Caminhando na Estrada Cultural

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Autorretrato: Sérgio Adriano H apresenta A Dúvida da Verdade na Fundação Cultural Badesc

Informações:

Semana que vem no Museu de Arte do Rio - MAR

Informações:

Taïs Deganelli no Almanaque Café

Informações:

Agenda semanal Fundação Cultural Badesc de 13 a 16 de outubro

EXPOSIÇÕES

ESPAÇO FERNANDO BECK
A Dúvida da Verdade, de Sérgio Adriano H
Abertura em 15 de outubro, quinta-feira, às 19h.
Visitação até 19 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Segundo o curador Franzoi, o projeto consiste em ações realizadas no deserto do Atacama e na cidade de São Paulo, onde o artista insere o próprio corpo nu na paisagem e na arquitetura e se auto fotografa. A escolha do enquadramento, da abertura bem como velocidade do obturador e a posição em que seu corpo se coloca no espaço da sombra, se dão em função da busca da produção de uma Verdade Apresentada: formada por crenças e hábitos, que após confrontada, ilumina o Universo da Dúvida, composto do conhecimento mais a dúvida versus o confronto, o que origina uma verdade. Sérgio é natural de Joinville, formado em Artes Visuais e mestrando em Filosofia.
 
ESPAÇO 2
Caçadores de coletores ou No fine arts
Abertura em 17 de setembro, quinta-feira, às 19h
Visitação até 16 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
Uma singela homenagem aos povos ameríndios pré-históricos, os chamados homens do sambaqui, que ocupavam o território litorâneo em que vivemos. Uma retumbante constatação de que – apesar da tecnologia, dos fast-foods, das bolsas de valores especializadas em sabotar estados nacionais, das impressões fotográficas em papel 100% algodão – continuamos sendo um bando de caçadores, coletores e acumuladores em larga escala. Um convite a artistas que se utilizam com delicadeza do procedimento do estar à espreita e com os olhos bem abertos para o outro e para o ambiente. Com Ana Viegas, Antonio Noronha, Carla Linhares, Charles Steuck, Egidio Rocci, Felipe Vernizzi, Guto Kuerten, Leandro Lopes de Souza, Radji Schucman, Sandra Correia Favero e Sergio Vignes. Curadoria de Fernando Boppré.


CINECLUBE

Dia 13, terça-feira, 19h, Cine Africano
Moi, un noir
de Jean Rouch. França. 1959. 73min. Documentário. Livre. Com Oumarou Ganda, Alassane Maiga e Seydou Guede.
Jovens nigerienses deixam sua terra natal para procurar trabalho na Costa do Marfim. Desenraizados em meio à civilização moderna, acabam chegando a Treichville, bairro operário de Abdijam. O herói, que conta sua própria história, se auto-denomina Edward G. Robinson, em honra ao ator americano.
 
Dia 14, quarta-feira, 19h, ART 7
A carta
(The Letter) de William Wyler. EUA. 1940. 95min. Drama. 14 anos. Com Bette Davis, Herbert Marshall e James Stephenson. Tema: Ícones-Bette Davis, Joan Crawford.
Esposa do administrador de uma plantação mata um homem e declara ter sido em legítima defesa. O caso parece simples, mas uma carta pode mudar o rumo dos acontecimentos.
 
Dia 15, quinta-feira, 19h, ART 7
Estranha Passageira
(Now, Voyager) de Irving Rapper. EUA. 1942. 117min. Drama, romance. Sem classificação. Com Bette Davis, Paul Henreid e Claude Rains. Tema: Ícones-Bette Davis, Joan Crawford.
Mulher tímida e perturbada apaixona-se, durante viagem, por homem com o qual mantém uma relação complicada e plena de encontros e desencontros. Ao voltar para casa, é uma mulher mudada.
 
Dia 16, sexta-feira, 19h, Psicanálise vai ao cinema
O processo do desejo
(La Condanna) de Marco Bellochio. Itália/França/Suíça. 1991. 92min. Drama. Sem classificação. Com Vittorio Mezzogiorno, Claire Nebout e Andrzej Seweryn. Durante uma visita a um museu, Sandra acaba ficando presa, junto a um estranho, Lorenzo e tendo que passar a noite no local. Entre os dois se estabelece um intrincado jogo sexual que dura até o amanhecer.
Convidadas: Jacqueline Virmond Vieira, psicanalista e Maira Marques Gomes, doutoranda em Psicologia.

 
Informações: