ininterruptos, a Orquestra Barroca é resultado das principais metas do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: o estudo, a realização e a divulgação da música antiga, interpretada segundo critérios técnicos e estilísticos de sua época. Além disso, os músicos da Orquestra buscam inovar a música do passado, aumentando o interesse e confirmando sua imortalidade através dos tempos. Com CDs gravados e um DVD, com obras de J.SBach, G.F.Handel, G.P.Telemann, J. M. Leclair, A. Vivaldi, J.Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes, W.A. Mozart, Pe Jose Mauricio Nunes Garcia e J. Haydn, entre outros, e elogios da crítica especializada, a Orquestra Barroca do Festival é a única formação do gênero no país e já alcançou reputação internacional pelo sólido trabalho continuado e o alto nível artístico de suas realizações. Em 2006, a Orquestra recebeu o prêmio "Disco de Ouro" concedido pela revista "Diapason" pela gravação do CD com obras de J. F. Rebel, J. S Bach e Lobo de Mesquita.
O regente
  Luís Otávio Santos atua com as mais conceituadas formações de música barroca no panorama mundial. Em 2007, o violinista, que é diretor artístico do Festival e diretor para assuntos internacionais do Pró-Música/UFJF, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, distinção concedida aos que mais se destacam na divulgação da cultura brasileira. No Brasil, além das atividades ligadas ao Centro Cultural Pró-Música/UFJF, fundou e coordena o Núcleo de Música Antiga do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim-ULM em São Paulo, onde também é professor de violino barroco.
O Festival
  O Centro Cultural Pró-Música/UFJF realizou, entre os dias 14 e 27 de julho, o 25º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O evento, que acontece em Juiz de Fora (MG), oferece cursos de instrumentos antigos e modernos e concertos gratuitos com grupos e músicos de referência no Brasil e no exterior. Os cerca de 700 inscritos frequentaram cursos, como os de traverso, violino, violoncelo e cravo, além de oficinas de prática de orquestra brasileira histórica e transcrição e edição de documentos antigos. Entre as opções também estão as oficinas para crianças, como a de prática de orquestras. A formação de professores tem espaço com o curso de didática da musicalização.
O lançamento do CD será no dia 11 de dezembro, às 20h, na Capela da Santa Casa de Misericórdia, com concerto da Orquestra de Câmara Pró-Música/UFJF, sob regência de Ângela Pinto Coelho. A entrada é franca.
  O CD do 25º Festival foi realizado pela UFJF, na administração do Magnífico Reitor Professor Dr. Henrique Duque de Miranda Chaves Filho e concluído na administração do Magnífico Reitor Júlio Chebli e Vice-Reitor Marcos Feres, através da Pró-Reitora de Cultura/Fadepe e Centro Cultural Pró-Música. A edição deste ano contou com patrocínios de Petrobras, UFJF, Cemig e Prefeitura de Juiz de Fora. Apoiam o projeto Funalfa, Secretaria Municipal de Educação, Tribuna de Minas, TV Integração, Rumos Empresa Júnior de Turismo e Quilombo Comunicação, além de leis de incentivo estadual e federal.

Acompanhe o Festival e todas as atividades do Pró-Música no Twitter – @promusicajf
 
Prêmios do Festival

- Tombado como patrimônio imaterial pela Prefeitura de Juiz de Fora (2009)
- Troféu Guarany do 9º Prêmio Carlos Gomes concedido por Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e Alice Carta Produções (2004)
- Ordem do Mérito Cultural, insígnia concedida pela Casa Civil da Presidência da República/Ministério da Cultura (2002)
- Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade na categoria preservação de bens móveis e imóveis pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura (2000)
- Evento do calendário oficial de Juiz de Fora - Prefeitura de Juiz de Fora (1997)
 
  Assessoria Pró-Música (32) 3216-4787
Lilian Pace (32) 9112-5581
Fabiola Costa (32) 9982-2422

III Feira de Cerâmica Contemporânea de Curitiba

Maiores informações no site:

Benjamim Taubkin - Palestra sobre Gestão Cultural