Caminhando na Estrada Cultural

domingo, 7 de agosto de 2016

Exposição "1900 - Evidências Fotográficas do Início do Século - DOC Galeria

Informações:

Agenda semanal FCBadesc de 08 a 15 de agosto de 2016

EXPOSIÇÃO ESPAÇO 2
Linha do Tempo, de Itamara Ribeiro
Visitação até  08 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Itamara Ribeiro expõe desenhos que mesclam o cotidiano feminino, revistas antigas e bordado contemporâneo. A coleção denominada Linha do Tempo foi desenvolvida a partir das memórias afetivas de infância. Guiada por uma inquietação e uma lei interna, ela desobedece às regras impressas em busca da compreensão de um feminino despido de padrões. Itamara Ribeiro é artista visual formada pela UDESC e atualmente pesquisa as dobraduras do desenho através de colagem e bordado.
 
EXPOSIÇÃO ESPAÇO FERNANDO BECK
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA, de Sheila Ortega
Visitação até 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Uma fração do ambiente doméstico é deslocada de sua situação original para adquirir um novo significado: desenvolvimento de um pensamento sustentado no conceito de natureza-morta e estudo de composição na tradição da pintura. Sobressai a ideia de colecionar o que não se coleciona - a memória do acúmulo.  Sheila é graduada em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pelo IA da UNESP. Participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo e outros estados. É docente da FPA e FIG-UNIMESP.

Cinema
Conexão Kiarostami-Cimino
Entre 3 e 31 de agosto, sempre às quartas-feiras, 19h
No mês de julho o cinema perdeu dois de seus mais importantes e talentosos diretores, Michael Cimino e Abbas Kiarostami. Realizada em parceria com o grupo Art 7, a Mostra faz homenagem a eles e propõe uma aproximação entre suas cinematografias.  Mesmo de países e culturas radicalmente diferentes, são muitos os pontos de contato entre a obra dos dois. Destacam-se o interesse por personagens deslocados e errantes em sua relação com a paisagem e o mundo, além da forte empatia dos diretores para com pessoas comuns.

Filmes de Boxe e Filmes de Kung-Fu
Entre 8 de agosto e 1º de setembro, às segundas e quintas-feiras, 19h
Agosto será um mês de pancadaria no cineclube. De um lado, a vitalidade e precisão nas fintas e nos jabs da luta de boxe com a Mostra Vida no Ringue. De outro, a exuberância e virtuosidade dos golpes nos filmes de wuxia com a Mostra O Cinema da Medida.  
 
Lançamento do livro “A ruinologia”, de Raul Antelo
15 de agosto, segunda-feira, às 19h.
Palestra “O que é a arquifilologia?”, com o prof. Raul Antelo, às 16h
A ruinologia é outro nome da arquifilologia. Nesse livro o autor mergulha no vórtice de sua própria trajetória, celebrando a contingência e “o caminho que deliberadamente não quis percorrer de novo” (i.e. o caminho da “formação”). Raul Antelo é professor  e pesquisador e possui relevantes trabalhos em teoria literária.
Antes do lançamento, o professor dará uma aula aberta inaugurando o curso “O que é a arquifilologia?”, do PPGLit da UFSC. A arquifilologia é um pensamento em ação, prática de escritura, entre-lugar de ficção e teoria que aborda o contemporâneo de maneira deliberadamente anacrônica.

CINECLUBE
Dia 08, segunda-feira, 19h, Vida no Ringue
Boxe por Amor
(Battling Butler) de Buster Keaton. EUA. 1926. 77 min. Comédia. Sem classificação. Com  Buster Keaton, Snitz Edwards e Sally O'Neil.
Jovem almofadinha precisa se passar por boxeador de sucesso para ganhar o respeito da mulher que ama.

Dia 09, terça-feira, Cine Africano
Memória Entre Duas Margens
(Mémoire entre deux rives) de Wolimité Sié Palenfo, Frederick Savoye. Burkina Faso, Tunísia. 2002. 90 min. Histórico. 16 anos. Com Jean-Baptiste Da, Sémana Da e Béwanana Kambou.
Seguindo os passos da colonização francesa em Lobi, sudoeste de Burkina Faso, uma família, diante de documentos de arquivos dos administradores e por meio da tradição oral, pode ser rastreada até quase um século de história.

10, quarta-feira, 19h, Art 7
O Último Golpe
(Thunderbolt and Lightfoot) de Michael Cimino. EUA. 1974. 115min. Policial. Sem classificação. Com Clint Eastwood, Jeff Bridges e George Kennedy. Ciclo: Kiarostami & Cimino
Dois assaltantes pé-de-chinelo juntam-se a mais dois trapalhões para roubar um banco.
Comentarista: Mauro Pommer - Jornalista pela PUC-MG, Mestre em Filosofia pela UFMG, Doutor em Cinema pela Universidade de Paris 1 - Sorbonne. Lecionou Jornalismo, depois Cinema na UFSC até 2013.

Dia 11, quinta-feira, 19h, O Cinema da Medida
O Grande Mestre Beberrão
(Da zui xia) de King Hu. Hong Kong. 1966. 91min. Ação. Sem classificação. Com Pei-Pei Cheng, Hua Yueh e Hung Lieh Chen.
Grupo de bandidos sequestra filho do governador, e exige a libertação de seu líder em troca.

Dia 12, sexta-feira, 19h, Sessão Divã
Educação
(An Education) de Lone Scherfig. EUA, Reino Unido. 2009. 95 min. Drama. 14 anos. Com Peter Sarsgaard, Carey Mulligan e Alfred Molina
Garota do subúrbio londrino na década de 60 sofre com o tédio, mas sua vida muda ao conhecer um homem mais velho, charmoso e cosmopolita. Ele a leva a concertos, leilões de arte e festas glamurosas, deixando-a em um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.
Comentaristas: Leomaris W. Aires - licenciada em Língua Francesa e Literaturas (UFSC), mestre e doutoranda em Estudos da Tradução (UFSC). Mª Cecília Fritsche - psicóloga e psicanalista, membro da associação FCL-Fpólis em formação, bacharela em Letras e Literatura Francesa (UFSC).

Dia 15, segunda-feira, 19h, Vida no Ringue
Corpo e Alma
(Body and Soul) de Robert Rossen. EUA. 1947. 104 min. Drama. 12 anos. Com John Garfield, Lilli Palmer e Hazel Brooks.
Conforme sua carreira deslancha, boxeador vê-se cada vez mais envolvido com pessoas e hábitos viciosos, a ponto de perder tudo o que lhe importa.

Informações:

41ª Semana de Portinari de 13 a 22 de agosto 2016

Informações:

Casa do Lago - Eventos de 08 à 12/08

Informações: