Caminhando na Estrada Cultural

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Meu Brasil Brasileiro!!!

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Agência de Notícias Brasil-Árabe

Blog Concursos Literários: Concurso de Monografias sobre o FGTS

Blog Concursos Literários: Concurso de Monografias sobre o FGTS: Até o dia 31 de janeiro estarão abertas as inscrições para o Prêmio FGTS, que tem a finalidade de estimular a pesquisa sobre temas que cont...

Agenda semanal Fundação Cultural Badesc de 04 a 08 de janeiro de 2016

Exposição
Em todos os espaços da casa
IMPOSSIBILIAS: ARQUIVO E MEMÓRIA EM PAULO GAIAD
Visitação até  21 de janeiro de 2016, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Paulo Gaiad (1953, Piracicaba, São Paulo/ vive e trabalha em Florianópolis) é um artista que utiliza diversos materiais e procedimentos, combinando constantemente os registros do visual e do dizível, a partir do lance biográfico. Em seus objetos, desenhos, colagens e pinturas incidem rasuras e avarias, ajustes e camadas, disfarces e revelações. O conjunto de sua obra se caracteriza por um fluxo onde a imagem e a linguagem se rebatem por meio de certas lembranças e apagamentos que acabam por explicitar diferentes gradações de sua subjetividade. Os trabalhos apresentados nesta exposição compreendem diferentes momentos e  vão desde o início da carreira do artista nos anos 80, até trabalhos mais recentes. Não há aqui séries completas, mas casos exemplares, onde é possível observar três temas reincidentes: carne (materialidade corporal), passagem (reflexão plástica sobre espaço, lugares, paisagens, viagens), cifra (pequenos segredos biográficos colhidos de diferentes universos e contingências). Importante destacar que muitas vezes estes temas estão embaralhados, disfarçados ou simplesmente recombinados. O fio que liga todos os blocos, impossibilia, é uma figura de linguagem em que são articuladas duas proposições incompatíveis ou contraditórias, fazendo com que o insuspeito, o improvável e o inesperado se encontrem e produzam uma abertura para infinitas combinações.
 
Edital
Fundação lança edital 2016
Estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 8 projetos para 2016. O regulamento pode ser obtido emwww.fundacaoculturalbadesc.com ou retirado na Casa.
  
 
Mostra John Waters
Em Janeiro, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta três mostras temáticas em sua programação. A Mostra John Waters comemora os 70 anos que o mestre do cinema trash estadunidense completará em 2016. Com filmes das décadas de 70, 80, 90 e 2000, a seleção abrange desde seu cinema marginal até suas realizações em Hollywood. A Mostra Cine Alemão Anos 2000, com diretores já reconhecidos, mas também realizadores iniciantes, traz uma variedade de temas e formatos, evidenciando a pluralidade da produção audiovisual deste país. A Mostra Orson Welles, em parceria com o SESC, apresenta filmes do renomado diretor que, além de inovar a linguagem cinematográfica, contribuiu também para o teatro, rádio e televisão.  Com uma seleção de alguns de seus filmes premiados, as exibições encerram com seu maior clássico, Cidadão Kane. O Cineclube também apresenta o lançamento do DVD GUERRA.DOC, da jornalista Vanessa Pedro. No projeto, entrevistas com correspondentes de guerra suscitam a reflexão sobre a cobertura jornalística de conflitos e a influência da experiência de guerra sobre os jornalistas. Além disso, o Amistoso do ShortCup Film Festival, traz uma prévia do festival internacional de curtas-metragens, no qual o público elege aqueles que mais gostou. A edição de 2016 acontecerá simultaneamente em 5 cidades: Florianópolis, São Paulo, Bogotá, Medelim e Montevidéu.
 
Cineclube
Dia 04, segunda-feira, 19h, Mostra Cine Alemão Anos 2000
Sob você, a cidade
(Unter dir die Stadt) de Christoph Hochhäusler. Alemanha. 2010. 105min. Drama. Sem classificação. Com Nicolette Krebitz, Robert Hunger-Bühler e Mark Waschke.
Um homem e uma mulher cruzam-se numa exposição e sentem uma atração efémera à qual não conseguem resistir. Estes dois desconhecidos, casados, deixam-se levar pela inexplicável fascinação que exercem um sobre o outro.
 
Dia 05, terça-feira, 19h, Mostra John Waters
Cecil Bem Demente
(Cecil B. Demented) de John Waters. EUA. 2000. 87min. Ação, Comédia. 16 anos. Com Melanie Griffith, Stephen Dorff e Alicia Witt.
Cecil B. Demente é o líder de um grupo de cineastas terroristas que tem como meta principal em sua vida se vingar dos estragos provocados pelo cinema comercial de Hollywood. Para isso, decide sequestrar Honey Whitlock, a mais popular estrela do cinema americano.
 
Dia 06, quarta-feira, 19h, ART 7
Os sabores do palácio
(Les saveurs du Palais) de Christian Vincent. França. 2012. 95min. Biografia, Comédia. Sem classificação. Com Catherine Frot, Arthur Dupont e Jean d’Ormesson. Tema: Arte à Mesa.
Hortense Laborie , respeitada chef,  é escolhida para trabalhar no Palácio de Eliseu. Apesar das armadilhas palacianas, seus pratos conquistam o presidente.
 
Dia 07, quinta-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa
A sociologia é um esporte de combate
(La sociologie est un sport de combat) de Pierre Carles. Bélgica. 2001. 146min. Documentário. Livre.
Pierre Carles filma o "pensamento em movimento" de Pierre Bourdieu, mostrando o combate normalmente invisível que leva a sociologia contra a ordem dominante.
 
Dia 08, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CineSESC
A marca da maldade
(Touch of evil) de Orson Welles. EUA. 1958. 95min. Suspense. Sem classificação. Com Charlton Heston, Janet Leigh e Orson Welles.
Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas, um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan, um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

English Poet Grevel Lindop visits New Orleans - April 2009

'Férias no Museu' reúne oficinas e brincadeiras na esplanada da Casa de Portinari

Informações:

Hardwell na Federal Music - Special Summer Edition!

Federal Music Special Summer Edition com Hardwell
Data:  31 de Janeiro, domingo.
Horário: 16h.
Local: 
Orla da Concha Acústica - Setor de Clubes Norte.
Atrações
 – Hardwell
 – Kill the Buzz
 – Marcelo CIC
 – Illusionize
 – Raul Mendes
 – DJ Raff
 – Dead Society
 – Henrik Legan
 – Lizzo
Classificação: 16 anos.