Caminhando na Estrada Cultural

terça-feira, 26 de abril de 2016

Turnê de Arnou De Melo terá 8 apresentações na Europa

Arnou De Melo Quarteto apresenta o Concerto Monções em Turnê Europeia
                        
Referência da música instrumental, o catarinense Arnou De Melo, foi uma das atrações da 5ª edição do TJF - Torino Jazz Festival seção Fringe. No Show Monções o público pode conferir o trabalho autoral e instrumental do contrabaixista Arnou De Melo, que será lançado em 2016, além de temas de seu primeiro disco, Fantasia. A Turnê segue até o dia 8 de maio, com sete concertos na Itália e um na Espanha.

Arnou De Melo Quarteto em Turnê Europeia
Com o concerto "Monções", o baixista e compositor Arnou De Melo, juntamente com seu quarteto brasileiro, iniciou uma série de shows em Turim (Itália) e Barcelona (Espanha). A primeira apresentação do Arnou De Melo Quarteto foi uma Workshow na Scuola Popolare di Musica (Torino), no dia 22 de abril. No "Torino Jazz Festival", um dos mais importantes festivais de jazz italiano, a estreia foi no dia 23 de abril, com o Concerto Monções. Ainda no Festival, Arnou e o músico joinvillense Gledison Zabote, apresentaram o show do Duo Soprando Baixo, no dia 24/04, com participação do percussionista Willian Goe; e, com os demais músicos do Quarteto e outros músicos brasileiros, participa da Jam Session do Dia Internacional do Jazz da Unesco – Saudade do Brasil, no dia 30/04.
O Quarteto, formado por Arnou De Melo (contrabaixo acústico e elétrico), Willian Goe (bateria), Edilson Forte - Tatu (piano/teclado), e Gledison Zabote (saxofones), faz mais três apresentações na Itália: dia 27 de abril no Zazy's Gnam (Aosta), dia 5 de maio na Società Canottieri Casale Monferrato (Casale Monferrato); e dia 06 na Capolinea 8 (Torino).  O grupo também se apresenta na Espanha, na Plaça del Celler Cooperatiu de Rubí  (Rubí-Barcelona), no dia 8 de maio.
 Nesta turnê, o Quarteto traz as composições do baixista brasileiro que serão registradas no seu próximo CD, Monções, que será lançado em 2016, e do primeiro trabalho Fantasia. Entre os temas que serão executados estão “Samba Novo”, “Itajaí, Ares e Mares”, “Anjo da Guarda”, “Até Mais, Calica”, “Monções”, “Coração Leve”, “Nas Pegadas da Vida” e “Ondas da Atalaia”.
  A turnê tem o apoio do Ministério da Cultura e do Fundo Nacional da Cultura, através do Edital de Intercâmbio, no qual Arnou De Melo foi o único artista catarinense contemplado.

Torino Jazz Festival
O Torino Jazz Festival é um dos festivais mais importantes da Itália devido à quantidade dos eventos apresentados e a qualidade dos Artistas. Com o tema "O jazz e as outras artes: teatro, dança, artes visuais, cinema, fotografia, literatura”, a 5ª edição do Torino Jazz Festival reunirá de 22 de abril a 1 de maio, mais de 170 eventos e 600 músicos de diversas nacionalidades.
Os concertos e demais atividades artísticas iniciam de manhã e seguem até tarde da noite nas ruas, escolas, galerias, cafés, empórios. O Torino Jazz Festival é realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Turim, e a maioria dos eventos é gratuita.
                       
Arnou De Melo Quarteto
O quarteto nasceu da amizade e afinidade entre seus integrantes que desde 2010 tocam juntos, ainda que em diferentes formações, fato que gerou uma cumplicidade musical que vai além dos aspectos técnicos musicais e traz em si as raízes da música brasileira, bem como as influências do jazz e da música latina. Vivendo e respirando os ares do sul do Brasil o grupo criou uma identidade própria, num estilo totalmente brasileiro, mas que deixa transparecer a linguagem do jazz (resultado do estudo da música americana) e da música latina (resultado da convivência com os países sul-americanos).

Arnou De Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”.
Começou sua carreira profissional aos 17 anos. Participou de grupos de projeção na região sul do Brasil nos anos 80/90. Natural de Itajaí, Arnou De Melo dedica sua vida a produção e difusão da música instrumental.
Já tocou com nomes como Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Victor Alcântara, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima, Alegre Correa, João Donato.
Em 2009 gravou o seu primeiro CD solo "Fantasia" com composições e arranjos próprios. Participou, em 2010, de turnê com Ana Paula da Silva – Quartett, na Áustria. Acompanhou o músico Luiz Meira, em 2011, em apresentações em Buenos Aires, Argentina. Participou em março de 2012 da Turnê Cordas & Cuerdas, Uruguai e Argentina, a convite da Red Cultural Mercosur. Em 2013 apresentou seu trabalho no Programa Talentos, da TV Câmara, Brasília, transmitido por todo o Brasil. Lançou em 2014 o CD “Soprando Baixo”, em duo com saxofonista Gledison Zabote, com o qual já realizou turnês em Santa Catarina e na Argentina.
Em 2015 apresentou o Concerto Monções na Turnê do Circuito Sesc de Música, em 25 cidades do estado de Santa Catarina.

Willian Goe, baterista, é formado em Licenciatura em Música pela Univali e é Bacharel em Bateria pela mesma Universidade. Natural de Itajaí, é professor de música na Associação Proarte, ministrando aulas de Bateria, Percussão, Violão, Rítmica e Prática de Conjunto. Desenvolve também papel de Educador Musical, onde trabalha com Musicalização Infantil. Atua como produtor musical e baterista em shows e gravações com os principais artistas de Santa Catarina. Além de acompanhar Arnou De Melo, é baterista nos grupos Percusax, Armação Instrumental, Onda Jazz e Trio Americanto e das cantoras Bárbara Damásio e Ana Paula da Silva.
Edilson Forte (Tatu), pianista, é natural de Ourinhos, onde estudou no Studium Instituto Musical e Artístico. Formado em MPB/Jazz, pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí/SP, onde posteriormente lecionou. Participou da Cambanda e do Grupo Mente Clara, em São Paulo. É professor de Piano Popular, Harmonia Funcional e Prática de Conjunto no Conservatório Belas Artes de Joinville desde 2009, e Chefe de Naipe de Cordas e Pianista Popular na Orquestra de Joinville.  Além acompanhar os músicos Arnou De Melo, Bárbara Damásio e Cássio Moura, é integrante dos quartetos “Rio Vermelho”, de Florianópolis, e “Enraizados”, de Joinville.
Gledison Zabote, saxofonista, estudou com Cláudio Moraes (SC) e Vitor Alcântara (SP) e é formado em Harmonia e Improvisação pelo Conservatório Belas Artes de Joinville (Prof. Cássio Moura). Tem um intenso trabalho de produção, difusão e educação, contribuindo para a propagação da música brasileira, com a formação de plateia e na formação de novos músicos. Natural de Joinville, idealizou na sua cidade vários projetos musicais, com destaque para a “Joinville Jazz Big Band”, “Impressões Musicais” e “Um Dedo de Prosa Sobre o Jazz”. Acompanha Arnou De Melo, com quem divide também o trabalho do Duo Soprando Baixo, que lançou CD homônimo em 2014. Atualmente aperfeiçoa seus conhecimentos musicais no Conservatório Giuseppe Verdi, em Turim - Itália. 

Links para músicas que estarão no Show Fantasia – Arnou De Melo Quarteto:

Até Mais, Calica (Arnou De Melo) -  https://www.youtube.com/watch?v=jC3ZbskahVw


Links para o Torino Jazz Festival:

Mais Informações:

Nenhum comentário: